logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Prefeitura de Campos convoca os candidatos aprovados no concurso público do Programa Saúde da Família (PSF) de 2008 para a etapa de assinatura dos documentos de posse. O processo será realizado entre os dias 15 e 26 de setembro, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 161/185, Centro.

A convocação contempla 127 novos servidores, que serão admitidos para atuar nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e Técnico em Higiene Dental.

Organização da etapa

Para garantir a ordem e o fluxo no atendimento, serão distribuídas 15 senhas por dia, no horário de 9h às 15h.

A apresentação da documentação é obrigatória mesmo para aqueles que já compareceram em etapas anteriores, pois diversas certidões possuem prazo de validade e precisam ser reapresentadas atualizadas.

Documentação necessária

Os candidatos deverão comparecer com os documentos originais e cópias. Entre os documentos exigidos estão:

– Documento de identidade (RG) e CPF;

– Comprovante de residência atualizado;

– Carteira de Trabalho (frente e verso da foto);

– Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral;

– Certificado de Reservista (para homens de 18 a 45 anos);

– Certidões de nascimento ou casamento, além de certidão dos filhos menores de 14 anos (com CPF);

– Cartão de vacinas do candidato e dos filhos menores de 5 anos;

– Cartão PIS/PASEP;

– Última declaração de Imposto de Renda ou declaração de bens e valores;

– Certidões negativas atualizadas (Detran, Justiça Federal, Polícia Federal, Justiça Estadual e Improbidade Administrativa).

Para os cargos de Técnico de Enfermagem, também serão exigidos:

– Diploma ou certificado de conclusão do curso correspondente;

– Carteira do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ) com recibo atualizado

Próximas etapas

Após a entrega da documentação, os Agentes Comunitários de Saúde participarão de curso de formação.

A Prefeitura informa ainda que haverá novas convocações para preenchimento das vagas remanescentes, com data a ser divulgada oportunamente.

O não comparecimento dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito à nomeação.

Entre corredores silenciosos e prateleiras cheias de documentos, o Arquivo da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital guarda muito mais do que fichas funcionais: ele preserva a memória institucional da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e a história de milhares de servidores que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Considerado um dos setores mais estratégicos da Secretaria, o Arquivo reúne pastas funcionais, registros financeiros, processos licitatórios e administrativos. Atualmente, são cerca de 20.556 fichas físicas e digitais de servidores ativos – entre efetivos, aposentados, pensionistas, comissionados e estagiários. E, aproximadamente 40,2 mil fichas de ex-servidores (desligados e falecidos). Entre os documentos, está a ficha funcional mais antiga, datada de agosto de 1961, pertencente a uma servidora do extinto cargo de assistente nível X que atuou no município.

Mais do que um espaço de guarda, o Arquivo é um pilar de referência da Prefeitura. A cada dia, ele assegura a organização, a integridade e a acessibilidade dos documentos que registram a trajetória da gestão pública municipal.

Modernização e futuro digital

Atento às transformações tecnológicas, o setor passa por um processo de modernização desde agosto de 2023 com a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), que permite a digitalização e o gerenciamento eletrônico de documentos. A iniciativa garante mais segurança, agilidade e preservação dos registros, sem deixar de valorizar a história contida em cada papel arquivado.

“O Arquivo sempre será o guardião da memória da Prefeitura. Com o Suap, damos um passo importante para o futuro, preservando o passado também em formato digital”, destacou o secretário da pasta, Wainer Teixeira.

A história que também é feita de pessoas

O Arquivo não é apenas um espaço de documentos, é também feito por servidores que dedicam suas vidas à preservação da memória. É o caso de Wellington Luiz, que há 20 anos atua no setor e se tornou referência pela experiência e cuidado no trato com os registros.

“Já ajudei filhos a encontrarem documentos dos pais falecidos e localizei fichas de uma época em que nem computador existia na Prefeitura. Cada ficha tem uma história. Para mim, não é apenas um trabalho, é a realização de uma vida”, afirma.

E entre tantas histórias que já passaram por suas mãos, uma delas tem um significado ainda mais profundo: a da própria mãe, Regina Célia Campos, ex-servidora, cuja ficha também está preservada no Arquivo. Para Wellington, essa descoberta reforça o valor do trabalho que realiza todos os dias.

