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Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em março têm até o dia 31 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de fevereiro deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.

O governo federal sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. Para orientar profissionais e alunos quanto ao assunto, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai promover uma campanha de conscientização e orientação, visando alertar sobre os prejuízos do uso excessivo de telas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O tema da campanha será “Vida além da tela”, de acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. A medida incluirá debates em escolas; vídeos com orientação de especialistas, como educador físico, psiquiatra e psicólogo; apresentações teatrais; entre outros.

“Vamos comunicar da forma mais adequada possível. Nosso grande esforço é para não afastar as crianças do ambiente tecnológico; o que não queremos é que a ansiedade e depressão façam parte da vida delas, mas que a tecnologia seja utilizada de forma saudável, e a participação dos pais será fundamental”, informou o secretário.

Para ele, é extremamente importante falar sobre o assunto. “Na França, desde 2018, aproximadamente, se interrompeu o uso do celular nas escolas e, mais recentemente, outros países também estão fazendo isso. E em pesquisas recentes no Brasil, mais de 80% dos pais de alunos entrevistados identificaram que, de fato, não é saudável para as crianças estarem utilizando o celular. Eu entendo que nós estamos no caminho, e no âmbito da nossa rede municipal de Campos, promovemos o uso da tecnologia com o propósito pedagógico, como a lei defende”, disse Marcelo.

Ele acrescentou que a tecnologia na educação tem seu espaço, e, por isso mesmo, a Seduct distribuiu cerca de 8 mil tablets para o Projeto de Inclusão e Educação Digital, visando eliminar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade da Educação em Campos.

“Mas a tecnologia não pode ser usada como instrumento que vai aumentar a ansiedade e a depressão dos alunos, e é isso que vamos continuar conversando com nossos gestores, alunos, profissionais e pais, no retorno das aulas, a partir do mês de fevereiro. Já utilizamos os tablets apenas em caráter pedagógico e, agora, precisamos intensificar o trabalho de conscientização quanto aos celulares pessoais. Sabemos que qualquer distração, muitas vezes, pode nos tirar a atenção e a compreensão de algumas questões, e quando é algo assim, indiscriminado, que não se sabe fazer uso, pode impactar de forma negativa no aprendizado. Trata-se de uma questão de saúde pública”, afirmou o secretário.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, também falou sobre o assunto. Ela é servidora pública, graduada em Pedagogia e Geografia, pós-graduada em Filosofia e em Ensino à Distância, mestre em Ensino de Ciências do Ambiente, e possui vasta experiência em Educação Básica e Superior.

“É preciso aprender a lidar com o uso do celular como uma ferramenta tecnológica; faz parte da evolução tecnológica utilizarmos esses suportes adicionais para a vida em geral. O problema não está no aparelho celular, o problema está no uso excessivo do tempo de tela e de redes sociais, principalmente. É necessário educar nossos meninos e meninas, e esse trabalho começa na família, em casa. É uma cultura nova de e-tecnologia e, assim como essa, muitas outras vão surgir, principalmente a partir da inteligência artificial. Não é simplesmente proibir o uso do celular na escola, é orientar quanto à disciplina e à educação do processo escolar para que este recurso não atrapalhe a aprendizagem”, comentou Tânia.

Segundo a subsecretária o que atrapalha a aprendizagem é a falta de concentração, a ansiedade gerada pela disputa e a necessidade de fazer parte de grupos sociais. “É toda uma questão de natureza psicológica que vai surgir desse processo. Então a proibição do ponto de vista pedagógico é, para as escolas, um conforto, no sentido de evitar a impressão de que a escola é arbitrária. Agora os alunos entenderão que devem cumprir a lei federal”, declarou.

Tânia explicou que a lei não diz como deve ser feita a fiscalização e que também não prevê punição. “Nenhuma aula precisa voltar ao modelo antigo, mas precisamos tirar o elemento de muito poder de sedução e distração do cérebro humano, para poupar esse aluno, pelo menos no ambiente escolar. Devemos promover a educação de forma positiva, não de forma punitiva mostrar que o excesso do uso é ruim para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e isso precisa ser internalizado também por nós, adultos”, finalizou.

