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A Policlínica do Servidor realizou um total de 5.121 atendimentos ao longo dos primeiros quatro meses deste ano. Os serviços oferecidos englobam consultas médicas, odontológicas, aferição de pressão, exames laboratoriais e uma variedade de especialidades.

Segundo o encarregado da Policlínica, Carlos Roque da Silva, a expectativa é de que o número de atendimentos chegue a 10 mil até o final do ano. “A Policlínica não se limita apenas na qualidade dos serviços oferecidos, mas também na abordagem humanizada e atenciosa ao paciente”. Carlos ainda enfatiza a importância de um atendimento empático e acolhedor, que abrange também o bem-estar emocional dos pacientes.

Os serviços mais procurados foram as aferições de pressão, que totalizaram 1.550 atendimentos. A Policlínica também oferece opções diversificadas de especialidades médicas, como endocrinologia, dermatologia, ginecologia e cardiologia.

Além das consultas médicas, a instituição oferece serviços de fisioterapia, coleta de sangue, exames laboratoriais, papanicolau, preventivos e atendimento pediátrico.

O servidor público Marco Aurélio, de 46 anos, procura atendimento na policlínica de forma recorrente e elogiou a equipe da unidade. “O tratamento dos médicos aqui, na policlínica, é muito bom. Sempre sou muito bem atendido”, comentou o servidor.

A unidade está situada à Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira, no espaço onde funcionou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho da Saúde. A Policlínica foi inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021 e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. No local são atendidos servidores concursados, seus dependentes e profissionais da saúde filiados ao sindicato. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura de Campos conquistou a nota máxima A+ na Capacidade de Pagamentos (Capag) e voltou ao topo dos indicadores avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional. A conquista foi comemorada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que lembrou que, quando assumiu a gestão, a nota do município era C. Campos foi o único município do Estado do Rio de Janeiro a atingir a nota A+ e está entre as 152 cidades brasileiras que alcançaram a nota máxima.

“Quando assumi, estávamos em C. Voltamos a ter equilíbrio e ter crédito na praça. Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação. Juntos, estamos fazendo de nossa cidade um lugar mais sustentável e forte”, afirmou o prefeito Wladimir.

A Capag é uma classificação feita pelo tesouro nacional, conforme metodologia disposta na Portaria Normativa 1583/2023, a partir da análise de indicadores econômico-financeiros de estados e municípios, que reflete o grau de solvência e a saúde fiscal. São três indicadores avaliados: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. A obtenção de nota geral A ou B na Capag é fundamental para que o ente receba garantia do Tesouro Nacional em operações de crédito e acesse financiamentos com juros mais baixos.

O secretário municipal de Fazenda, Márcio Queiroz Morales, destacou que a conquista é resultado de um trabalho diário de controle e planejamento. “Importante foi o município receber, neste momento, o Capag A+. Desde o início da atual gestão, houve um trabalho intenso para a regularização fiscal de todos os órgãos do município, fazendo regularizações cadastrais, quitando os parcelamentos com débitos que se encontravam em atraso, cumprindo todas as obrigações acessórias e apresentando, no prazo, todos os relatórios fiscais e contábeis ao TCE e o ISDN”, explicou.

Vale destacar que o município de Campos dos Goytacazes também apresentou a nota máxima no ranking de qualidade nas informações contábeis e fiscais no SICONFI, com mais de 95% das informações avaliadas como corretas. O SICONFI é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que centraliza, padroniza e divulga informações contábeis e fiscais dos entes públicos brasileiros. Isso demonstra o grande compromisso, esforço e foco da contadoria municipal na apresentação dos dados municipais.

Para o secretário municipal de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, isso demonstra a qualidade no trato das contas públicas desde que o prefeito Wladimir Garotinho assumiu.

