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A Guarda Civil Municipal de Campos foi contemplada com o programa Habite Seguro, do Governo Federal. Com a adesão, os servidores terão condições especiais para adquirir um imóvel. O programa, implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é destinado aos profissionais da segurança pública, que poderão realizar o sonho da casa própria por meio de financiamento, com condições diferenciadas de crédito imobiliário, utilizando recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Os agentes devem comprovar o cumprimento das disposições estabelecidas na Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014. Um dos requisitos é a comprovação pelo profissional do vínculo empregatício com o órgão de segurança pública, tendo, no mínimo, três anos de exercício efetivo no cargo público.

O programa é voltado aos agentes de segurança que ganham salário bruto mensal de até R$ 7 mil. A aquisição pode ser de imóveis novos ou usados, unidades de empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF), aquisição de terreno e construção individual. O servidor interessado deve procurar as agências da CEF, os correspondentes ou instituições financeiras credenciadas.

O comandante da Guarda, Alex Anselmet, comemorou a adesão ao programa. “Pelo fato de a Guarda estar integrada à Segurança Pública, a corporação já consta na lista de instituições cadastradas para usufruir do programa, após o comando solicitar a adesão. A oportunidade de adquirir o seu primeiro imóvel com condições exclusivas de crédito é uma grande vitória para os nossos servidores. Uma conquista que valoriza todos os profissionais”, disse.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai publicar um livro com as experiências exitosas de professores da rede municipal de ensino. Para isso, o Departamento Pedagógico vai iniciar, em breve, uma busca ativa da produção de artigos dos educadores sobre a própria prática docente, cujos trabalhos estão ajudando na melhoria da qualidade do ensino em Campos e auxiliando os estudantes de diferentes anos de escolaridade a vencerem as barreiras no processo de ensino-aprendizagem, sejam eles alunos típicos ou atípicos.

De acordo com a secretária Tânia Alberto, as primeiras convidadas para participarem da obra serão Luciana Maraia, Franscislaine Cavichini e Luciana Marques, três educadoras premiadas na etapa municipal do Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura, cuja cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de junho deste ano, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem).

Na ocasião aconteceu a culminância das ações desenvolvidas no município, com premiação dos três professores com melhor performance. A medida integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no que tange à operacionalização das implementações no território da rede municipal de ensino.

“Maraia atua na rede municipal de ensino há 21 anos e leciona na Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Pereira Crespo, no Parque Santos Dumont. Ela conquistou o 1º lugar na etapa municipal e passou a representar o município também nas etapas regional e estadual, com o projeto Cartografia Social, utilizado como forma de linguagem representativa, pensando na questão da alfabetização como desenvolvimento social”, explicou Tânia.

Edda Barreto, servidora da rede municipal, escritora, professora de Letras e de Inglês, além de oficineira, analisou os trabalhos das três premiadas. Segundo ela, o trabalho de Maraia é interessante porque não se deteve ao sistema alfabético, foi além, apresentando uma linguagem cartográfica, em que os alunos utilizaram a web e o recurso dos tablets.

“Ela trouxe a realidade para ser discutida em sala de aula, no que se refere a questões relacionadas ao entorno escolar, em específico os perigos da BR 101, levantando soluções. Desse modo, houve o favorecimento da leitura crítica do ambiente social, usando recursos tecnológicos, abordagem multidisciplinar entre leitura imagética, escrita e geografia e, para além disso, trouxe a leitura de mundo e o protagonismo dos discentes. Trabalho rico e inovador”, considerou Edda.

Franscislaine Cavichini, da Escola Pequeno Jornaleiro, no Centro, apresentou o sussurrofone como recurso para potencializar a consciência fonológica e seus níveis, inserindo o aluno no contexto da alfabetização e do letramento, através de estratégias multimodais e de portadores de texto, que vão possibilitar a construção da leitura e escrita de forma competente.

“Neurocientificamente, a consciência fonológica se destaca como linha de alfabetização, o que conferiu destaque também a esse trabalho da Francislaine. Ressalta-se, ainda, que a autora trouxe casos reais de inclusão em seu relato, tornando o sussurrofone um recurso motivacional e uma estratégia de engajamento”, destacou Edda.

