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Os concursos públicos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Administração direta tiveram sua conclusão na última segunda-feira (02). Os candidatos que cumpriram todas as etapas se apresentaram ao setor de Cadastro Funcional da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e assinaram o termo de posse. Ao todo, 192 dos 201 candidatos assinaram o termo, sendo 163 de 170 aprovados da GCM, e 29 dos 30 ligados à Administração Direta. A assinatura foi feita por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Do total de aprovados para a Guarda Civil Municipal, seis vagas foram destinadas para pessoas com deficiência (PCD), e 164 para vagas de ampla concorrência. Para o setor de Administração Direta, foram contempladas 12 vagas para a função de contador, nove para Técnico Fazendário, cinco para Assistente de Controle, quatro para Analista de Sistemas e uma para Analista de Controle Interno.

Aprovada no concurso da GCM, Kíssila Barreto, de 31 anos, assinou o termo e garantiu sua vaga: “Desde 2019, quando comecei a estagiar na Prefeitura de Campos e passei a me ver como uma futura servidora pública e estar ali, atuando no dia-a-dia da administração, despertou em mim a vontade de prestar um concurso e, com isso, poder servir à população. E quando o prefeito anunciou a abertura de um concurso público na cidade, decidi, então, voltar a estudar e, no final, fui aprovada. Assinei o termo de posse na última quinta-feira e espero cumprir a minha missão: servir e proteger a minha cidade com dedicação, ética e respeito à população”, declarou.

“Esse concurso foi muito importante para a Prefeitura, pois para a guarda, por exemplo, foi importante reforçar o nosso contingente, ou seja, reforçar e apoiar os guardas já em exercício. Para a Administração Direta, nós temos novos cargos que foram criados, que poderão dar apoio às secretarias em que os servidores serão lotados, como a de Fazenda e de Controle” explicou Jaquelline Rovetta, Diretora do Departamento de Pessoal.

Desde que deu início ao seu governo, em 2021, o prefeito Wladimir Garotinho autorizou a realização de três concursos públicos. O primeiro foi realizado em 2023, para o cargo de Educador Social para a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Foram 96 vagas preenchidas. Já o concurso da Guarda Civil foi o segundo a ser realizado e o terceiro voltado para a Administração Direta. O último concurso da Guarda havia acontecido há 20 anos e o da Administração Direta em 2012.

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em junho têm até o dia 30 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de maio deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia encerrou a votação para escolha dos representantes que irão compor a Comissão de Matrícula 2026 da Rede Municipal de Ensino. O processo contou com grande engajamento de gestores escolares e auxiliares de secretaria, que votaram anonimamente, por meio de formulário eletrônico. Ao todo, 21 profissionais da educação se inscreveram para participar da Comissão. Desses, 19 candidaturas foram homologadas e duas indeferidas, conforme os critérios estabelecidos no edital.

De acordo com a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, a nova Comissão vai acompanhar, propor ajustes e colaborar com as definições estratégicas do processo de matrícula, assegurando a representatividade de diferentes territórios e segmentos da rede municipal de ensino.

Para ela, as representações eleitas refletem a pluralidade da Rede, com presença de profissionais de escolas urbanas e rurais, unidades com oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, o que fortalece a diversidade e o olhar ampliado da nova Comissão de Matrícula 2026.

“Essa votação representa um momento importante de escuta ativa e valorização da gestão escolar. Ao elegermos representantes com experiências diversas, fortalecemos a construção de um processo de matrícula mais próximo da realidade das nossas unidades, respeitando os contextos locais e ampliando o diálogo entre a Secretaria e as escolas”, disse Cátia.

Relação dos candidatos mais votados

Titulares

Gina Manhães Dumas Tardivo – 89 votos

Kelly Aparecida Soares de Azevedo – 73 votos

Marcelo da Silva Batista – 49 votos

Mariana Francisca da Silva Corrêa Pereira Paes – 48 votos

Elaine Cristina Reis da Silva – 46 votos

Guilherme Alves Monteiro – 39 votos

Ivana Tavares Gomes – 38 votos

Suplentes

César Manhães Gomes – 31 votos

Milena Pessanha Pinto Soares – 37 votos

Elienes Zanela da Silva Andrade – 27 votos

Patrícia Maria Vieira Costa – 19 votos

Patrícia Chagas Crespo – 14 votos

Beatriz Julião Paes – 12 votos

NeilceFaguer – 11 votos

Rosemary de Souza Carlos Gandra – 11 votos

Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves – 6 votos

Cláudia Márcia Soares da Silva – 5 votos

Sheila Soares dos Santos de Paula – 1 voto

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) lançou o Programa + Ideb Campos, que fará a concessão de bonificação de R$ 1.200 até R$ 1.800 para os profissionais das unidades escolares que promoverem a melhoria dos indicadores de qualidade do ensino. Com isso, os servidores das escolas que conseguirem melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com a categoria de cada unidade e seguindo critérios pré-definidos, receberão o bônus.

