logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover a Semana do Housekeeping, visando promover uma melhor organização na sede do órgão. As ações acontecerão entre os dias 2 e 4 de julho. Housekeeping é uma ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável para os funcionários e que traga retorno com maior produtividade, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas.

O subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, explicou que entre os pilares fundamentais dentro do programa housekeeping está a implantação da qualidade, produtividade e agilidade em toda a demanda de serviços prestados, além de economia aos cofres públicos.

“Nesses três dias, os servidores de todas os setores poderão colocar os possíveis materiais inservíveis no corredor para que a Zeladoria recolha e faça o descarte ou reaproveitamento adequado”, informou.

Ele lembrou que essa é uma prática já adotada em diversas organizações nas áreas privadas e estatais, em diversos países, que favorece também uma melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas a partir da promoção de espaços mais limpos e arejados.

“Pedimos que os servidores verifiquem o que não está sendo mais útil nos armários e em suas salas, visando liberar espaços e fazermos o reaproveitamento de itens e mobílias, quando possível. Tudo isso também favorece a salubridade dos setores e a limpeza no dia a dia”, completou Nilo.

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos) nascidos no mês de junho façam a prova de vida presencial. Aqueles que optarem pela forma virtual (AQUI) têm até domingo (30) para o recadastramento. O presidente do PreviCampos, Mário Filho, lembra que, na segunda-feira (1°), começa o prazo para os beneficiários nascidos em julho fazerem a prova de vida presencial ou virtual.

Mário Filho disse que 65% dos 5.300 aposentados e pensionistas, totalizando 3.400 pessoas, têm optado pela forma virtual. “Desde 2022, quando teve início o recadastramento online, temos observado um aumento gradativo nos acessos. Em 2022, o percentual chegou a 40% e agora, em 2024, 65%. A prova de vida é obrigatória e realizada anualmente entre os meses de janeiro a dezembro. Esse censo é fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão”, disse.

Quem não fizer a prova de vida dentro do mês de junho, por exemplo, só poderá realizá-la presencialmente no mês subsequente. “O pagamento de junho será depositado normalmente, mas se entrar o mês de julho e o beneficiário que nasceu em junho não tiver comparecido ao PreviCampos, o sistema irá bloqueá-lo automaticamente. O desbloqueio ocorrerá assim que ele for ao instituto”.

Se o beneficiário optar pelo atendimento presencial, ele deverá comparecer à sede do instituto, na Avenida Alberto Torres, n° 173, no Centro, das 9h às 17h, portando documento de identificação e CPF. O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC).

Os servidores da Prefeitura de Campos recebem nesta sexta-feira (28), último dia útil do mês, o salário correspondente a junho e, ainda, a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos funcionários do quadro permanente da Prefeitura e cargos comissionados, como vem sendo feito há três anos. Com esses pagamentos, estão sendo injetados mais de R$ 169 milhões na economia local, contribuindo para a geração e manutenção de empregos em setores como o comércio, construção civil, entre outros.

Ao pagar dentro do mês, o prefeito Wladimir Garotinho cumpre o compromisso assumido com os servidores de seguir o calendário estabelecido pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos. “É com planejamento e responsabilidade que vem sendo possível efetuar o pagamento em dia para os servidores da Prefeitura de Campos, desde janeiro de 2021”, destaca o secretário Fellipe Augusto Almeida.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com o servidor, realizando o pagamento dentro do mês, respeitando o calendário programado e pagando, de forma antecipada, a primeira parcela do 13º salário. Com o pagamento da folha do mês da Prefeitura e o adiantamento da primeira parte 13º, em torno de R$ 169 milhões, contribui para fazer girar a economia, contribui para a evolução do município e cumpre uma função social muito importante”, afirma o secretário.

Estarão recebendo o pagamento do mês de junho os servidores estáveis, cargos comissionados, prestadores de serviço e estagiários.

No ano passado, a Prefeitura de Campos realizou três concursos públicos contemplando várias carreiras profissionais, o que não acontecia há 11 anos. Os primeiros profissionais a serem aprovados em concurso e convocados foram os Educadores Sociais, que já estão trabalhando. “Entendemos que a realização de concurso oferece a todos a oportunidade de ingressar no serviço público tendo seus direitos assegurados e estabilidade profissional”, informa Fellipe Augusto.

O pagamento em dia dos vencimentos dos servidores, dentro do mês, além dos direitos como as rescisões, quinquênios; os auxílios, entre outros benefícios, fazem parte do programa de valorização do servidor municipal de Campos. “A Prefeitura também vem melhorando as condições de trabalho para os servidores com as obras de melhorias em equipamentos municipais, como vem acontecendo em escolas, creches, unidades de saúde, entre outros; e a aquisição de novos veículos. Ao oferecer melhores condições de trabalho, a Prefeitura também está proporcionando mais segurança aos servidores”.

