Prefeitura destaca valorização dos servidores no Dia do Trabalhador

Em três anos, os servidores públicos municipais de Campos tiveram várias conquistas na atuação profissional na administração pública. Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Campos destaca as ações realizadas pela administração municipal.

Entre elas, o pagamento em dia e dentro do mês trabalhado; o pagamento de benefícios que não vinham sendo pagos, como rescisões, férias e auxílios, entre outros que lhes asseguraram a garantia de direitos; além de capacitação profissional, valorizando os servidores de carreira.

A Prefeitura ainda realizou, no ano passado, três concursos públicos em diferentes áreas e vem implementando o Programa Primeira Chance, que dá oportunidade aos estudantes universitários de terem experiência prática profissional do que aprendem na faculdade, preparando-os para o mercado de trabalho. Também em 2023, a Prefeitura concedeu reajuste de 10,4%, pagos de forma escalonada, uma conquista após anos sem aumento.

O município de Campos possui cerca de 20 mil servidores públicos municipais, dos quais 4.193 são aposentados e 1.251 pensionistas, totalizando 5.444. São trabalhadores de diferentes áreas que atendem à população em suas atividades profissionais em equipamentos, projetos e programas que visam proporcionar o atendimento adequado e a melhoria da qualidade de vida dos campistas. Fora do funcionalismo, a atual gestão municipal também criou mecanismos que fortalecem a geração de emprego com carteira assinada e incentivam o empreendedorismo, movimentando a economia local.

“A Prefeitura de Campos vem pagando em dia os servidores municipais e cada folha de pagamento representa mais de R$ 100 milhões circulando no município, todo final de mês, fomentando a economia e, ainda, contribuindo para a manutenção de postos de trabalho em diferentes segmentos”, destaca o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida.

Campos possui 4 mil quilômetros quadrados, sendo o município de maior extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro e, em cada região de suas regiões, há equipamentos da Prefeitura oferecendo atendimento à população, principalmente, nas áreas de Saúde, Educação e Social.

Campos é um município com grande extensão territorial e temos servidores em diferentes bairros, distritos e localidades. Tem servidores na Baixada Campista e nas regiões Norte e Serrana.  Além dos servidores da Prefeitura, têm ainda os colaboradores que atuam em empresas contratadas, através de licitação, prestando serviços em obras e na limpeza pública, entre outras áreas.

“É um grande desafio estar à frente da secretaria que atende aos servidores, porque são áreas profissionais diferentes, com suas particularidades, sempre abertos ao diálogo porque entendemos que a escuta é importante. Desde 2021, viemos dialogando com os sindicatos que os representam para atender as categorias, garantindo transparência e isonomia”, afirma o secretário.

AVANÇOS

No início da atual gestão, em 2021, a realidade dos servidores era diferente. Mas, logo no primeiro ano do atual governo, os salários foram colocados em dia e benefícios pagos.

Depois, os servidores pediram que os salários fossem pagos dentro do mês trabalhado, pedido atendido pelo prefeito Wladimir Garotinho no ano passado. Entre os benefícios, concedidos desde 2021, estão regularização do pagamento; décimo terceiro salário (com o retorno da antecipação três anos seguidos); Auxílio-Alimentação; pagamento do Auxílio-Funeral, das férias e rescisões, que estavam em atraso; adequação dos pisos de várias categorias, como Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, técnico em enfermagem PSF 40 horas, Auxiliares de Serviços Gerais, além de outras categorias que ganhavam abaixo do salário mínimo.

Através do decreto 282/2021, o prefeito Wladimir Garotinho democratizou a substituição dos servidores públicos na área da Saúde. O regime de substituição é utilizado por profissionais de saúde para que possam cumprir plantões de outros que, temporariamente, estão impedidos de cumpri-los, conforme previsto pela Legislação. O cadastro é para realização de substituição em razão de afastamentos previstos em lei, por tempo maior ou igual a 30 dias de servidor público.

Uma das grandes conquistas da Guarda Civil Municipal foi a criação do Estatuto. A Prefeitura também tem proporcionado a várias categorias a capacitação profissional e melhores condições de trabalho com reforma de equipamentos e aquisição de veículos novos, além da realização de concurso público para diferentes setores municipais. Foi concedida a equiparação salarial dos professores ao piso nacional e inaugurada a Policlínica do Servidor. Houve também o avanço das “letrinhas”, progressão horizontal atualizada a cada dois anos e prevista no Plano de Cargos e Salários.