FMS capacita: profissionais participam de ciclo de palestras sobre biossegurança

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu o primeiro “FMS Capacita” de 2024, em parceria com o setor de Recursos Humanos. O ciclo de palestras, realizado no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (19), teve como objetivo principal abordar temas relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais com material biológico. Destinado aos funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital São José (HSJ) e Hospital Geral de Guarus (HGG), o evento contou com a participação de aproximadamente 120 profissionais da área da saúde.

Entre os temas abordados no ciclo de palestras estavam: Prevenção de Acidente Ocupacional com Perfurocortante e Material Biológico, com a palestrante Patrícia Pandolfi Sampaio, médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/HFM); Descarte de Resíduos com a palestrante Luciana Cordeiro de Araújo Azevedo, bióloga e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS/HFM); Fluxograma de Acompanhamento Municipal de Acidentes com Perfurocortante com o palestrante Rodrigo Rodrigues de Azevedo, enfermeiro e coordenador do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); A Importância da Notificação de Acidente de Trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) com a palestrante Camila Chaves Castro, enfermeira e assessora chefe do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST); e Comunicação de Acidente em Serviço (CAS) com a palestrante Maria Fernanda Martins Arêas, técnica de segurança do trabalho (SESMT).

Durante o evento, a diretora de RH da FMS, Adriana Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Estamos focados em capacitar nossos profissionais da saúde para lidar com os desafios relacionados à biossegurança. A segurança dos nossos servidores e dos pacientes é uma prioridade para nós”, afirmou.

A bióloga e presidente da CGRSS do Hospital Ferreira Machado, Luciana Cordeiro, ressaltou a relevância dos temas abordados. “É gratificante poder falar sobre resíduos e biossegurança para profissionais tão bem capacitados. Nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento constante e conscientizar os profissionais sobre a importância da gestão adequada dos resíduos de saúde”, informou a palestrante.

Além de palestras, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e participar de discussões interativas, fortalecendo a compreensão dos métodos. Os profissionais foram recepcionados com um coffee break e ganharam brindes de participação.