“Em 2020, os índices municipais estavam deteriorados, sem que o Tesouro Nacional tivesse condições de avaliar, e com isso, o município não tinha crédito nenhum. Desde janeiro de 2021, com muita austeridade, planejamento e a excepcional capacidade do prefeito em articular e abrir portas, fomos conseguindo reequilibrar as contas públicas, aumentar as receitas e resgatar nossa capacidade de pagamento e investimentos”, comentou

Resende destacou, ainda, que o resultado premia todo trabalho desenvolvido. “Conseguimos com muito trabalho reverter um cenário caótico, tornando Campos referência no trato da coisa pública. Esse reconhecimento do Tesouro Nacional premia todo o trabalho que a equipe do Controle vem desenvolvendo, sob a liderança do Gabinete”.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos promoveu, nesta quarta-feira (15), o II Encontro de RHs do ano de 2024. O seminário aconteceu no auditório da Prefeitura e teve como tema “Comunicação Assertiva”, com palestra da psicóloga, servidora pública e mestra em Saúde Pública, Jhayana Lins. O encontro acontece mensalmente e faz parte do Programa TreinaRH. Estavam presentes o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida, e a subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo.

Fellipe Augusto esclareceu que os Encontros de RHs tem por finalidade proporcionar aos profissionais de Recursos Humanos da Administração e das demais secretarias e fundações uma atuação mais alinhada.

“E são nestes encontros que os profissionais tiram dúvidas, trocam ideias. A palestra desta vez trata de um tema que é bastante comum no nosso cotidiano, que é a comunicação, e se no trabalho não tiver uma comunicação clara, assertiva, muitas das vezes o servidor que procura pelo profissional de RH pode sair com mais dúvidas. Esta comunicação sempre surte efeito benéfico não só para o servidor, como para o próprio trabalho de Recursos Humanos, que é capitaneado pela Secretaria de Administração”, ressaltou.

De acordo com Jhayana Lins, a comunicação assertiva tem uma repercussão importante nas relações interpessoais nos ambientes de trabalho. “A gente precisa ter segurança na forma de como esta comunicação acontece e, no ambiente do trabalho, tem um impacto muito forte sobre a vida das pessoas. Uma boa comunicação faz toda diferença para que tenhamos a certeza da forma de como a informação chega para aquelas pessoas com quem nos comunicamos. É uma via de mão dupla”, pontuou.

Segundo o coordenador do TreinaRH, Wilson Heidenfelder, o programa foi criado não só para atender aos servidores da sede da Prefeitura, mas beneficiar os servidores de modo geral. “É um programa criado e consolidado no governo do prefeito Wladimir Garotinho onde organizamos e idealizamos ações voltadas para os servidores”, comentou.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia prorrogou por uma semana o prazo para que professores da rede municipal de ensino participem do cadastro de interesse visando à ampliação de carga horária. Com isso, as inscrições prosseguem até sexta-feira (17). O objetivo é elaborar um estudo técnico sobre a capacidade da Administração Pública em migrar educadores estatutários para 30 horas semanais. Clique AQUI para participar.

Até esta sexta-feira (10), cerca de 870 educadores haviam feito a inscrição no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, a portaria número 37, que regulamenta o processo, foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do município de 4 de abril. Acesse AQUI.

“Podem participar os professores I – 16 e 20 horas e os professores II – 22 horas e 25 horas. Após o período do cadastro, a secretaria vai publicar a comissão constituída para Estudo Técnico e Operacionalização das etapas referentes ao processo”, afirmou a secretária.

Tânia falou sobre as vantagens do processo: “É muito importante saber que o nosso plano de carreira do magistério é muito antigo. De lá para cá, muitas alterações na legislação, inovações, outras práticas de ensino e outras necessidades foram surgindo, a exemplo do que a própria pandemia mostrou. Também a educação pública, especialmente a básica, precisa se adequar a esses novos tempos. Uma dessas ferramentas, do ponto de vista qualitativo, tanto no que se refere aos alunos quanto aos professores, é tentar reduzir o tempo que o professor passa em deslocamento de uma unidade de ensino para outra. E ainda tentar criar condições para que o professor permaneça mais tempo com seus alunos de modo a dar mais qualidade ao tempo de ensino e de aprendizagem, de cooperação que existe para ambos os lados, e, ainda, criar melhores condições de trabalho”, explicou Tânia.