Fellipe Augusto destaca que a organização da administração municipal vem sendo feita, de forma integrada, de modo a, também, atualizar e desburocratizar o serviço, com a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e do eSocial, por exemplo, que dão celeridade e transparência aos atos administrativos.

Economia – Para o economista Ranulfo Vidigal, diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a folha de pagamento da Prefeitura de Campos é muito importante para a economia. “A Prefeitura responde por cerca de 25% da massa de salários que circula mensalmente na cidade. Nesse contexto, adiantar a primeira parcela do 13º salário garante demanda agregada adicional para um dos setores mais empregadores da cidade, o comércio varejista”, informa.

Os profissionais da rede municipal de ensino autorizados a retirar o Chromebook ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) devem ficar atentos aos novos dias de entrega. Agora, os atendimentos acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), situada à Avenida Alberto Torres, 174, no Centro. Eles devem conferir os documentos necessários no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI).

A coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina de Azevedo y Oviedo, lembrou que os profissionais que tiverem qualquer intercorrência com os Chromebooks e os tablets devem comparecer à sede da Efem, sala 6, para ser orientado pela equipe de suporte.

“Os professores substitutos que tiveram o contrato encerrado com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia devem devolver o equipamento no mesmo local, de modo que os novos profissionais convocados no processo seletivo possam garantir a continuidade do atendimento à rede”, explicou Anna.

É a primeira vez na rede municipal de ensino que as tecnologias chegam, de fato, para profissionais e alunos, a partir de diferentes frentes de trabalho. A Prefeitura de Campos implantou o Programa de Inclusão e Educação Digital por meio do qual já foram entregues mais de 3.410 Chromebooks a profissionais da Educação.

Além disso, 59 unidades escolares foram contempladas com novos Laboratórios de Tecnologias Digitais. Juntas, essas unidades receberam, até o momento, 1.075 Chromebooks.

Não apenas os professores estatutários receberam o equipamento, mas também os professores substitutos, além dos pedagogos, auxiliares de secretaria, diretores e diretores adjuntos das unidades escolares, ocupantes de função gratificada, e comissionados integrantes da estrutura organizacional da Seduct. A medida integra a política de valorização profissional da Seduct.

A Policlínica do Servidor irá receber diversas ações ao longo do segundo semestre de 2024 em parceria com Clube do Dentinho Saudável, programa do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre elas, está a ação especial da próxima segunda-feira (24).

Segundo uma das supervisoras do Dentinho Saudável, Conceição Luísa Santos, na ação será realizada uma palestra, ministrada por dentistas do Dentinho Saudável, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, em especial de idosos, pois além de possibilidade de fratura em todo o corpo, quando a face é atingida pode trazer consequências para mastigação, afetando a alimentação da pessoa e possivelmente alterando respiração.

“As dicas que serão passadas são voltadas para os riscos e formas que evitem a queda, considerando a importância de envelhecer com saúde e dignidade. As consequências odontológicas podem ser sérias, envolvendo fratura de ossos, fratura dos dentes, causar feridas na boca com sangramento abundante e fratura de próteses, com risco de asfixia”, destacou Conceição.

De acordo com o encarregado da Policlínica do Servidor, Carlos Roque da Silva, a unidade realizou um total de 6.430 atendimentos de janeiro até o momento. Dentre os serviços mais procurados, as aferições de pressão totalizaram 1.550 atendimentos. “A unidade oferece opções diversificadas de especialidades médicas, como endocrinologia, dermatologia, ginecologia e cardiologia. Além das consultas médicas, a instituição oferece serviços de fisioterapia, coleta de sangue, exames laboratoriais, papanicolau e atendimento pediátrico”, disse Carlos Roque.

O diretor do Departamento Odontológico, José Luiz Oliveira, comemora a excelente parceria com a Policlínica do Servidor. “Essa parceria cumpre com a premissa do governo Wladimir Garotinho de cuidar da saúde bucal das pessoas e enfatizar as ações de promoção, prevenção e educação em saúde, além de oferecer tratamento odontológico completo”, afirmou.

O servidor público, Marcos Oliveira, foi até a Policlínica no início desse mês e parabenizou a equipe pelo atendimento recebido. “Tanto na parte administrativa, quanto no atendimento médico e odontológico, todos os profissionais merecem os parabéns pelo atendimento que me ofereceram. Agradeço a todos da Policlínica pelo carinho e atenção”, disse Marcos.

PROGRAMAÇÃO DA POLICLÍNICA

Junho

24/06- Dia Mundial de Prevenção de Quedas (em especial de idosos)

Julho

16/07 e 18/07- Ações do Dia do aniversário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Agosto

12/08- Ação do Dia Nacional da Saúde

Setembro

23/09- Ação do Dia Nacional do Idoso

Outubro

03/10- Ação do Dia Mundial do Dentista (data de criação do 1° curso de odontologia)

21/10- Ação do Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista (data de criação do 1° curso no Brasil)

Novembro

4/11- Ação da Semana de Prevenção de Câncer Bucal

Dezembro

02/12- Ação do Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Manual do Servidor