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Uma comitiva de servidoras da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) foi recebida na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, nesta quinta-feira (18), para falar sobre a regulamentação da Lei 9.327, de 7 de julho de 2023, que estabelece a alteração da carga horária para os cargos de psicólogo, assistente social e pedagogo, de 20 para 30 horas semanais, dos servidores concursados ativos, efetivos e estáveis da FMIJ. Na ocasião, as profissionais agradeceram a conquista.

A pedagoga Lucienne Beatriz Oliveira Soares e as assistentes sociais Adriana Paiva Pereira, Josilda Trajano e Dirlei da Silva Rosa foram recepcionadas pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Felipe Augusto, e pela subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga.

“As soluções e pontos positivos de avanço são construídos sempre a muitas mãos, com muita conversa, muito estudo, transparência e responsabilidade. É um pleito já antigo, gerado em segurança, porque o cumprimento dessa carga horária exigida por lei federal se dava por meio de pagamento de hora extra. A carga horária foi alterada definitivamente para 30 horas e, com isso, a gente não só atende a um pleito dos servidores, como também passa a estar atendendo plenamente à legislação federal que rege o serviço realizado pelas unidades de acolhimento da Fundação da Infância. A nossa alegria é muito grande por conceder mais uma conquista ao servidor, dentre tantas outras que já realizamos. Os avanços são significativos, mas a gente reconhece que muito há por fazer ainda e a gente vai trabalhar para isso”, afirmou Felipe.

A pedagoga Lucienne Beatriz agradeceu à Secretaria de Administração pelo acolhimento e orientação. “Como servidora pública municipal desde 1990, queria agradecer e elogiar todos os méritos da Secretaria de Administração, na figura do professor Wainer, que durante esse processo todo da gestão de Wladimir, desde o primeiro ano, acolheu a comissão, orientou dentro dos trâmites legais possíveis para a conquista dessa segurança para os servidores da Fundação da Infância. Esse é um pleito antigo, desde 2015 estamos na luta e foi feito a partir de um processo de 2022”, disse.

A alegria foi compartilhada pela assistente social Josilda Trajano. “Esse é um momento de muita alegria para a gente enquanto servidor da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Porque, enquanto funcionários de acolhimento principalmente, desde 2009, quando foram publicadas as orientações para os serviços de acolhimento, a gente colocou essa necessidade para a gestão da ampliação dessa carga horária para 30 horas. E a gestão da prefeita Rosinha, em 2015, ficou muito atenta a essa demanda, e o presidente da Fundação à época, junto ao secretário de Administração, criou uma comissão. E a gente iniciou essa discussão não só para atender os servidores, mas para atender a uma necessidade dos serviços de acolhimento da Fundação, que precisam de visita aos finais de semana, nos feriados. Então, a gente atende à legislação e abre um precedente para os próximos concursos da Fundação, que já serão provavelmente dentro dessa carga horária de 30 horas”, comentou Josilda.

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos no mês de abril têm até o dia 30 para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

“Os nascidos no mês de abril têm essas duas opções, presencial ou on-line, sendo que o sistema on-line está sendo muito bem aceito pelos aposentados e pensionistas, pois evita o deslocamento e é mais rápido”, disse o diretor-presidente do PreviCampos, Mario Filho.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios entre outros.

O segundo ciclo de palestras do “FMS Capacita”, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, nessa quarta-feira (17). O evento, em sintonia com o “Abril Verde”, teve como tema “Saúde e Segurança no Trabalho: Como Reduzir os Riscos de Acidentes?”. Renomados profissionais, como Patrícia Pandolfi, Luciana Araújo, Rodrigo Rodrigues, Camila Castro e Bianca Saraiva, compartilharam informações cruciais sobre riscos biológicos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e prevenção de acidentes ocupacionais.

O ciclo de palestras não apenas ofereceu conhecimento especializado, mas também enfatizou a importância da valorização dos colaboradores, como destaca a diretora de recursos humanos da FMS, Adriana Barreto. “É um mês em que foi escolhido devido a um acidente em que morreram 78 pessoas numa mina de carvão. Então, é quando a gente faz toda essa mobilização para que haja uma diminuição do número de acidentes de trabalho, porque isso acaba afetando a empresa como um todo, a vida das pessoas. Que cada participante seja um multiplicador do conhecimento adquirido, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro e saudável”, afirmou.

O enfermeiro e coordenador do Centro de Doenças Infecto Parasitárias (CDIP), Rodrigo Rodrigues, palestrou sobre a importância da prevenção e do cuidado ao lidar com resíduos, destacando o fluxo de atendimento de acidentes biológicos e a profilaxia pós-exposição (PEP) como medidas essenciais para evitar a transmissão do vírus do HIV.

