Gestores, pedagogos e coordenadores contemplados na Semana Pedagógica

Não apenas os educadores foram contemplados com palestras durante a programação da Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Profissionais de diferentes áreas estão participando das formações que visam promover a melhoria da qualidade do ensino na rede pública, como gestores escolares, pedagogos, professores de Suporte Pedagógico (PSPs), coordenadores e diretores de departamentos que atuam na sede Seduct.

O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira (1) no auditório do Colégio Salesiano e prossegue até sexta-feira (3), de forma online e presencial. Confira aqui a programação completa (AQUI).

Na noite dessa quarta-feira, o palestrante convidado foi o Natan Azevedo, que abordou, com muito bom humor, música e alegria, o tema “Liderança humanizada e gestão eficiente: cuidado, protagonismo, ética e transformação. Ele é licenciado em Letras – Português/Literaturas de Língua Portuguesa pelo Instituto Federal Fluminense; pesquisador em especialização sobre Neurociências e de Comportamento Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); certificado em Comunicação Social e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) e, também, pela Pontifícia PUC/RS.

Atuou em diversos colégios e cursos em Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói e no Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do Grupo Salta Educação (atuando na Escola de Excelência Pensi, na cidade do Rio de Janeiro e de Niterói); gestor educacional com mais de 6 anos de experiência em escolas e em cursos. Natural de Campos, ex-aluno das redes municipal, estadual e federal do município.

“O conflito faz parte da vivência em comunidade. É um mesmo espaço com pessoas plurais. Precisamos pensar como liderar nesse ambiente tão diverso e complexo. Liderar é gerir, apontar, conduzir, apoiar e, principalmente, planejar. Parafraseando Mia Couto, destaco que nós lançamos o barco, sonhamos a viagem, mas quem viaja é sempre o mar. E esse é nosso papel enquanto líderes”, comentou o palestrante.

A escritora Isabella Carpaneda, que já havia ministrado a primeira palestra do dia, também presenteou o público presente do turno da tarde com a palestra “Alfabetização em foco”. A terceira contribuição do dia ficou por conta do educador musical Rodrigo Brêtas que falou sobre “Práticas musicais na aprendizagem”. Ele é multiinstrumentista, licenciado em música e pós-graduado em musicoterapia.

Daniela Custódio, servidora há 16 anos, aprovou as palestras e afirmou que irão auxiliar na sua rotina em sala de aula. “Valeu a pena ter participado. Sempre colocamos muita expectativa nessa abertura do ano letivo e não me decepcionei. Ao contrário, fiquei surpresa com a qualidade dos palestrantes. Estava inscrita para uma palestra da tarde de hoje, acabei ficando para a segunda. Parabéns à Secretaria de Educação”, comentou.