Inscrições abertas para capacitação sobre uso do cinema em sala de aula

O cinema é uma arte que envolve diversas linguagens, expressões, culturas e saberes. Partindo desse pressuposto, a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) iniciará, nesta quinta-feira (2), o curso “Os Usos do Cinema Nacional na Escola – A Legalidade e a Intencionalidade Pedagógica”, que vai ser ministrado pelo sociólogo, bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Sociologia Política, pós-doutor em Políticas Sociais e professor de Direito e Pedagogia da Uniflu Heitor Benjamim. As inscrições podem ser feitas aqui.

Serão três encontros, sempre às 14h: no dia 2, o curso será on-line, pelo link (AQUI). Nos dias 9 e 16 de maio, as formações serão presenciais, na sede da EFEM.

A capacitação tem como público-alvo professores da rede municipal de todas as áreas e níveis de ensino, que tenham interesse em utilizar o cinema nacional como recurso didático nas escolas da Educação Básica.

De acordo com Heitor, o cinema é um patrimônio cultural que reflete a diversidade e a identidade do povo brasileiro. Por isso, pode ser um recurso didático valioso para a educação, capaz de estimular o pensamento crítico, a sensibilidade estética, a criatividade e a cidadania dos estudantes.

“Os participantes vão aprender sobre a importância, as possibilidades e os desafios de utilizar o cinema nacional nas escolas da Educação Básica. Além de conhecer a lei 13006, que torna obrigatória a exibição de filmes brasileiros no mínimo duas horas mensais nas escolas e, ainda, explorar a história e a atualidade do cinema brasileiro, seus principais gêneros, movimentos, diretores e obras”, adiantou Heitor.

Além disso, durante a capacitação, os educadores vão aprender a montar uma sala de cinema na escola, quais os equipamentos e os suportes técnicos necessários, como garantir a acessibilidade dos filmes e quais os serviços gratuitos que oferecem películas nacionais para as escolas.

Eles vão elaborar um plano de aula que utilize um filme nacional como recurso didático, articulando-o com os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de uma disciplina ou de um tema transversal. Ao final, todos vão receber uma cartilha sobre os usos do cinema nacional nas escolas municipais, que sintetiza os principais pontos abordados na capacitação.