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A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, nessa quarta-feira (4), no auditório da Prefeitura de Campos, o último Ciclo de Palestras do ‘FMS Capacita’ de 2024, com o tema “Proteção Radiológica e Segurança do Paciente: um aprendizado contínuo”.

O projeto, iniciado em julho de 2023, reuniu cerca de 50 servidores municipais e profissionais das áreas de saúde, incluindo radiologistas, que participaram da capacitação para cumprir as normas obrigatórias da Anvisa, conforme a RDC 611-2022. Esse treinamento anual é exigido a todos os profissionais do setor de radiologia e diagnóstico.

O evento começou com uma apresentação musical do cantor Geovane Crisóstomo, que interpretou duas canções sobre empatia e atendimento humanizado, temas que marcaram o encontro. Na sequência, a psicóloga Flávia Barreto, integrante da equipe da Diretoria de Recursos Humanos, conduziu dinâmicas que envolviam situações do cotidiano, incentivando a participação dos presentes, que compartilharam depoimentos emocionantes.

A responsável pelo FMS Capacita, Susana Linhares, comentou sobre a importância do ciclo de palestras. “Essa é a última palestra do ano, finalizando esse projeto, que visa valorizar o servidor através de capacitações e treinamentos. Além de aprimorar o servidor, a capacitação impacta positivamente na qualidade do atendimento aos usuários. Profissionais bem preparados se sentem mais confiantes e valorizados, o que reflete em um atendimento melhor”, informou,

O evento contou também com uma palestra do doutor em Física Nuclear Marcelo José Gonçalves, que abordou a Proteção Radiológica e Segurança do Paciente.

A diretora de Recursos Humanos da FMS, Adriana Barreto, destacou a relevância da capacitação para os profissionais. “Nosso objetivo é atualizar as informações para o servidor, fazendo com que isso volte para a população. Uma pessoa mais capacitada vai desenvolver um atendimento de melhor qualidade. E hoje, especialmente, não estamos só capacitando a parte técnica, mas também falando de humanização, agregando ao conhecimento técnico. Com isso, esperamos que os profissionais saiam daqui mais motivados, engajados e que isso se volte para a comunidade, que é o nosso grande objetivo”, enfatizou.

A programação incluiu discussões sobre empatia no ambiente de trabalho, inteligência emocional, saúde mental no cotidiano e humanização no atendimento. Ao final, os participantes desfrutaram de um coffee break no hall do auditório e receberam brindes como parte da celebração do evento.

Contadores da Prefeitura de Campos participaram nesta segunda-feira (02), do curso “Término de mandato: sistema de recepção de dados da Deliberação TCE-RJ 248/08”, ministrado por profissionais da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A capacitação do TCE visa trabalhar o novo sistema da Deliberação, que trata do recebimento dos dados de términos de mandato, principalmente para efeito de cumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Participaram do curso 100 servidores municipais, aproximadamente.

O subsecretário de Contas de Gestão Fiscal, Diego Ramos, explica que o bom cumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal serve para manter a sustentabilidade fiscal, para que se verifique se o antigo gestor deixou dívidas, se foi ou não deixada disponibilidade financeira o suficiente para que o próximo prefeito, o próximo gestor possa não ter surpresas e que possa gerenciar as despesas e receitas da melhor forma possível. “Esta é uma função didática do tribunal, promovendo o treinamento dos seus judicionados, para que possamos receber a informação correta, para que não haja necessidade de fazer ajustes e, dessa forma, acelerando o processo de prestação de contas e provendo à sociedade dados melhores na questão da transparência”.

Um dos palestrantes, Sérgio Paulo Villaça, assessor da Diretoria Geral de Informática do TCE, relata que os cursos e capacitações dos gestores municipais, dão celeridade ao trabalho realizado pelo TCE-RJ. “O tribunal não está só querendo ver se houve erro ou não. Ele quer que o erro seja evitado. O módulo de hoje é uma obrigação que está estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, para facilitar que os municípios atendam essa obrigação, foi desenvolvido um módulo específico sobre o tema. Então viemos a Campos com a finalidade de mostrar aspectos conceituais do dispositivo e a sua utilização, para que a avaliação seja mais justa e mais correta”.

Além do curso sobre “Término de mandato: sistema de recepção de dados da Deliberação TCE-RJ 248/08”, outras capacitações já foram realizadas em Campos neste ano, como Gestão e Fiscalização de Contratos sob o enfoque da Lei Federal n° 14.133/2021, SIGFIS – Novo Módulo Contábil/Orçamentário e, ainda, Tomada de Contas e Sistema de Controle Interno.

Começou nesta segunda-feira (2) o prazo para autoavaliação de desempenho funcional dos servidores públicos municipais efetivos, estáveis e em fase de estágio probatório. O procedimento deverá ser feito até o dia 16 de dezembro, em formulário disponibilizado por meio de link no portal oficial da Prefeitura de Campos (AQUI). Cerca de 11 mil servidores deverão realizar a autoavaliação e, em seguida, as chefias irão avaliar seus subordinados do dia 17 a 31 de dezembro de 2024.

A avaliação é requisito fundamental para a concessão da Progressão Funcional (letrinhas). Ele possui caráter obrigatório, portanto os servidores e chefias deverão ficar atentos aos prazos publicados em Diário Oficial.

