Abril Verde: FMS Capacita promove II ciclo de palestras

O segundo ciclo de palestras do “FMS Capacita”, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, nessa quarta-feira (17). O evento, em sintonia com o “Abril Verde”, teve como tema “Saúde e Segurança no Trabalho: Como Reduzir os Riscos de Acidentes?”. Renomados profissionais, como Patrícia Pandolfi, Luciana Araújo, Rodrigo Rodrigues, Camila Castro e Bianca Saraiva, compartilharam informações cruciais sobre riscos biológicos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e prevenção de acidentes ocupacionais.

O ciclo de palestras não apenas ofereceu conhecimento especializado, mas também enfatizou a importância da valorização dos colaboradores, como destaca a diretora de recursos humanos da FMS, Adriana Barreto. “É um mês em que foi escolhido devido a um acidente em que morreram 78 pessoas numa mina de carvão. Então, é quando a gente faz toda essa mobilização para que haja uma diminuição do número de acidentes de trabalho, porque isso acaba afetando a empresa como um todo, a vida das pessoas. Que cada participante seja um multiplicador do conhecimento adquirido, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro e saudável”, afirmou.

O enfermeiro e coordenador do Centro de Doenças Infecto Parasitárias (CDIP), Rodrigo Rodrigues, palestrou sobre a importância da prevenção e do cuidado ao lidar com resíduos, destacando o fluxo de atendimento de acidentes biológicos e a profilaxia pós-exposição (PEP) como medidas essenciais para evitar a transmissão do vírus do HIV.

“É fundamental que todos os profissionais estejam cientes dos procedimentos e dos locais de atendimento disponíveis, especialmente dentro do prazo de 72 horas para o início da profilaxia. No caso de acidentes biológicos, como exposição a materiais contaminados, e, ainda, violência sexual, é crucial procurar atendimento imediato em locais como o Hospital Ferreira Machado ou as UPHs, que oferecem assistência 24 horas por dia em todo o município. Nosso objetivo é garantir que todos os trabalhadores tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados necessários em situações de emergência relacionadas à saúde ocupacional”, comentou o coordenador.

Mais de 100 profissionais dos hospitais gerenciados pela FMS participaram do evento. Como incentivo, receberam um kit contendo bloquinhos de anotação, canetas, certificado e um folder informativo. Além disso, ao término das palestras, desfrutaram de um coffee break.

“O “FMS Capacita” tem como objetivo unificar as atividades voltadas para capacitação e atualizações dos servidores da Fundação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço prestado à população. A iniciativa, que teve início em 2023, continua a ganhar destaque e relevância, promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde em Campos”, comentou a responsável pelo FMS Capacita, Susana Linhares.