“É emocionante saber que a memória da minha mãe está guardada aqui, no mesmo lugar onde eu dedico a minha vida profissional. É como se, de alguma forma, eu continuasse a trajetória dela dentro da Prefeitura”, compartilha.

O compromisso de Wellington simboliza o papel do Arquivo como guardião da história coletiva. Enquanto os papéis se transformam em bytes, a missão de preservar a memória institucional continua firme, assegurando que o passado, o presente e o futuro da gestão pública caminhem juntos.

O prefeito Wladimir Garotinho e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campos, vereador Marcelo Feres, anunciaram, nessa segunda-feira (8), duas boas notícias para a educação de Campos. O chefe do Executivo vai enviar à Câmara dois projetos de lei: o primeiro trata da mudança de nível dos auxiliares de secretaria da rede municipal de ensino. A medida vai contemplar cerca de 210 servidores, que passarão do nível 7 para o nível 10. O segundo projeto trata da criação de cerca de mil vagas para a área, por meio de concurso público.

O anúncio foi feito pelas redes sociais, logo após reunião do prefeito com o vereador; com o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira; com a subsecretária Executiva, Karina Crespo; e com o subprocurador de Assuntos Legislativos e Institucionais do Município, Bruno Azevedo Gomes.

“São duas notícias extraordinárias. Estamos mandando para a Câmara de Vereadores duas leis importantes: a primeira delas reorganiza o quadro de pessoal da Prefeitura e cria mil vagas para concurso. O tão sonhado concurso da Educação está prestes a acontecer. E a segunda boa notícia é para os auxiliares de secretaria, um compromisso antigo que o professor Marcelo fez em meu nome a todos vocês, e vamos elevar o nível para fazer justiça com 210 auxiliares, que estão no dia a dia dentro das nossas escolas nos ajudando a educar as nossas crianças. Com isso, também estamos valorizando essa classe trabalhadora e elevando seu nível na carreira. É assim, passo a passo, que vamos fortalecendo nossa educação e garantindo um futuro melhor para nossos alunos e profissionais. Parabéns, professor, pela luta!”, afirmou o prefeito.

O vereador iniciou o diálogo com a categoria dos auxiliares de secretaria enquanto ainda era o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia. “Com esses dois novos compromissos, a sua gestão fica marcada como a melhor gestão para a educação. Muito obrigado. E eu, como presidente da Comissão de Educação, sairei daqui com esse projeto de lei para que o nosso presidente da Câmara possa pautar o quanto antes, de modo que esse resultado vire verdade na nossa cidade. Desejo, sinceramente, que nossas crianças e adolescentes sejam as maiores beneficiárias dessa transformação pela qual a educação de Campos está passando! Parabéns ao prefeito e a todos os servidores e colaboradores que atuam na educação municipal!”, completou.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, afirmou que haverá, ainda, no próximo ano, a ampliação da Jornada de Trabalho de Professores para 30 horas semanais, a fim de dar mais tempo aos professores na escola, melhorando o suporte pedagógico aos alunos e dedicando tempo ao planejamento e organização pedagógica.

“A lei está indo para a Câmara visando ampliar o número de vagas do quadro de magistério para que possamos fazer o concurso, porque hoje nós não podemos fazer o certame antes de ter o quadro de vagas definido. Essa é uma demanda importante, que estamos cumprindo, para melhor atender as demandas da rede pública de ensino. Com isso, a gente vai conseguir, não só ter mais tempo de permanência do professor na escola para dar melhor suporte pedagógico para os alunos, como regularizar o tempo destinado às atividades sem interação do educando, que contribuem tanto para o melhor desempenho escolar, porque envolve o professor em tempo de atividade, de planejamento e organização pedagógica, que contribui para melhorar o aprendizado dos alunos”, informou a secretária.

A auxiliar de secretaria, Regilene Rangel, agradeceu. “Muito obrigada pelo tão sonhado reconhecimento de nossa classe de Auxiliares de Secretaria. Deus os abençoe!”. Outro servidor, Cesar Manhães Gomes, também comentou: “Muito obrigado, amigo e vereador Professor Marcelo Feres, pela conquista desta melhoria para os auxiliares de secretaria! O senhor tem palavra! Prometeu e cumpriu!”, destacou.

A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) preparou para setembro uma programação diversificada de cursos e seminários voltados para professores e profissionais da educação de Campos. As atividades, que seguem até o fim do mês, abordam desde a integração entre disciplinas e arte até reflexões sobre inteligência artificial e alfabetização, oferecendo momentos de atualização e troca de experiências.