Segundo a Portaria nº 746/2024, publicada no Diário Oficial de 29 de novembro, poderão participar da avaliação os servidores efetivos, estáveis e em estágio probatório que estejam executando ou tenha executado suas atividades para o Poder Executivo deste Município no ano de 2024, considerada a Administração Direta e Indireta, por no mínimo seis meses dentro do ano. E também o servidor que estiver exercendo suas funções requisitados pela Justiça Eleitoral ou no interesse do Município, atendendo a termo de convênio de cooperação técnica entre órgãos. Também deverão fazer a avaliação os servidores que estiverem de férias, cedidos e de licença médica ou prêmio.

Os servidores aposentados, contratados por processo seletivo, os servidores estabilizados (admitidos antes de 1988 sem concurso público), os professores e pedagogos que não estão a bem da educação municipal, não participarão da avaliação de desempenho.

Para ser considerado aprovado na avaliação de desempenho funcional, o servidor deverá obter a pontuação mínima de 70% na média simples proveniente da autoavaliação e da avaliação da chefia.

Caso o servidor tenha dificuldades para acessar o formulário de autoavaliação, deverá entrar em contato, imediatamente, com seu Departamento de Recursos Humanos para as providências cabíveis sejam tomadas em tempo hábil.

Os servidores efetivos, estáveis e em fase de estágio probatório foram convocados pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos para autoavaliação. O procedimento deverá ser realizado a partir da próxima segunda-feira (2) até o dia 16 de dezembro. A portaria com a convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (29).

A autoavaliação do servidor vai ser feita por meio eletrônico, em formulário que será disponibilizado por meio de link no portal oficial da Prefeitura de Campos.

Esta será a terceira do governo Wladimir Garotinho e servirá de requisito para obtenção da progressão funcional, que são as letras e representam 2,5% de aumento no salário-base, implementando o Plano de Cargos, Carreira e Salários. A expectativa é que 11 mil funcionários estatutários devem fazer a autoavaliação.

Após o período de autoavaliação, será a vez das chefias imediatas realizarem a avaliação dos servidores no prazo de 17 a 31 dezembro. O resultado das avaliações será publicado no Diário Oficial no dia 6 de janeiro de 2025 e a interposição de recursos terá o prazo de cinco dias úteis, entre 6 e 10 de janeiro de 2025.

Além de servir de base para a progressão funcional, a avaliação tem como objetivo a eficiência, visando melhorar a prestação dos serviços públicos. Diante da avaliação, será possível verificar os pontos fortes e fracos do servidor, servindo, inclusive, para direcionar a uma futura capacitação.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) abriu nesta sexta-feira (29) inscrições para professores efetivos da Rede Municipal atuarem como Professores Orientadores de Tecnologias Digitais e Robótica nas escolas municipais, para o biênio letivo de 2025/2026. O edital Nº 07/2024 foi publicado no Diário Oficial e pode ser conferido AQUI.

Serão selecionados 124 professores da Rede Municipal de Ensino para a função de Professor Orientador de Tecnologias Digitais e Robótica para atuarem nos espaços de tecnologias das escolas municipais com mais de 100 alunos, atendendo professores e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 10 professores para atuarem de forma itinerante nas creches (pré 1 e pré 2) e unidades escolares com 100 ou menos alunos.

A coordenadora de Tecnologias Digitais Anna Karina Oviedo informou que as inscrições e a primeira etapa do processo serão realizadas por meio digital no Portal PAE (AQUI). No ato da inscrição os professores deverão escolher uma das opções de atuação: Atuação nos Espaços de Tecnologia Digitais na escola; Atuação de forma itinerante (creches ou unidades escolares com 100 ou menos alunos). Cada professor poderá selecionar cinco opções de unidade escolar para as quais tenha interesse e disponibilidade de tempo para atuar, bem como a disponibilidade de turnos (manhã, tarde e noite) de forma a cumprir a carga horária de 15 horas a 25 horas semanais.

A entrada poderá ser como Regime Especial de Trabalho (RET) para professor I e II e/ou lotação na matrícula, desde que não haja carência de professores e área na unidade escolar. Poderá participar o Professor I e II efetivo, da rede municipal de ensino de Campos, ficando vedada a participação de professor readaptado (em caso de RET) e professor em processo de aposentadoria.

“O Professor Orientador de Tecnologias Digitais e Robótica no ambiente escolar poderá contribuir com propostas que possibilitem a transformação, substituição e inovação de práticas pedagógicas tradicionais, redefinindo ações pedagógicas, conteúdos e metodologias voltadas para a aprendizagem dos alunos, bem como auxiliar na formação de professores. Nesse sentido, provocar mudanças no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos e professores novas formas de ensinar e aprender, através do uso das tecnologias e mídias digitais. Portanto, para que as escolas possam ajustar-se aos desafios impostos pela sociedade, do conhecimento tecnológico, é de fundamental importância o trabalho desenvolvido pelo profissional que articula o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o letramento digital de professores, alunos e da comunidade escolar”, concluiu Anna Karina.

 

CRONOGRAMA

Período de inscrições:  29/11/2024 a 10/12/2024

Divulgação da lista de inscritos por Unidade Escolar: 11/12/2024

Divulgação do resultado da Análise Curricular: 16/12/2024

Convocação para entrevista: 16/12/2024

Período de entrevistas: 17/12/2024 a 19/12/2024

Divulgação do resultado das entrevistas: 20/12/2024

Recursos do resultado preliminar: 23/12/2024

Divulgação do Resultado final do processo seletivo: 27/12/2024

Manual do Servidor