A legislação tem origem em projeto de lei (PL 104/15) da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A partir da sanção, fica permitido usar o celular em situações de estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior; para garantir direitos fundamentais; para fins estritamente pedagógicos; e para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

O resultado final do processo seletivo do Projeto Estação Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, será publicado na próxima quarta-feira (12), no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). ‎A Coordenação de Tecnologias Digitais encerrou a fase de entrevistas dos professores que irão atuar no projeto no dia 26 de fevereiro.

De acordo com o Edital 01/2025 de Chamamento de Professores para atuarem no Estação Educação, serão selecionados 21 educadores efetivos da Rede Municipal para trabalharem como professores de ensino virtual e outros cinco para atuarem como técnicos de gravação, conforme lembrou a coordenadora geral do projeto, Anna Karina Vieira.

“O edital reflete nosso compromisso em integrar tecnologias digitais à educação, ampliando as oportunidades de acesso ao conhecimento. Os aprovados atuarão em sistema de RET (Regime Especial de Trabalho) por um período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período”, afirmou Anna.

De acordo com a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, o Projeto Estação Educação foi criado em 2022 com o objetivo de implementar práticas pedagógicas para recuperar e recompor a aprendizagem dos alunos, principalmente no período pós-pandêmico. Atualmente, ele atua como um suporte às escolas e aos professores regentes, sendo espaço de produção de materiais didático-pedagógicos digitais e de reforço escolar, com características personalizadas, valorizando a realidade local e cultural.

“Queremos estimular o engajamento e compromisso dos docentes com a educação do município, a fim de alcançar as metas estabelecidas, despertando o sentimento de pertencimento. As aulas gravadas e publicadas são materiais autoformativos, inspirando e direcionando outros profissionais da rede municipal à linha orientadora pedagógica-tecnológica definida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ajudando a construir uma identidade coletiva em nossa rede”, explicou Tânia.

EDITAL – O edital visa criar um acervo de materiais didático-pedagógicos digitais no Portal PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente), que estão servindo de instrumentos para recomposição da aprendizagem dos alunos e também de potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando o material ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem.

O profissional selecionado participará de cursos de Formação Continuada e reuniões pedagógicas promovidas pela Coordenação do Programa. O processo de seleção para as vagas será composto por três etapas: análise curricular, avaliação de vídeos e entrevista técnica. As dúvidas acerca das informações contidas no edital deverão ser encaminhadas à comissão organizadora pelo e-mail estacao.educacao@edu.campos.rj.gov.br.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai realizar, de 10 a 14 de março, novos encontros de Formação, Alinhamento e Planejamento Pedagógico para 2025. Os encontros são voltados para professores e equipe técnico-pedagógica das unidades escolares da rede municipal de ensino, e acontecerão na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e na Universidade Estácio de Sá, sempre às 8h ou às 13h.

Os profissionais deverão realizar a inscrição no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), de acordo com disponibilidade de horário e de anos de escolaridade nos quais atuam. Acesse aqui.

As capacitações acontecem por meio da Efem. A formação da Educação Infantil vai atender os profissionais do P1, P2, G1, G2 e G3 e vai abordar o tema “Documentação Pedagógica Contextualizada: construir o conhecimento na educação infantil a partir de projetos”.

A coordenadora de Ensino de Educação Infantil, Sirlei Avila, disse que a participação dos professores da Educação Infantil nos encontros de alinhamento/ formação pedagógica é fundamental por várias razões. “Esses encontros proporcionam aos educadores a oportunidade de se atualizarem sobre novas metodologias, práticas pedagógicas e tendências educacionais. Isso é crucial para que possam aplicar abordagens inovadoras em sala de aula. Além disso, o alinhamento garante que todos estejam trabalhando com os mesmos objetivos educacionais, currículos e abordagens pedagógicas. Isso fortalece a coesão da equipe e melhora a experiência de aprendizagem dos alunos”, destacou Sirlei.

Para ela, a capacitação oportuniza, também, adquirir novas habilidades e troca de experiências com os grupos, o que pode levar a uma melhoria contínua de suas práticas.

