Desenvolvimento Humano e Social comemora o Dia do Assistente Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou nesta quinta-feira (25), café da manhã em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado no último dia 15. O evento, que aconteceu na nova sede da secretaria, reuniu cerca de 100 profissionais da área que atuam nos equipamentos de assistência à população, principalmente, no atendimento às pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A comemoração contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e da diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini.

Para Tassiana Oliveira, que cursa Serviço Social, o trabalho das assistentes traz impacto direto na vida das pessoas que vivem em vulnerabilidade na cidade. “É muito importante estar prestigiando esses profissionais. E, agora, eu também faço parte desse caminho. A gente vem tentando ampliar cada vez mais o atendimento para as pessoas em vulnerabilidade e o trabalho das assistentes é muito importante. Nós temos uma resposta grandiosa e positiva na vida das pessoas e das famílias que são atendidas pelas equipes de assistência social do nosso município”, disse Tassiana Oliveira.

Segundo Rodrigo Carvalho, a comemoração pelo o Dia do Assistente Social é uma forma de celebrar o trabalho feito especialmente na ponta do atendimento ao público que mais necessita de atenção. “A gente vem de várias agendas que foram proporcionadas pelas próprias assistentes sociais. Sem essas profissionais, que são técnicas, nada teria efeito. A gestão organiza e determina, mas elas, com o coração e profissionalismo, executam e levam ao povo o melhor da nossa assistência”, disse.

Na secretaria atuam cerca de 180 assistentes sociais, em diversos núcleos de atendimento à população, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, também, nos equipamentos e abrigos voltados ao atendimento especializado à população em situação de rua. Além disso, as profissionais atuam na avaliação e condução dos programas sociais, como o Cartão Goitacá, Bolsa Família, Mãe Coruja, Aluguel Social, entre outros.

“Nós, como um todo, estamos no dia a dia na ponta do trabalho. Os profissionais de assistência social são a cereja no bolo na realização da política pública e seus braços, que são os programas sociais, os projetos e os centros de referência. Parabéns para nós e que continuemos sempre firmes na nossa jornada para dar o melhor a quem necessita”, disse a diretora do SUAS, Aline Giovannini.

A comemoração neste ano foi em dose dupla. Em 2023 também se comemora os 30 anos do Código de Ética do profissional de assistência social. Cláudia Márcia Souza, que tem 30 anos de profissão e trabalha no Cras da Chatuba, diz que a cada ano o trabalho se torna mais desafiador, principalmente devido à instabilidade econômica do país nos últimos anos. “Poder ajudar várias famílias a obterem autonomia financeira e direitos básicos é um grande desafio. Mas nesses 30 anos eu posso dizer que amo muito o que eu faço e fico muito grata quando o nosso trabalho muda a vida das pessoas”, concluiu a profissional.