Segundo ela, a carga horária estendida dá ao professor um ganho salarial direto, porque ele passa a receber mais horas no seu salário-base. “Isso representa um benefício direto e, com isso, todas as gratificações também são impactadas. Em relação aos professores II, a melhor vantagem para o aluno é que ele permanece com o mesmo professor todos os dias da semana, sem precisar trocar por um professor complementador”, analisou.

Ela acrescentou que eles continuarão fazendo jus ao que a lei prevê, que é um terço da sua carga horária. “Dessa forma, um professor de 30 horas passará a ter 20 horas de trabalho com o aluno e 10 horas de trabalho pedagógico para as atividades relacionadas diretamente à docência, como formação, elaboração de atividades, reuniões pedagógicas, encontros com pais, preenchimento de diários, elaboração das aulas, correção das atividades, ou seja, com o tempo destinado às atividades fora da sala de aula também respeitado e mais qualidade ao trabalho do professor, uma vez que ele não interrompe o ciclo com os alunos”, destacou.

Para o professor I, segundo Tânia, a vantagem está também na organização dos horários. “Ele passa a ter um número maior de aulas. Em vez de dar 13 aulas semanais, passará a ter 20 aulas e 10 de planejamento. Com isso, é possível atender a um número maior de turmas, na mesma disciplina ou na disciplina diversa que tenha adesão ao seu currículo profissional, permitindo, ainda, que ele possa complementar sua carga horária com o Regime Especial de Trabalho (RET)”.

Para longo prazo, para efeito de carreira, “pensando lá na frente, na aposentadoria, esse será o maior benefício direto: saber que, ao final da jornada, também passará a ter uma aposentadoria com um salário melhor. Isso faz toda a diferença”, comentou a secretária.

A equipe do programa Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Policlínica do Servidor nessa quinta-feira (9), para uma palestra focada na prevenção ao câncer bucal, como parte da campanha “Maio Vermelho”. Essa iniciativa é uma homenagem ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, que ocorre em 31 de maio.

O diretor do Departamento Odontológico, José Luiz Oliveira, enfatizou a importância da implementação de políticas de promoção, prevenção e educação em saúde como prioridade no serviço público odontológico municipal. “Avançamos muito na rede de assistência e reforçamos cada vez mais a rede de Atenção Primária, ampliando a cobertura. Esse é um desafio proposto pelo governo Wladimir Garotinho”, destacou o diretor.

O encarregado da Policlínica, Carlos Roque da Silva, falou sobre a campanha “Maio Vermelho” na policlínica. “A Policlínica do Servidor recebeu hoje cerca de 50 pessoas, que assistiram à palestra e aprenderam sobre a prevenção ao câncer bucal. A iniciativa é focada em atingir o maior número possível de frequentadores da Policlínica, com várias ações ao longo do mês”, disse Carlos Roque.

A palestra, ministrada pelas dentistas do Dentinho Saudável, Mônica Profio e Marcela Peixoto, destacou o efeito nocivo do tabagismo e sua associação com o alcoolismo, potencializando o surgimento do câncer bucal. Recursos visuais foram utilizados para demonstrar de forma impactante os danos causados por esses hábitos.

Uma das supervisoras do Dentinho Saudável, Conceição Luísa Santos explicou o objetivo dessa campanha. “Com esforços conjuntos e informações claras, a campanha ‘Maio Vermelho’ busca não apenas informar, mas também inspirar a mudança de hábitos e promover uma vida mais saudável para todos”, explicou a supervisora.

A dona de casa Adriana Mendes Carvalho, de 50 anos, assistiu à palestra e disse que aprendeu muito com as orientações passadas. “Espero que esse trabalho possa ser feito em mais lugares para conscientizar as pessoas o quanto é importante o tratamento dentário. Eu gostei muito da palestra. Parabéns à Prefeitura e ao Clube do Dentinho Saudável pela iniciativa”, disse Adriana.

Nos próximos dias 13, 23 e 27 de maio, durante os turnos da manhã, a equipe realizará novas visitas à Policlínica do Servidor, abordando outras temáticas focadas na prevenção do câncer bucal.

Manual do Servidor