logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

O primeiro pagamento dentro do piso nacional do Magistério para os professores da Educação municipal de Campos foi feito nesta semana, referente ao mês de julho. Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, essa valorização garante mais ânimo aos servidores e condições para seguirem ensinando com compromisso e eficiência.

“O piso é uma estratégia orientada e os nossos servidores têm um plano de carreira que contemplam muitas outras contribuições, que dão conta de fazer com que a valorização do magistério seja garantida plenamente, e não somente com um piso salarial. É muito importante lembrarmos que a partir do próximo salário, referente ao mês de agosto, iniciaremos o pagamento do complemento referente aos meses anteriores, em parcelas. Educação se faz com respeito a quem ensina”, disse Tânia.

Para a professora da rede municipal Natália Sobrinho, ao garantir o pagamento do piso do Magistério, a gestão municipal reconhece a importância do professor da Educação Básica como agente de transformação social. “Essa valorização nos dá ânimo e condições para seguir ensinando com compromisso e eficiência. Educação se faz com respeito a quem ensina”, comentou a servidora.

O prefeito Wladimir Garotinho sancionou, no dia 3 de julho, a Lei nº 9.634, de 18 de junho de 2025, autorizando a adequação do ajuste do Piso Salarial do Magistério Público de Campos dos Goytacazes ao Piso Salarial Profissional Nacional, do Magistério Público da Educação Básica. A medida tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025.

A adequação salarial se aplica não apenas aos servidores ativos, mas também aos aposentados e pensionistas que se enquadrem nas hipóteses previstas no art. 7° da Emenda Constitucional nº41/2003, Emenda Constitucional nº47/2005 e Emenda Constitucional nº70/2012. Também estão sendo contemplados os professores provenientes de contratação temporária, por meio de Processo Seletivo Simplificado.

Entre 2021 e 2025, a elevação dos rendimentos dos profissionais do magistério foi da ordem de até 80%, em algumas situações, como é o caso de um professor 25 horas padrão D, por exemplo.

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, abre, nesta segunda-feira (4), inscrições para o IV Exame de Seleção para Admissão ao Estágio Profissionalizante, Programa Primeira Chance. O edital foi publicado AQUI, no Diário Oficial do município da última quinta-feira (31). As inscrições devem ser feitas via internet, no site oficial da Prefeitura de Campos (AQUI) , no link específico do processo seletivo até o dia 20. As provas estão previstas para o dia 31 de agosto, das 9h às 12h, na Universidade Estácio de Sá.

Poderão participar do processo seletivo os acadêmicos regularmente matriculados e que tenham cursado ao menos 50% do curso de graduação nas áreas de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

O Programa Primeira Chance possibilita aos universitários vivência profissional na área pretendida, bem como a experiência de atuar em novos ambientes por meio de formas diversificadas de sociabilidade.

O processo seletivo simplificado contará com três etapas, sendo a primeira a prova objetiva, a segunda de entrevista e a terceira vai ficar por conta da análise curricular. Todas as etapas serão de caráter classificatório e eliminatório. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da publicação do seu resultado final.

CRONOGRAMA

Inscrição – 04/08/2025 a 20/08/25

Publicação dos inscritos – 27/08/2025

Prova – 31/08/2025

Publicação do gabarito – 02/09/2025

Resultado preliminar – 10/09/2025

Recurso – 11 e 12/09/2025

Resultado final provas escritas – 22/09/2025

Desenvolvido por servidores da própria Vigilância Sanitária (Visa) de Campos, o aplicativo E-Visa começará a ser utilizado por todos os setores do órgão a partir desta sexta-feira (2). A ferramenta foi idealizada por Renan Ribeiro, coordenador do Setor de Alimentos, e Thiago Rocha, assistente administrativo, com o objetivo de otimizar o trabalho das equipes de fiscalização.

“O aplicativo está em teste desde abril e recebendo atualizações e correções conforme o uso, pois vem sendo utilizado no Setor de Alimentos para verificarmos quanto à sua eficácia”, explicou a assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo.

Durante esse período de testes, duas capacitações foram realizadas para apresentar a ferramenta aos servidores.

“Todos os setores foram capacitados por entendermos que toda a equipe da Visa deve saber como funciona o app, já que foi criado para melhorar e agilizar o nosso trabalho”, afirmou Vera.