Trata-se de uma estratégia integrada para a melhoria da qualidade da educação, com foco na recuperação da aprendizagem e no aprimoramento dos indicadores educacionais da Rede Municipal de Ensino. Serão seis categorias, de A a F. O maior valor é de R$ 1.800 (A); B: R$ 1.500; C: R$ 1.800; D: R$ 1.500; E e F: R$ 1.200.

O secretário de Educação, Marcelo Feres, explicou aos gestores escolares como o programa vai funcionar, durante reunião realizada na semana passada, no IFF Campus Centro, onde também anunciou outras novidades para a educação municipal. Um ofício com mais informações será encaminhado às unidades nos próximos dias.

“Pensar na melhoria do nosso Ideb, refletindo no aumento da qualidade da nossa educação. O objetivo desse programa que estamos lançando é bonificar os nossos servidores da rede municipal de educação, a partir da recuperação da aprendizagem. Os valores da bonificação vão variar entre R$ 1.200 e R$ 1.800, em função do crescimento do nosso Ideb. As avaliações começam já no final deste ano, por meio da Prova Saeb e depois teremos também o fluxo escolar. Daremos mais detalhes posteriormente, mas meu convite é para que cada um de vocês que atua em nossa rede esteja atento e faça seu melhor. Encaminharemos para as unidades escolares mais detalhes sobre como esse programa vai funcionar, mas o bônus vai valorizar esse esforço extra dos profissionais das escolas”, detalhou Marcelo.

Na categoria A, por exemplo, as unidades escolares com nota, por etapa de ensino (5° e/ou 9° ano), igual ou superior a 5,4 nos anos iniciais ou igual ou superior a 4,7 nos anos finais, conforme a média municipal do IDEB 2023, que apresentarem crescimento superior a 15% no IDEB de 2025, ou, alternativamente, alcançarem nota superior a 15% da nota do IDEB 2025 do município, receberão 100% de bonificação.

No entanto, isso acontecerá desde que: Para escolas que ofertam apenas uma das etapas (5° ou 9° ano): o crescimento ocorra nessa etapa; e para escolas que ofertam ambas as etapas (5° e 9° anos): o crescimento ocorra em ambas as etapas, ou, alternativamente, a soma da variação do crescimento das duas etapas seja superior a 1,0 ponto, desde que nenhuma delas apresente queda em relação à nota de 2023.

“Já na categoria B, as unidades escolares com nota, por etapa de ensino (5° e/ou 9° ano), igual ou superior a 5,4 nos anos iniciais ou igual ou superior a 4,7 nos anos finais, conforme a média municipal do IDEB 2023, que apresentarem crescimento entre 1% e 15% no IDEB de 2025, receberão 85% de bonificação, desde que: Para escolas que ofertam apenas uma das etapas (5° ou 9° ano), o crescimento ocorra nessa etapa; Para escolas que ofertam ambas as etapas (5° e 9° anos), o crescimento ocorra em ambas as etapas. E assim sucessivamente”, destacou Marcelo.

O prazo para a assinatura do termo de posse pelos candidatos aprovados nos concursos da Guarda Civil Municipal e da Administração Direta termina nesta segunda-feira (2). Quem ainda não se apresentou deve comparecer ao setor de Cadastro Funcional da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos até as 15h, levando documentos pessoais, para garantir a oportunidade de ser integrado ao quadro de funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Até a semana passada, 183 dos 200 candidatos já haviam assinado o termo, 154 de 170 ligados à Guarda Civil Municipal e 29 de 30 da Administração Direta. A assinatura do termo de posse é feita por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Leonardo Leandro da Silva, de 42 anos, aprovado no concurso da GCM, assinou o termo na última quinta-feira (29). “Fiquei muito feliz de fazer e principalmente de ser aprovado no concurso da Guarda Civil Municipal. Quem me inscreveu foi a minha esposa, que também foi a principal incentivadora de eu procurar essa nova oportunidade. O curso foi muito interessante, e a minha intenção é somar na GCM”, afirmou.

“É muito importante que os candidatos que ainda não assinaram venham hoje, para que eles não percam essa oportunidade de acessar o serviço público. Caso a pessoa não possa assumir imediatamente, ela pode comparecer ao setor de protocolo e pedir a prorrogação de posse, que está prevista no nosso estatuto”, ressalta Jaquelline Rovetta, Diretora do Departamento de Pessoal.

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos funciona na sede da Prefeitura, que fica na Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, n° 47, no Parque Santo Amaro.

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