Para o dia 8 está programado o curso Formação pela Escola, certificado pelo MEC. A proposta, com carga horária de 60 horas, tem como foco o Censo Escolar e é voltada para profissionais da educação, conselheiros municipais e comunidade em geral interessada em compreender as ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A tutoria ficou a cargo de Átima Zoraide.

No dia 11, professores de Arte do 8º e 9º anos participam do curso Disciplinas e Arte: uma união necessária, ministrado pelo professor Edielson Alves Fernandes, especialista em ensino de Arte e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A formação busca reforçar a importância do diálogo entre áreas do conhecimento e o papel da arte como eixo de integração.

Já nos dias 17 e 18, a atenção se volta para o IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais, realizado em parceria com a IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. O evento conta com palestras, painéis e oficinas em diferentes espaços da cidade, como o Teatro Trianon, o auditório do IFF e a própria sede da Efem. Entre os destaques, as formações a cargo de Nicole Stallivieri, sobre neurociência e prática docente em tempos de inteligência artificial, e de Emilly Fidelix, que trata das convergências entre IA e aprendizagem ativa. Outro destaque é o painel “Conectados demais? A infância nas telas digitais”, mediado por Eliana Crispim, que abre espaço para um debate sobre desafios contemporâneos da educação.

No campo das ciências exatas, professores da rede poderão participar, no dia 18, dos Minicursos para o Ensino de Física, no IFF campus Centro. A atividade traz a proposta “STEAM sobre Termodinâmica”, apresentada pelas mestrandas Adriana Guedes Batista e Verônica Machado Silva, destacando metodologias inovadoras, como o estudo de caso para os níveis fundamental e médio.

Encerrando a agenda, no dia 23 de setembro, professores do 2º ano do Ensino Fundamental terão a formação “Do dado à prática: o 2º ano em foco pelo Alfabetiza RJ”, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O encontro contará com palestras de Vivian Pereira, Viviane Terra, Viviane Pereira e Jossana Bartolazzi, trazendo reflexões práticas para fortalecer os processos de alfabetização.

Para a gerente da Efem, Talita Ernesto, a diversidade de formações oferecidas reflete o compromisso da instituição em acompanhar os desafios da educação contemporânea. “Nosso objetivo é apoiar os educadores com ferramentas práticas e discussões atuais, que dialoguem com as necessidades da sala de aula e contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou.

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital, por meio da Gerência de Desenvolvimento Profissional, em parceria com os setores de Serviço Social e Psicologia, segue avançando com o projeto Círculo do CuidaRH, iniciativa voltada ao cuidado com a saúde mental, o bem-estar e a valorização dos servidores públicos do município.

Nessa segunda-feira (1), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) recebeu mais uma roda de conversa psicossocial, marcada por momentos de escuta, acolhimento e troca de experiências entre os servidores. A atividade integra a proposta do Círculo do CuidaRH de promover espaços descentralizados, nos quais o servidor possa refletir sobre sua vivência no ambiente de trabalho e encontrar apoio quando necessário.

“Cuidar de quem cuida é uma prioridade para a nossa gestão. O Círculo do CuidaRH é um espaço onde o servidor pode se expressar, ser ouvido e ser acolhido. É uma ferramenta potente de valorização humana e fortalecimento da rede de apoio psicossocial dentro do serviço público municipal”, destacou Wilson Heidenfelder, gerente de Desenvolvimento Profissional e responsável pelo projeto.

A proposta do projeto é itinerante, sendo levada às diversas secretarias, autarquias e fundações do município, conforme as demandas encaminhadas pelos setores de Recursos Humanos. O foco é proporcionar escuta qualificada e, sempre que necessário, encaminhamento para acompanhamento psicossocial por meio dos serviços da própria Secretaria de Gestão de Pessoas.

Na Secretaria de Gestão, os encontros do Círculo do CuidaRH passarão a acontecer na última sexta-feira de cada mês, consolidando uma rotina de cuidado e atenção à saúde mental no ambiente de trabalho.

“A gente reafirma o compromisso de construir uma gestão mais humanizada, saudável e integrada, com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento profissional e à valorização contínua dos servidores municipais”, afirma o secretário da pasta, Wainer Teixeira.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.