Prefeito participa do Samba na Praça do Liceu em homenagem ao Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador foi comemorado em Campos, nesta quarta-feira, 1° de Maio, com muito samba no pé. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e do Hospital Geral Prontocardio, os 14 integrantes do “Samba na Praça do Liceu” homenagearam os trabalhadores campistas promovendo uma edição especial do projeto, idealizado em 2015 pelo músico Nilson Athayde.

A festa, denominada “Samba do Trabalhador”, lotou a Praça do Liceu e contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira.

A Associação Irmãos da Solidariedade, que atende 40 residentes e assiste a mais de 100 pessoas portadoras do vírus HIV, participou do evento, sendo beneficiada com a doação voluntária de alimentos não perecíveis, em especial caixas de leite, por meio de uma campanha realizada pelos integrantes do projeto.

Após ganhar de presente uma camisa do “Samba na Praça do Liceu”, o prefeito Wladimir Garotinho parabenizou a todos os trabalhadores de Campos.

“Que a gente possa sempre reconhecer que o que muda e move o mundo é o trabalho. Ele faz com que o cidadão possa levar o pão de cada dia para a sua casa. Viva o trabalhador”, disse o prefeito.

Wladimir ressaltou ainda que, neste dia, o governo está celebrando os avanços que vêm transformando Campos e escrevendo uma nova história, como a geração de mais de 11 mil e 400 empregos em três anos de gestão e o pagamento em dia dos salários dos servidores.

“Em um passado não tão distante, o funcionalismo não tinha certeza se iria receber seus salários, mas conseguimos virar essa página. Agora, olhamos para frente com confiança, sabendo que ainda há muito a conquistar para o bem da nossa cidade”, acrescentou.

Mesmo não sendo servidora municipal, Patrícia Gomes, 49 anos, agradeceu a Prefeitura pela oportunidade de poder trabalhar em eventos como o da praça, vendendo churrasquinho e bebidas em sua barraca.

“Tenho autorização da Postura Municipal e da Vigilância Sanitária para estar aqui e em outros pontos do município. Há 5 anos que participo do Samba na Praça do Liceu e sei que hoje vou conseguir o faturamento do mês, já que as vendas são sempre boas”, disse ela, elogiando a estrutura e organização da festa.

Além de ambulâncias disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Prontocardio, nove banheiros químicos removíveis foram instalados no entorno do Jardim do Liceu para atendimento à população.

O músico Nilson Athayde, idealizador do “Samba na Praça do Liceu”, disse que, desde a implantação, há 8 anos, o evento é realizado no terceiro domingo de cada mês, conseguindo mais adeptos a cada apresentação, porque é feito com o intuito de reunir as famílias. “Nossa estimativa de público aqui hoje era de mil pessoas. E tudo está sendo possível graças ao apoio da Prefeitura, do Sindipetro e do Prontocardio”, afirmou ele.

E foi o ambiente familiar que levou o casal Eliete Ribeiro de Sousa Mothé, 65 anos, e Mauro Barria Huguenin, 59 anos, a participar pela primeira vez do samba.

“A gente ouvia falar desse evento, mas não tinha oportunidade para estar presente. Uma conhecida minha disse que hoje teria uma apresentação e decidimos vir. Todo trabalhador merece seu dia de descanso e homenagem e, se puder aliar ao lazer, melhor ainda”, disse Eliete.

Diferente de Eliete e Mauro, o também casal Carlos Marcos dos Santos Teixeira, 53 anos, e Suzete Gonçalves Barreto Teixeira, 49 anos, participa de todas as apresentações dos sambistas.

“Há quatro anos que a gente vem aqui todo terceiro domingo do mês. Hoje, por ser Dia do Trabalhador, a festa está ainda mais bonita”, afirmou Mauro.

Além da presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, secretários municipais, vereadores e políticos de Campos também prestigiaram o evento pelo Dia do Trabalhador.