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A Prefeitura de Campos lançou nesta segunda-feira (10) o edital do XXII Exame de Seleção para admissão ao estágio profissionalizante da Procuradoria-Geral do Município. As inscrições gratuitas começam nesta terça (11) e seguem até o dia 21 de março, e não serão prorrogadas. A prova será realizada no dia 6 de abril. O processo de seleção para estagiários faz parte do Programa “Primeira Chance”, que visa possibilitar e assegurar aos jovens a vivência profissional, bem como a experiência de atuar em novos ambientes através de formas diversificadas de sociabilidade.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Procuradoria-Geral do Município, localizada na Rua Coronel Ponciano Azevedo Furtado, 47, no Parque Santo Amaro. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h, diariamente, excluindo sábados, domingos e feriados. Poderão se inscrever universitários do curso de Direito que no momento da inscrição estiverem cursando do 6º ao 9º período.

“A importância desse processo é promover a entrada do estagiário de Direito na área profissional, na área jurídica. E na Procuradoria ele vai aprender a peticionar, a lidar com processos, ir ao Fórum, ir ao Tribunal, várias atividades que ele vai aprender. O que os estudantes só veem nos livros, poderão ver na prática também”, explicou o diretor de Processos Contencioso da Procuradoria, José Quintino Barreto Neto.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher um formulário com dados pessoais e anexar os seguintes documentos: declaração expedida pela instituição de ensino na qual está matriculado, devendo constar, inclusive, se o aluno sofreu ou não penalidade disciplinar; cópia da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência; declaração a ser fornecida pela Procuradoria-Geral do Município, no ato da inscrição, e devidamente assinada pelo candidato, assumindo integral responsabilidade pela veracidade das informações, afirmando ciência quanto às sanções cíveis e criminais decorrentes da falsa declaração. Também deverão ser entregues, no ato da inscrição, duas fotos 3×4 e o currículo resumido.

O XXII Exame de Seleção também prevê vagas destinadas para estágio social e para pessoas com deficiência. O processo seletivo será compreendido de três fases, sendo prova objetiva, análise curricular e entrevista. O edital completo pode ser conferido na edição do Diário Oficial desta segunda (AQUI).

O Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, ao lado do secretário municipal de Fazenda, Carlos Roberto Santos Júnior, recebeu nessa quinta-feira (6) um grupo de aprovados no concurso promovido pela Prefeitura de Campos no ano de 2023, para os cargos de Auditor Fiscal, Técnico Fazendário, Contador, Analista de Controle Interno, Analista de Sistema e Assistente de Controle Interno. No mês passado, o Secretário se reuniu com um outro grupo de aprovados, com o mesmo objetivo: dirimir dúvidas.

“Esta reunião foi para tranquilizar os candidatos quanto à homologação de seu concurso, que deve acontecer ainda dentro deste mês. Logo depois da homologação eles serão chamados para fazerem seus exames admissionais, além de entregar documentação. Depois dessa fase, teremos então a posse com uma cerimônia que a gente procura sempre fazer, na verdade, uma integração, contando com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, do vice-prefeito Frederico Paes, entre outras autoridades”, explicou o secretário, que acrescenta:

— É importante deixar claro que a necessidade imperativa do concurso é do município, que precisa que os concursados integrem os quadros de servidores. No caso do concurso para auditor fiscal, este se prolonga um pouco mais, tendo em vista que há uma lei que deverá ser remetida à Câmara de Vereadores para votação, o que justifica a necessidade de prazo adicional. Diferente dos outros cargos que poderão ser chamados tão logo o concurso seja homologado — finalizou o secretário.

EXPECTATIVA

O contador João Pedro de Almeida Reis, um dos aprovados, falou sobre a reunião e expectativa para o trabalho: “Foi importante para saber qual o planejamento da administração, ter uma previsão do que a gente pode esperar para se planejar e poder tomar posse para trabalhar o quanto antes, que é a demanda de todo mundo. A gente recebeu uma posição do que é esperado e vamos acompanhar, continuar se comunicando para saber como vai ser”, finaliza o contador, ao lado de três outros aprovados.

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em março têm até o dia 31 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de fevereiro deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.

O governo federal sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. Para orientar profissionais e alunos quanto ao assunto, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai promover uma campanha de conscientização e orientação, visando alertar sobre os prejuízos do uso excessivo de telas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O tema da campanha será “Vida além da tela”, de acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. A medida incluirá debates em escolas; vídeos com orientação de especialistas, como educador físico, psiquiatra e psicólogo; apresentações teatrais; entre outros.

“Vamos comunicar da forma mais adequada possível. Nosso grande esforço é para não afastar as crianças do ambiente tecnológico; o que não queremos é que a ansiedade e depressão façam parte da vida delas, mas que a tecnologia seja utilizada de forma saudável, e a participação dos pais será fundamental”, informou o secretário.

Para ele, é extremamente importante falar sobre o assunto. “Na França, desde 2018, aproximadamente, se interrompeu o uso do celular nas escolas e, mais recentemente, outros países também estão fazendo isso. E em pesquisas recentes no Brasil, mais de 80% dos pais de alunos entrevistados identificaram que, de fato, não é saudável para as crianças estarem utilizando o celular. Eu entendo que nós estamos no caminho, e no âmbito da nossa rede municipal de Campos, promovemos o uso da tecnologia com o propósito pedagógico, como a lei defende”, disse Marcelo.

