Começa a campanha do Maio Vermelho na Policlínica do Servidor

A equipe do programa Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Policlínica do Servidor nessa quinta-feira (9), para uma palestra focada na prevenção ao câncer bucal, como parte da campanha “Maio Vermelho”. Essa iniciativa é uma homenagem ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, que ocorre em 31 de maio.

O diretor do Departamento Odontológico, José Luiz Oliveira, enfatizou a importância da implementação de políticas de promoção, prevenção e educação em saúde como prioridade no serviço público odontológico municipal. “Avançamos muito na rede de assistência e reforçamos cada vez mais a rede de Atenção Primária, ampliando a cobertura. Esse é um desafio proposto pelo governo Wladimir Garotinho”, destacou o diretor.

O encarregado da Policlínica, Carlos Roque da Silva, falou sobre a campanha “Maio Vermelho” na policlínica. “A Policlínica do Servidor recebeu hoje cerca de 50 pessoas, que assistiram à palestra e aprenderam sobre a prevenção ao câncer bucal. A iniciativa é focada em atingir o maior número possível de frequentadores da Policlínica, com várias ações ao longo do mês”, disse Carlos Roque.

A palestra, ministrada pelas dentistas do Dentinho Saudável, Mônica Profio e Marcela Peixoto, destacou o efeito nocivo do tabagismo e sua associação com o alcoolismo, potencializando o surgimento do câncer bucal. Recursos visuais foram utilizados para demonstrar de forma impactante os danos causados por esses hábitos.

Uma das supervisoras do Dentinho Saudável, Conceição Luísa Santos explicou o objetivo dessa campanha. “Com esforços conjuntos e informações claras, a campanha ‘Maio Vermelho’ busca não apenas informar, mas também inspirar a mudança de hábitos e promover uma vida mais saudável para todos”, explicou a supervisora.

A dona de casa Adriana Mendes Carvalho, de 50 anos, assistiu à palestra e disse que aprendeu muito com as orientações passadas. “Espero que esse trabalho possa ser feito em mais lugares para conscientizar as pessoas o quanto é importante o tratamento dentário. Eu gostei muito da palestra. Parabéns à Prefeitura e ao Clube do Dentinho Saudável pela iniciativa”, disse Adriana.

Nos próximos dias 13, 23 e 27 de maio, durante os turnos da manhã, a equipe realizará novas visitas à Policlínica do Servidor, abordando outras temáticas focadas na prevenção do câncer bucal.