“É fundamental que todos os profissionais estejam cientes dos procedimentos e dos locais de atendimento disponíveis, especialmente dentro do prazo de 72 horas para o início da profilaxia. No caso de acidentes biológicos, como exposição a materiais contaminados, e, ainda, violência sexual, é crucial procurar atendimento imediato em locais como o Hospital Ferreira Machado ou as UPHs, que oferecem assistência 24 horas por dia em todo o município. Nosso objetivo é garantir que todos os trabalhadores tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados necessários em situações de emergência relacionadas à saúde ocupacional”, comentou o coordenador.

Mais de 100 profissionais dos hospitais gerenciados pela FMS participaram do evento. Como incentivo, receberam um kit contendo bloquinhos de anotação, canetas, certificado e um folder informativo. Além disso, ao término das palestras, desfrutaram de um coffee break.

“O “FMS Capacita” tem como objetivo unificar as atividades voltadas para capacitação e atualizações dos servidores da Fundação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço prestado à população. A iniciativa, que teve início em 2023, continua a ganhar destaque e relevância, promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde em Campos”, comentou a responsável pelo FMS Capacita, Susana Linhares.

A Lei Municipal n° 9.327, de 07 de julho de 2023, que estabelece a alteração da carga horária para os cargos de psicólogo, assistente social e pedagogo, de 20 para 30 horas semanais, dos servidores concursados ativos, efetivos e estáveis da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), foi regulamentada através do Decreto n° 98/2024, publicado no Diário Oficial (DO) do município desta terça-feira (16).

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, destacou que essas conquistas são bem importantes para os servidores. “Entendemos que as necessidades são muitas e a secretaria é solidária à luta de todos, mas tem feito isso com muito cuidado, prudência, responsabilidade e transparência. O diálogo é aberto e mantido constantemente com os sindicatos e grupos que se organizam separadamente por classe. Atendemos, conversamos e, juntos, vamos construindo a solução”, disse.

Já a subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga, explicou que a adequação da jornada de trabalho da equipe técnica da FMIJ se deu em função da demanda atual destes profissionais nos atendimentos dos acolhimentos da Fundação.

“Essa adequação vem ao encontro de uma necessidade real e eficaz para o bom funcionamento das unidades de acolhimentos da Fundação da Infância e da Juventude, pois os profissionais já realizavam jornada extraordinária de fato e de forma reiterada, há muitos anos. A reestruturação foi construída através de reuniões com a própria FMIJ, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e as gerências dos acolhimentos, que culminou na Lei 9.327, de 07 de julho de 2023, criando e extinguindo cargos e estabelecendo nova carga horária para a equipe técnica da instituição”.

Karina disse, ainda, que o benefício é para os servidores concursados da Fundação e que estejam em plena atividade nos cargos específicos. “Com a publicação do decreto, a FMIJ irá publicar Portaria de convocação e os servidores deverão ingressar com um processo administrativo na própria FMIJ, solicitando a alteração da carga horária, que, por enquanto, será opcional, uma vez que fizeram concurso para 20 horas. Somente quando novos concursos forem realizados é que ela deixará de ser opcional, pois a citada lei de reestruturação da Fundação já informa a nova carga horária”.

O secretário Fellipe Augusto ressalta: “Desde o início da gestão, o governo do prefeito Wladimir Garotinho tem buscado valorizar cada vez mais os servidores. O plano de cargos e salários foi desbloqueado; a Prefeitura voltou a conceder reajuste salarial depois de anos; o pagamento dos salários é feito dentro do mês corrente; e tem realizado concursos públicos como o da própria Fundação da Infância, da Guarda Civil Municipal e da Administração Direta”.

Foi divulgado nesta terça-feira (16) o edital de convocação (AQUI) para matrícula no curso de formação dos candidatos aprovados e classificados para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, do concurso público da Administração Direta da Prefeitura de Campos. A prova objetiva do concurso, que ofereceu 85 vagas para os cargos de Técnico Fazendário, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Assistente de Controle Interno, Analista de Controle Interno, Contador e Analista de Sistemas, aconteceu em 14 de janeiro deste ano.

Estão sendo convocados os 35 primeiros candidatos aprovados e classificados. Eles deverão, obrigatoriamente, realizar a matrícula para o curso através do link específico que será disponibilizado AQUI, na página do Instituto Consulplan,  no período de 24 de abril a 06 de maio.

Para a matrícula, o candidato deverá preencher todos os dados solicitados no formulário eletrônico, realizar o upload de foto 3×4 recente e, ainda, manifestar seu interesse pela participação no curso de formação. Somente será considerada a matrícula do candidato que preencher corretamente e completamente o requerimento online, inclusive, com o envio correto de fotografia e eventuais documentos solicitados.

Não haverá segunda chamada para a matrícula do curso de formação. Será eliminado do concurso, o candidato que deixar de efetuar a matrícula. A publicação da listagem dos candidatos matriculados está prevista para o dia 14 de maio. Aquele que tiver dificuldades ou dúvidas sobre o processo de matrícula poderá saná-las através dos canais de atendimento, pelo telefone 0800-100-4790 ou através do “Fale Conosco” disponível no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

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