logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

Garantindo uma gestão participativa e transparente, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai criar uma Comissão de Matrícula 2026 da Rede Municipal de Ensino, com a participação de servidores que atuam nas unidades escolares. O objetivo é fortalecer a participação das escolas e creches na construção do processo de matrícula, garantindo que diretores e auxiliares de secretaria contribuam ativamente com sugestões, ajustes e definições estratégicas para o planejamento do próximo ano letivo.

Os interessados deverão realizar inscrição por meio de formulário on-line (AQUI) nesta quinta (22) e sexta-feira (23). A divulgação das candidaturas homologadas ocorrerá na segunda-feira (26), a partir das 15h, e a votação será realizada na terça (27). Já o resultado final será divulgado na quarta-feira (28).

Segundo a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, a comissão contará com representantes de diferentes segmentos da rede, assegurando ampla representatividade territorial e pedagógica: diretor(a) de creche urbana; diretor(a) de creche rural; diretor(a) de escola urbana (Educação Infantil e Ensino Fundamental); diretor(a) de escola rural (Educação Infantil e Ensino Fundamental); diretor(a) de escola quilombola; diretor(a) de unidade com oferta de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e auxiliares de secretaria.

“O Ofício Circular com todas as orientações foi encaminhado por e-mail institucional. Ampliar a participação das unidades escolares na definição das matrículas é uma forma de valorizar quem está na ponta do processo. A comissão fortalece o diálogo com as escolas e contribui para decisões mais coerentes e bem fundamentadas”, afirmou.

A Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, homologou o resultado final do XXII Exame de Seleção para admissão ao estágio profissionalizante da Procuradoria. Ao todo, 72 candidatos foram classificados, sendo um inscrito nas vagas destinadas para estágio social e PCD. A relação pode ser conferida nas páginas 2 e 3 do Diário Oficial desta quarta-feira (AQUI).

O processo seletivo faz parte do programa “Primeira Chance”, que é a porta de entrada de universitários de vários cursos para atuação na Prefeitura de Campos. A prova foi aplicada para 78 universitários que se inscreveram para o Exame.

Conforme previsto no edital, as próximas etapas serão a análise curricular e entrevista feita pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos para verificar o perfil do candidato. As duas etapas finais ocorreram na medida da convocação dos aprovados na primeira etapa. Ainda de acordo com o edital, o preenchimento das vagas de estágio ocorrerá a partir da publicação dos resultados, de acordo com as necessidades da Prefeitura.

O estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período, salvo em caso de colação de grau ou em que o estudante não esteja frequentando o ensino regular na instituição de educação superior.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos vai disponibilizar, nesta segunda-feira (19), o resultado da análise dos recursos de revisão das Avaliações de Desempenho Funcional dos servidores efetivos, estáveis e em fase de estágio probatório. A consulta poderá ser feita por meio do link hospedado no site da Prefeitura (AQUI) até o próximo dia 23.

No mesmo período, a Administração vai disponibilizar o Formulário de Avaliação para as chefias imediatas que não realizaram a avaliação dos servidores a elas subordinados dentro do prazo estabelecido pela Portaria nº 769/2024, assim como a avaliação dos que interpuseram recursos e tiveram seus pedidos de revisão deferidos.

A Comissão de Avaliação de Desempenho da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos lembra que, ao final do procedimento de avaliação de desempenho, as chefias imediatas que deixarem de realizar a avaliação de seus subordinados considerados aptos responderão a procedimento administrativo.

A Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas, lançou, nessa quarta-feira (14), o Projeto Humaniza Seduct. Trata-se de uma iniciativa voltada à valorização e ao cuidado com os servidores da sede da Secretaria, inicialmente.

Com foco na promoção da saúde mental, da alimentação equilibrada e da comunicação eficaz, o projeto oferecerá oficinas e orientações especializadas que contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres. A programação inclui oficinas de fonoaudiologia, nutrição e educação emocional, com datas já definidas para os meses de maio e junho, a partir do dia 20 de maio.

“A proposta é promover hábitos saudáveis, prevenir doenças e fortalecer o equilíbrio emocional dos profissionais da educação. A iniciativa busca ampliar o olhar sobre a importância da saúde integral no serviço público, criando um espaço de escuta, acolhimento e orientação contínua, que incentive a leveza e o equilíbrio nas rotinas dos profissionais da educação”, disse Marcelo.

De acordo com a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, inicialmente, o Humaniza Seduct está estruturado para atender os servidores da sede do órgão e dos prédios anexos, como Almoxarifado e Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), por exemplo. A partir da experiência e da avaliação dos resultados, será considerada a expansão gradual do projeto para as demais unidades da rede municipal de ensino.

Com início em maio de 2025, o projeto será ofertado nas manhãs de terças e quartas-feiras, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (22) 98131-0302. As atividades não configuram consultas clínicas, e cada servidor poderá realizar apenas um agendamento por categoria de serviço.

“Cuidar de quem cuida é um compromisso que reafirmamos com o lançamento do Humaniza Seduct. Sabemos que a saúde emocional, a boa alimentação e a comunicação saudável impactam diretamente no clima organizacional e na produtividade. Esse projeto é um convite ao autocuidado e ao fortalecimento do bem-estar no ambiente de trabalho”, destacou a subsecretária.

Em alusão a datas importantes para os profissionais da saúde no mês de maio, como o Dia do Enfermeiro (12), o Dia do Assistente Social (15) e o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20), a Policlínica do Servidor realizou, nesta terça-feira (13), uma dinâmica de roda de conversa focada na saúde mental. A ação contou com a participação do psicólogo Ubirajara Gervásio, da neuropedagoga Odenise Toledo e da assistente social Laynni Gomes, que fazem parte da equipe do CAPS III Mackoul Moussalem, do Programa Saúde Mental. A equipe interagiu com os pacientes que aguardavam por consultas e exames laboratoriais, além de colaboradores da unidade.

O evento proporcionou uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre o cuidado com a saúde mental, especialmente para os profissionais da área da saúde que lidam diariamente com a pressão e o estresse no atendimento aos pacientes. A equipe do CAPS III conduziu a roda de forma interativa, promovendo dinâmicas que estimularam o autoconhecimento e a valorização do autocuidado.

Carlos Roque da Silva, encarregado da Policlínica, destacou o sucesso da ação. “Os participantes ficaram muito satisfeitos e pediram que outras palestras e rodas de conversa semelhantes fossem realizadas. A saúde mental precisa ser discutida e tratada com a seriedade que merece”, destacou o encarregado.

A Policlínica do Servidor conta atualmente com 11 especialidades, sendo nove médicas e duas odontológicas. O local, que atende servidores públicos municipais, seus dependentes e profissionais da saúde associados do sindicato, exceto pelo pediatra, que é aberto à população, funciona à Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira, no espaço onde funcionou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho da Saúde.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.