logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

Gestores, professores e demais profissionais da educação da Região 8 da rede municipal de Campos participarão, na próxima quarta-feira (18), do Seminário de Educação Inclusiva com o tema “Práticas Pedagógicas e Planejamento para a Inclusão”. O encontro acontecerá das 8h às 17h, na Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, localizada em Dores de Macabu. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Educação Especial Inclusiva, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). As inscrições devem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

O seminário tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais da educação, oferecendo subsídios para o enfrentamento dos desafios diários no processo de inclusão escolar. A programação inclui painéis e oficinas com temas como estratégias de ensino inclusivo, adaptação curricular, vínculo afetivo com os alunos, preenchimento do Plano Educacional Individualizado (PEI), papel do cuidador na rotina escolar e o uso da mediação como ferramenta de apoio à inclusão. Haverá ainda uma roda de conversa sobre os principais desafios e possibilidades no contexto da inclusão.

Segundo Raquel Linhares, coordenadora da Educação Especial Inclusiva da secretaria, a proposta vai além da técnica e busca provocar uma transformação cultural dentro das escolas. “Discutir práticas pedagógicas inclusivas significa promover metodologias que respeitem ritmos, estilos de aprendizagem e necessidades específicas dos alunos. O planejamento pedagógico com foco na inclusão é fundamental para garantir a participação plena de todos. Esse seminário é um espaço para refletir, dialogar e construir estratégias que tornem a escola um ambiente verdadeiramente acolhedor e equitativo”, destacou.

A diretora da escola anfitriã, Sônia Maria Sardinha, reforça a importância de envolver toda a equipe escolar nesse processo. “A realização do seminário em nossa unidade é de extrema relevância. É por meio da capacitação que conseguimos construir um ambiente de aprendizagem justo, em que todos os alunos se sintam valorizados e tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver”, afirmou, também destacando o papel da sala de recursos da escola, que oferece atendimento especializado e contribui diretamente para a qualidade da inclusão no ensino municipal.

Diego Santos, articulador da política de Educação para a Diversidade e Educação Quilombola da Seduct, explica que o seminário é mais um passo no fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade.

“Acreditamos na construção da política pública de baixo para cima. O diálogo das demandas dos territórios educacionais com as linhas de ação das políticas educacionais contribui na construção de estratégias cada vez mais adaptadas à realidade das escolas, sobretudo quando essas escolas não próximas à sede administrativa. As nossas motivações mais particulares e individuais também se refletem em necessidades coletivas na medida em que nossa experiência também se forma num mesmo contexto histórico e cultural. Por isso, a necessidade de uma escola também se refletir em necessidades de um território comum, sem se perder na sua singularidade e especificidade”, declarou Diego.

Participam do seminário profissionais das seguintes unidades escolares: E.M. Raymundo Soares Filho, E.M. Manoel Corêa Gonçalves, E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade, E.M. Professor Paulo Freire e C.E. Nilo Fernandes Pereira.

A expectativa é de que o evento contribua diretamente para o avanço das práticas inclusivas no cotidiano das escolas e para a consolidação de uma educação pública de qualidade, acessível e comprometida com a diversidade.

O prefeito Wladimir Garotinho convocou, por meio do Diário Oficial dessa terça-feira (10), em edição suplementar, os candidatos aprovados dentro do número de vagas nos cargos de Agentes Comunitários de Saúde e de Técnico de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF).

Os candidatos convocados deverão se apresentar entre os dias 16 de junho e 4 de julho de 2025, das 9h às 15h, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Voluntários da Pátria 161/185, Centro, para apresentação e verificação dos documentos mencionados na publicação (AQUI), visando encaminhamento para a realização de exame médico admissional, etapa que antecede a convocação para assinatura do termo de posse.

O Concurso Público foi realizado por meio do Edital nº 01/2008, publicado em 01/10/2008, sob o regime estatutário. “Trata-se das primeiras convocações relacionadas ao Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Prefeitura de Campos no Programa Saúde da Família, tendo em vista o Termo de Ajustamento de Conduta celebrado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Município de Campos dos Goytacazes, e homologado nos autos do Proc.nº 0004743-55.2013.8.19.0014”, explica a Diretora Especial de Gabinete da Procuradoria Geral do Município, Dra. Izabelle Crespo.

