Servidores contam com apoio psicológico direcionado em período de pandemia

Desde o início do enfrentamento à Covid-19, psicólogos da Prefeitura mantêm programa de escuta qualificada para atender aos servidores.

O “SOS Emoções Servidor” possui duas frentes de atendimento, uma aberta a todos os servidores e outra específica para os profissionais da Saúde que atuam diretamente no combate ao Covid-19. O programa conta com equipe de psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que realiza sessões a distância, por telefone ou videochamada, dentro das recomendações de distanciamento e isolamento social.

Desde o mês de maio deste ano, cerca de 100 servidores são atendidos mensalmente pelo programa. O contato é feito através do número (22) 98114-6609, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O “SOS Emoções” é um suporte a mais ao servidor público municipal, uma vez que a saúde psicológica também é essencial para a superação da pandemia.
Segundo a psicóloga coordenadora do projeto, Luciane Mina, o trabalho ajuda a revigorar o ânimo de profissionais que sofrem diariamente uma enorme carga emocional, por estarem diretamente envolvidos, por muitos meses, em ações de enfrentamento ao Covid-19.

O trabalho vem dando uma excelente resposta e é procurado, principalmente, pelos profissionais da área da Saúde, da Educação, da Guarda Civil Municipal e outros ligados diretamente aos trabalhos contra o coronavírus. “As sessões acabam refletindo na qualidade do trabalho levado à comunidade”, destaca.
O SOS Emoções também possui uma equipe em plantão no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) em busca de oferecer ferramentas para que os servidores possam se fortalecer para enfrentar a pandemia. Além disso, a equipe apoia familiares de pacientes internados devido a doença.

Os interessados podem fazer contato através do número (22) 98114-6609 e participar de grupos de apoio e de escutas individualizadas. Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social – Para minimizar os impactos de uma possível sobrecarga emocional dos servidores da rede socioassistencial, durante o enfrentamento à Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social também está desenvolvendo o Projeto Cuidado Psicológico aos Servidores em Tempos de Pandemia. A medida é necessária em razão desses profissionais também estarem atuando na linha de frente do combate ao Coronavírus, lidando com situações extremas durante os atendimentos às famílias em vulnerabilidades sociais.