A proposta do E-Visa é eliminar a necessidade de que os fiscais retornem à sede da Visa para lançar dados em planilhas. A nova tecnologia também evita problemas como erros de digitação, exclusão acidental de informações e atrasos no fechamento dos balanços mensais.

“Com o uso do aplicativo, teremos mais agilidade e acesso a todas as informações de qualquer estabelecimento comercial que seja cadastrado na Vigilância Sanitária. Todo o histórico de uma empresa, assim como o histórico de vistorias feitas, estará no app”, explicou a assessora.

Segundo Vera, o uso da ferramenta também representa um avanço no atendimento ao cidadão. “Caso os fiscais estejam em alguma ação e precisem acessar qualquer vistoria ou licença anterior de um estabelecimento, poderão consultar em tempo real, pois as informações estarão no app, garantindo mais eficácia e agilidade nas ações e resultando em uma resposta mais rápida para o contribuinte”, concluiu.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Campos começaram a receber tablets e capacitação para o uso do Sistema Inteligente de Serviços da Saúde (SISS), que permitirá o registro eletrônico do prontuário dos pacientes diretamente em campo. A primeira etapa da entrega aconteceu nesta quinta-feira (31), no Centro de Informação e Dados de Campos (CIDAC), com a participação dos primeiros 10 agentes. Ao todo, 160 ACS passarão pela capacitação e receberão os dispositivos.

Segundo a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, o uso da tecnologia vai agilizar e tornar mais eficiente o trabalho dos profissionais. “Nosso objetivo é qualificar a informação e os dados que os ACS colhem nos territórios, para que possamos planejar melhor as ações de saúde”, destacou.

Ela ressaltou ainda que os tablets permitirão que os registros sejam feitos diretamente durante as visitas domiciliares, eliminando a necessidade de retorno às unidades de saúde apenas para alimentação do sistema.

“O agente não vai precisar mais voltar para a unidade, esperar um computador desocupar ou lidar com o sistema fora do ar. Os dados poderão ser registrados diretamente no território, durante a visita, o que otimiza o tempo e melhora a qualidade do atendimento”, completou.

Para a ACS Lúcia Gomes Botelho, de 58 anos, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Félix Miranda há quatro anos, os tablets representam um avanço significativo na rotina de trabalho.

“Esse tablet vai ser de grande proveito para a gente. Agora não vamos precisar voltar à unidade para compilar os dados. Isso valoriza o nosso trabalho e facilita muito o atendimento às famílias. Com o tablet, conseguimos resolver as demandas de forma mais rápida e eficaz, o que beneficia diretamente a população”, destacou a agente.

As capacitações e entregas dos tablets seguirão acontecendo gradualmente, com a participação de 10 agentes por dia, até que todos os 160 ACS recebam seus equipamentos e estejam aptos a utilizar o sistema.

Dando continuidade ao trabalho de qualificação e padronização das ações do Programa Primeira Chance, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes reuniu novamente os responsáveis pelos Recursos Humanos das secretarias, fundações e autarquias municipais.

O objetivo da reunião foi alinhar os fluxos e repassar orientações sobre as novas diretrizes do programa, fortalecendo o papel dos RHs na condução das rotinas relacionadas aos estagiários.

Durante o encontro, a Gerente de Educação Corporativa realizou a entrega do Manual de Procedimentos do Programa Primeira Chance, desenvolvido para apoiar o trabalho diário dos profissionais de RH, esclarecendo dúvidas frequentes e orientando sobre temas como admissão, recesso, avaliação semestral, transferência de secretaria, solicitação anual de estagiários, plano de atividades e renovação do Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Participaram da reunião representantes dos setores de Recursos Humanos das Secretarias Municipais de Saúde; Gestão de Pessoas e Governança Digital; Transparência e Controle; Qualificação e Emprego; além da Previcampos, Procon, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outros órgãos que integram a administração municipal.

“Essa reunião acontece periodicamente e, hoje, teve um significado especial com a entrega do manual, que será uma ferramenta de consulta. Acreditamos na educação continuada e também entendemos que a informação deve ser sempre compartilhada, alinhada ao propósito e aos objetivos do Programa Primeira Chance”, destacou a gerente de Educação Corporativa, psicóloga Jamile Cristine.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos servidores e a efetividade das políticas públicas voltadas à formação profissional dos jovens estagiários.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.