Ela explica a importância da convocação desses profissionais. “Com essas convocações, o Município aumenta as suas equipes de Estratégia de Saúde da Família, visando melhorar a cobertura para toda população. Serão mais profissionais na área da saúde para oferecerem às famílias campistas um serviço mais humanizado, promovendo diagnósticos, tratamento de doenças e, principalmente, ajudando na prevenção”, informa a Diretora Especial de Gabinete da Procuradoria Geral do Município.

Dezessete novos concursados que irão atuar na Secretaria Municipal de Transparência e Controle foram recepcionados nessa terça-feira (10) pelo secretário Luís Fernando Alvarenga Leandro e sua equipe. Durante a recepção, os novos servidores públicos conheceram a estrutura da Secretaria de Transparência e Controle, assim como as principais atribuições, avanços e desafios.

“Hoje iniciamos com os novos contadores e os técnicos de controle interno, que ingressaram no serviço público através do concurso que o prefeito Wladimir implantou, e isso vai oxigenar a administração pública, melhorando o quadro de servidores e melhorando a gestão pública do município, porque os contadores ajudam na questão contábil, ajudam no balancete, na prestação de contas do município, nos gastos com o pessoal, na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Então, é um ganho importante para o município, mostrando o dinamismo do prefeito em convocar novos servidores para melhorar a gestão pública, para atender a população de uma forma melhor, equânime”, disse o secretário Luís Fernando.

O secretário municipal de Casa Civil, Suledil Bernardino, também participou das boas-vindas. “O Controle não cuida de papel, cuida de pessoas. Eu costumo dizer que para cada processo de obra, por exemplo, é uma pessoa jurídica, uma pessoa com um filho. Existem dois filhos iguais? Não existe. Cada caso é um caso. Então, sempre sejam um orientador”, comentou.

Concursada no cargo de Assistente de Controle Interno, a servidora Layla Eunice Ribeiro Vidal Fernandes falou sobre sua expectativa.

“Fiquei muito feliz com a reunião. Os palestrantes foram bem claros com a nossa função. Acredito que eu tinha uma visão diferente de Controle. Achava que era mais voltada a finanças, mas percebi que é tudo aquilo que eu acredito. Eu fiz RH, gosto muito da área de humanas, sou inserida na comunidade surda também, e eu percebi que a gente serve mais à população. Eu vi que a questão do trabalho e do nosso dia a dia vai ser voltada para a população, para o humano. E isso me traz uma boa expectativa. E eu sou muito feliz de poder começar e estar junto dessa equipe”, disse.

O concurso público da Administração Direta, que ofereceu vagas para os cargos de Técnico Fazendário, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Assistente de Controle Interno, Analista de Controle Interno, Contador e Analista de Sistemas, foi homologado em março deste ano e os aprovados que cumpriram todas as etapas tomaram posse no início de junho.

O prefeito Wladimir Garotinho deu uma boa notícia nessa terça-feira (10) para a Educação de Campos: o pagamento do piso nacional aos profissionais do magistério, que contempla os professores e pedagogos da rede municipal de ensino. O novo índice será aplicado de forma retroativa a janeiro de 2025, de forma cuidadosa e transparente, em um cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos

“Notícia boa para a área da educação: encaminhei, hoje, para a Câmara (Municipal) a adequação ao Piso Nacional do Magistério. Todos os nossos professores e pedagogos vão receber o piso nacional, mais 6,27% no seu salário. É uma forma de valorizar a todos vocês que nos ajudam no dia a dia a educar as crianças e fazer uma cidade melhor. Vai ser pago retroativo a janeiro, assim que a lei for aprovada e sancionada, e a gente publica o calendário de pagamento”, assegurou o prefeito em suas redes sociais.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, assim como ocorreu na primeira gestão do prefeito Wladimir Garotinho, em que o piso salarial nacional do magistério passou a ser cumprido, bem como os demais direitos relacionados à progressão horizontal e vertical dos profissionais, o prefeito reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais, visando à melhoria da qualidade da educação de Campos, ao fazer o anúncio nesta terça-feira.

“Essa agenda se soma a diversas outras iniciativas de caráter estrutural, como reformas e ampliações das unidades escolares, bem como ações pedagógicas e também assistenciais, que contribuem enormemente para que o processo educacional no município de Campos continue avançando e seja refletido nos indicadores da educação como Ideb”, disse Marcelo.