Já a proposta de Luciana Marques, da Escola Jacques Richer, em Campo Novo, apresentou novas estratégias para transformar a realidade educacional em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Como fundamentação teórica, ela embasou seu trabalho na fonoaudióloga Renata Jardini, propondo a utilização do Método das Boquinhas, que estimula tanto crianças típicas quanto neuroatípicas com essa abordagem multissensorial, que é sucesso na alfabetização. Fez menção dos quatro pilares da educação para construção da cidadania, sendo esse projeto aplicável em qualquer realidade. Destaque para a utilização de jogos diversificados e de leituras divertidas, uso de fantoches e mais: o entrelaçamento entre família e escola, o intercâmbio entre os alunos, garantindo a qualidade dessa proposta.

“Temos muitas práticas de sucesso em nossa rede. Essas três educadoras são apenas um pequeno fragmento disso tudo e faremos uma publicação oficial com os resultados dessas práticas exitosas. Que vocês sejam o start para contaminar os demais educadores. Não é só promover a emancipação pela alfabetização, mas aumentar a capacidade de aprender com outras visões. Não é apenas ensinar a ler e escrever, mas ensinar a estar preparado para tudo que nossos alunos têm potencial para aprender. Queremos, com essa publicação, ajudar os nossos professores a serem mais pesquisadores e menos intuitivos”, declarou Tânia Alberto.

“Você sabe o seu valor? As suas habilidades? O seu potencial?”. Essas são algumas das respostas que o “Ciência Tem Valor” pretende despertar nos participantes que irão fazer parte das capacitações ao longo deste ano. A capacitação aborda a construção das habilidades do empreendedorismo através do método científico.

De acordo com a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, a “Ciência Tem Valor” é um nome que a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) criou para as várias palestras que serão ministradas até setembro deste ano. Adriana explica ainda que toda programação foi desenvolvida a partir dos “Padrinhos da Ciência”, que é a integração dos programas Startup Campos, Mais Ciência na escola, Mais Ciência na Universidade e Economia Criativa, que também vai se envolver no projeto.

“Estamos identificando a expertise de empreendedores que estão hoje vinculados ao programa de Startup Campos e levando seus conhecimentos para atender a demandas dentro da Educação. Inclusive, faz parte do edital de Startup Campos, uma contrapartida que esses empreendedores têm que prestar para educação, voltada toda para questões de empreendedorismo, tecnologia e inovação. Então, nós identificamos, por exemplo, demandas que a educação precisa para falar sobre empreendedorismo. Identificamos dois empreendedores que têm projetos com essa potencialidade e eles ministram uma palestra sobre esse tema”, esclarece Adriana.

A programação do “Ciência Tem Valor” já começou. O primeiro aconteceu na sexta-feira (7), sendo presencial. O próximo é na sexta-feira (14), de forma on-line. O seguinte, no dia 28 deste mês, será presencial. Já os programados para o mês de agosto, nos dias 2, 16 e 30, serão realizados de forma remota. A culminância está prevista para 13 de setembro, com um encontro presencial. O público-alvo são professores da Rede Municipal e a duração é de 30 horas

“A culminância vai ser realizada com outro empreendedor da Startup Campos que tenha o conhecimento voltado para oficina de pitch, em que vão ser realizados trabalhos com os professores, que poderão despertar a visão de empreendedorismo e aplicar esse conhecimento no dia a dia”, finaliza Adriana.

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em junho têm até o dia 30 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de abril deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.

Nesta segunda-feira (3) foi comemorado o Dia Nacional do Profissional de Recursos Humanos (RH) e, para celebrar essa data, os servidores de RH da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram para um café da manhã especial no Hospital Ferreira Machado (HFM). Os trabalhadores puderam desfrutar de bolo, sanduíches, sucos, entre outros quitutes.

Os profissionais de Recursos Humanos desempenham um papel crucial na humanização das organizações. Além de cuidar dos processos seletivos, eles trabalham para melhorar as condições de trabalho, compreendendo as necessidades individuais de cada funcionário.

A diretora do setor, Adriana Barreto, ressaltou a importância de tratar as pessoas com gentileza e atenção, destacando como essas atitudes são essenciais para um ambiente de trabalho saudável. “Além dos processos seletivos, cabe ao setor de Recursos Humanos atuar na melhoria das condições de trabalho, entendendo as necessidades e particularidades de cada funcionário. Essas ações são múltiplas e extremamente importantes quando se trata de gestão de pessoas. A maneira como você trata as pessoas faz toda a diferença”, comentou.

Atuação

No dia a dia, o RH da FMS atua em processos de sessão e realocação de servidores, reunião com os coordenadores, suporte, orientação e acompanhamento individualizado. Além de dar atenção especial aos servidores em processo de aposentadoria, exoneração, redução de carga horária ou enfrentando situações delicadas, como a perda de algum familiar.

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