Ele acrescentou que a tecnologia na educação tem seu espaço, e, por isso mesmo, a Seduct distribuiu cerca de 8 mil tablets para o Projeto de Inclusão e Educação Digital, visando eliminar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade da Educação em Campos.

“Mas a tecnologia não pode ser usada como instrumento que vai aumentar a ansiedade e a depressão dos alunos, e é isso que vamos continuar conversando com nossos gestores, alunos, profissionais e pais, no retorno das aulas, a partir do mês de fevereiro. Já utilizamos os tablets apenas em caráter pedagógico e, agora, precisamos intensificar o trabalho de conscientização quanto aos celulares pessoais. Sabemos que qualquer distração, muitas vezes, pode nos tirar a atenção e a compreensão de algumas questões, e quando é algo assim, indiscriminado, que não se sabe fazer uso, pode impactar de forma negativa no aprendizado. Trata-se de uma questão de saúde pública”, afirmou o secretário.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, também falou sobre o assunto. Ela é servidora pública, graduada em Pedagogia e Geografia, pós-graduada em Filosofia e em Ensino à Distância, mestre em Ensino de Ciências do Ambiente, e possui vasta experiência em Educação Básica e Superior.

“É preciso aprender a lidar com o uso do celular como uma ferramenta tecnológica; faz parte da evolução tecnológica utilizarmos esses suportes adicionais para a vida em geral. O problema não está no aparelho celular, o problema está no uso excessivo do tempo de tela e de redes sociais, principalmente. É necessário educar nossos meninos e meninas, e esse trabalho começa na família, em casa. É uma cultura nova de e-tecnologia e, assim como essa, muitas outras vão surgir, principalmente a partir da inteligência artificial. Não é simplesmente proibir o uso do celular na escola, é orientar quanto à disciplina e à educação do processo escolar para que este recurso não atrapalhe a aprendizagem”, comentou Tânia.

Segundo a subsecretária o que atrapalha a aprendizagem é a falta de concentração, a ansiedade gerada pela disputa e a necessidade de fazer parte de grupos sociais. “É toda uma questão de natureza psicológica que vai surgir desse processo. Então a proibição do ponto de vista pedagógico é, para as escolas, um conforto, no sentido de evitar a impressão de que a escola é arbitrária. Agora os alunos entenderão que devem cumprir a lei federal”, declarou.

Tânia explicou que a lei não diz como deve ser feita a fiscalização e que também não prevê punição. “Nenhuma aula precisa voltar ao modelo antigo, mas precisamos tirar o elemento de muito poder de sedução e distração do cérebro humano, para poupar esse aluno, pelo menos no ambiente escolar. Devemos promover a educação de forma positiva, não de forma punitiva mostrar que o excesso do uso é ruim para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e isso precisa ser internalizado também por nós, adultos”, finalizou.

A legislação tem origem em projeto de lei (PL 104/15) da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A partir da sanção, fica permitido usar o celular em situações de estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior; para garantir direitos fundamentais; para fins estritamente pedagógicos; e para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

O resultado final do processo seletivo do Projeto Estação Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, será publicado na próxima quarta-feira (12), no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). ‎A Coordenação de Tecnologias Digitais encerrou a fase de entrevistas dos professores que irão atuar no projeto no dia 26 de fevereiro.

De acordo com o Edital 01/2025 de Chamamento de Professores para atuarem no Estação Educação, serão selecionados 21 educadores efetivos da Rede Municipal para trabalharem como professores de ensino virtual e outros cinco para atuarem como técnicos de gravação, conforme lembrou a coordenadora geral do projeto, Anna Karina Vieira.

“O edital reflete nosso compromisso em integrar tecnologias digitais à educação, ampliando as oportunidades de acesso ao conhecimento. Os aprovados atuarão em sistema de RET (Regime Especial de Trabalho) por um período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período”, afirmou Anna.

De acordo com a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, o Projeto Estação Educação foi criado em 2022 com o objetivo de implementar práticas pedagógicas para recuperar e recompor a aprendizagem dos alunos, principalmente no período pós-pandêmico. Atualmente, ele atua como um suporte às escolas e aos professores regentes, sendo espaço de produção de materiais didático-pedagógicos digitais e de reforço escolar, com características personalizadas, valorizando a realidade local e cultural.

“Queremos estimular o engajamento e compromisso dos docentes com a educação do município, a fim de alcançar as metas estabelecidas, despertando o sentimento de pertencimento. As aulas gravadas e publicadas são materiais autoformativos, inspirando e direcionando outros profissionais da rede municipal à linha orientadora pedagógica-tecnológica definida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ajudando a construir uma identidade coletiva em nossa rede”, explicou Tânia.

EDITAL – O edital visa criar um acervo de materiais didático-pedagógicos digitais no Portal PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente), que estão servindo de instrumentos para recomposição da aprendizagem dos alunos e também de potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando o material ao alcance de toda comunidade educativa e de todos aqueles que desejarem.

O profissional selecionado participará de cursos de Formação Continuada e reuniões pedagógicas promovidas pela Coordenação do Programa. O processo de seleção para as vagas será composto por três etapas: análise curricular, avaliação de vídeos e entrevista técnica. As dúvidas acerca das informações contidas no edital deverão ser encaminhadas à comissão organizadora pelo e-mail estacao.educacao@edu.campos.rj.gov.br.

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