Segundo o secretário, a Prefeitura segue promovendo ações de valorização da Educação. “Como secretário de Educação, Ciência e Tecnologia desde 2021, me orgulho em ter participado desse processo de resgate da nossa educação municipal e da valorização dos profissionais da educação, uma vez que entre 2021 e 2025 a elevação dos rendimentos dos profissionais do magistério foi da ordem de 80%, por exemplo, como é o caso de um professor 25 horas padrão D, o que evidencia o compromisso do prefeito Wladimir Garotinho com a educação”, finalizou.

O respeito à categoria inclui, ainda, os investimentos em tecnologia, aquisição de material pedagógico, novo mobiliário, criação da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), pagamento do plano de cargos e salários e de outros direitos que antes não vinham sendo executados, além da entrega de chromebooks, investimentos em bolsas de estudo, entre outras medidas.

Em reunião com gestores das escolas e creches da rede municipal de ensino, no Auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal Fluminense (IFF Campus Centro), na última semana, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, anunciou novidades. O encontro contou com participação da subsecretária da pasta, Rita Abreu, e teve o objetivo de fortalecer a rede, compartilhar avanços e alinhar ações estratégicas para o segundo semestre de 2025.

A principal novidade foi o Caminhão Saúde na Escola, visando à promoção da saúde escolar em diversas frentes de trabalho, em especial, consultas oftalmológicas. Marcelo acompanhou a montagem do caminhão na última quinta-feira (5). Outro projeto a ser implementado será o Ônibus Jardineira da Educação, com promoção de visitas a espaços culturais e turísticos do município, e a retomada do projeto Caravana da Educação, ambos previstos para setembro deste ano.

Outro anúncio foi o Programa + Ideb Campos, que fará a concessão de bonificação de R$ 1.260,00 até R$ 1.800,00 para os profissionais das unidades escolares que promoverem a melhoria dos indicadores de qualidade do ensino, ou seja, melhorarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com a categoria de cada unidade e seguindo critérios pré-definidos.

REFORMAS E AMPLIAÇÃO – Marcelo realizou uma apresentação com o tema “Educação que Avança com Propósito: Ações, Desafios e Perspectivas”, fazendo um panorama dos resultados apresentados, dos pontos de atenção e das iniciativas em andamento, visando melhor a qualidade da educação em Campos. Ele destacou o Programa de Expansão da Rede Municipal, por meio de Ampliação Modular, que conta com 23 unidades escolares já recebendo os investimentos com novas salas modulares, gerando uma ampliação de cerca de 3 mil novas vagas para estudantes.

Ele anunciou, ainda, mais construções de unidades, como uma nova creche no bairro São Silvestre; unidade integrada (creche e escola) em Lagoa de Cima e nova sede para a Creche Irmã Zilda. Marcelo também falou de reformas previstas para os próximos meses: da Escola Marechal Arthur Costa e Silva, das quadras das escolas Conselheiro Josino e Getúlio Vargas, da cozinha e área de merenda da Escola Branca Peçanha Ferreira e reforma da Creche Aldeia.

O secretário garantiu que vai dar continuidade ao processo de ampliação da carga horária dos professores para 30 horas semanais e que há previsão de concurso público para professores ainda em 2025. Também falou que a Seduct vai dar sequência à implementação do Ensino em Tempo Integral (ETI). Atualmente, há 13 escolas da rede municipal nessa modalidade, sem contar as 81 creches da rede municipal.

Ele tratou de assuntos como a valorização da Gestão Escolar e informou que a Seduct vai promover a ampliação do mandato de diretores para três anos. Inicialmente, a lei que regulamentou o processo de eleição de gestores escolares previa mandato de dois anos. Ao longo dos últimos anos houve, ainda, implementação de formação continuada para as lideranças escolares e valorização docente com diversas medidas implantadas, desde 2021, como progressão funcional do plano de cargos e salários, além de outras medidas que continuarão acontecendo.

O secretário também tratou dos desafios da Gestão Escolar, necessidade de ampliação da formação continuada, gestão de conflitos interpessoais nas unidades escolares, avaliação e melhorias necessárias, entre outros assuntos.

PROJETO HUMANIZA SEDUCT

Com foco na saúde mental, alimentação equilibrada e comunicação eficaz dos servidores, o secretário falou sobre o projeto Humaniza Seduct, implantado neste mês de maio, com oferta de oficinas e orientações especializadas voltadas ao bem-estar no ambiente de trabalho, e implementação da Caixa de Sugestões com foco no fortalecimento do diálogo, escuta ativa e aprimoramento do ambiente organizacional.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.