“Os momentos de formação oferecem espaço para que os professores reflitam criticamente sobre suas práticas, identifiquem áreas de melhoria e desenvolvam estratégias para superá-las. Estes Encontros trazem novas ideias e perspectivas que renovam seu entusiasmo pela profissão. Um professor motivado impacta diretamente no aprendizado. Sabemos que quando os professores estão bem preparados e alinhados, isso reflete na qualidade do ensino e no aprendizado dos alunos, resultando em melhores resultados educacionais. É uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores e para a melhoria da prática pedagógica nas nossas creches e escolas”, acrescentou.

Já os professores do Ensino Fundamental I – 1o ao 5o ano de escolaridade – receberão formação com o tema “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): Alfabetização e Recuperação da Aprendizagem”, segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes.

“Os encontros de Formação, Alinhamento e Planejamento Pedagógico em 2025, voltados para professores e equipe técnico pedagógica das escolas, estão organizados de forma a estruturar um trabalho que traga resultados como a alfabetização na idade certa e a garantia do fluxo escolar com a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem, tendo como parâmetro a análise dos resultados das avaliações internas e externas da rede pública municipal. Todos os envolvidos no processo estão empenhados em garantir os direitos de aprendizagem dos nossos alunos”, explicou Verônica.

No dia 24 de fevereiro, a Formação de Alinhamento Pedagógico foi voltada para professores orientadores de Tecnologias Digitais e Robótica.

Os servidores da Prefeitura de Campos receberam nesta quinta-feira (27), de forma antecipada, o pagamento referente ao mês de fevereiro, conforme anunciado esta semana pelo prefeito Wladimir Garotinho. A antecipação do pagamento ocorre em virtude do Carnaval. Em mais um mês, a Prefeitura cumpre o compromisso de estar em dia com os servidores e contribui para movimentar a economia do município, injetando mais de R$ 132,8 milhões de recursos, principalmente, em setores como o comércio, entre outros, gerando emprego e renda.

Estão recebendo nesta quinta-feira servidores do quadro permanente, os concursados, que são maioria, cargos comissionados, estagiários, conselheiros tutelares e prestadores de serviço. “Para a nossa gestão, é fundamental que os servidores recebam em dia, porque, além de ser um direito, é importante também para que eles possam fazer seus planejamentos e pagamentos de seus compromissos. Conforme anunciado pelo prefeito Wladimir, o pagamento do mês de fevereiro está sendo antecipado, contribuindo para que os servidores possam passar o Carnaval com tranquilidade”, afirma o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.

Em janeiro, a Prefeitura, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, divulgou o calendário anual do pagamento do funcionalismo municipal. O objetivo é fazer com que os servidores possam se programar melhor e cumprir com seus compromissos.  Segundo o secretário, a divulgação do calendário faz parte do planejamento da secretaria, além de ser importante para o funcionalismo. De acordo com calendário, o pagamento seria efetuado na sexta-feira (28), último dia útil do mês.

“Pagar em dia é obrigação de todo empregador, mas isso é possível com responsabilidade, planejamento e valorização do servidor. Foi assim que, no início de 2021, foi possível equilibrar as contas e colocar os salários dos servidores em dia, o que estamos fazendo desde o primeiro ano de mandato do prefeito Wladimir Garotinho. Campos possui uma vasta extensão territorial e temos equipamentos espalhados em várias regiões do município, sendo eles de áreas como Saúde, Educação, Social, Esportes, Cultura, entre outros, com servidores para atender à nossa população”, informa o secretário.

Direitos pagos — Além dos pagamentos, desde 2021, a Prefeitura de Campos vem assegurando aos servidores a garantia dos seus direitos, entre eles, 13º salário em dia (com o retorno da antecipação quatro anos seguidos); Auxílio-Alimentação; pagamento do Auxílio-Funeral, das férias e rescisões, que estavam em atraso; criação do Estatuto da Guarda Civil Municipal; e adequação dos pisos de várias categorias, além de capacitação profissional e melhores condições de trabalho, com reforma de equipamentos e aquisição de veículos novos.

Foram realizados concursos públicos para várias categorias: Educador Social, Guarda Civil Municipal e mais sete categorias da área contábil. Foi concedida a equiparação salarial dos professores ao piso nacional e inaugurada a Policlínica do Servidor. Houve também o avanço das “letrinhas” (progressão horizontal), atualizada a cada dois anos e previsto no Plano de Cargos e Salários.

Manual do Servidor