A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, nessa quarta-feira (4), no auditório da Prefeitura de Campos, o último Ciclo de Palestras do ‘FMS Capacita’ de 2024, com o tema “Proteção Radiológica e Segurança do Paciente: um aprendizado contínuo”.
O projeto, iniciado em julho de 2023, reuniu cerca de 50 servidores municipais e profissionais das áreas de saúde, incluindo radiologistas, que participaram da capacitação para cumprir as normas obrigatórias da Anvisa, conforme a RDC 611-2022. Esse treinamento anual é exigido a todos os profissionais do setor de radiologia e diagnóstico.
O evento começou com uma apresentação musical do cantor Geovane Crisóstomo, que interpretou duas canções sobre empatia e atendimento humanizado, temas que marcaram o encontro. Na sequência, a psicóloga Flávia Barreto, integrante da equipe da Diretoria de Recursos Humanos, conduziu dinâmicas que envolviam situações do cotidiano, incentivando a participação dos presentes, que compartilharam depoimentos emocionantes.
A responsável pelo FMS Capacita, Susana Linhares, comentou sobre a importância do ciclo de palestras. “Essa é a última palestra do ano, finalizando esse projeto, que visa valorizar o servidor através de capacitações e treinamentos. Além de aprimorar o servidor, a capacitação impacta positivamente na qualidade do atendimento aos usuários. Profissionais bem preparados se sentem mais confiantes e valorizados, o que reflete em um atendimento melhor”, informou,
O evento contou também com uma palestra do doutor em Física Nuclear Marcelo José Gonçalves, que abordou a Proteção Radiológica e Segurança do Paciente.
A diretora de Recursos Humanos da FMS, Adriana Barreto, destacou a relevância da capacitação para os profissionais. “Nosso objetivo é atualizar as informações para o servidor, fazendo com que isso volte para a população. Uma pessoa mais capacitada vai desenvolver um atendimento de melhor qualidade. E hoje, especialmente, não estamos só capacitando a parte técnica, mas também falando de humanização, agregando ao conhecimento técnico. Com isso, esperamos que os profissionais saiam daqui mais motivados, engajados e que isso se volte para a comunidade, que é o nosso grande objetivo”, enfatizou.
A programação incluiu discussões sobre empatia no ambiente de trabalho, inteligência emocional, saúde mental no cotidiano e humanização no atendimento. Ao final, os participantes desfrutaram de um coffee break no hall do auditório e receberam brindes como parte da celebração do evento.