logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital, publicou a Portaria nº 678/2025, que institui a Comissão Organizadora e Fiscalizadora do Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos do Magistério Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A Comissão, composta por cinco servidores efetivos designados, será responsável por planejar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do certame. O trabalho do grupo visa assegurar a legalidade, a transparência e o respeito aos princípios constitucionais da impessoalidade, isonomia e meritocracia.

“A realização desse concurso é um passo importante para fortalecer a educação pública no município. Estamos comprometidos com uma seleção transparente e alinhada às exigências legais, valorizando os profissionais e garantindo melhores serviços à população”, destacou o secretário municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira.

A realização do concurso público representa um importante avanço no cumprimento do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), consolidando o compromisso da atual gestão com a valorização dos servidores e a regularização da força de trabalho da rede municipal de ensino.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a estrutura da educação pública, promovendo a estabilidade funcional, o desenvolvimento profissional e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Os membros da Comissão exercerão suas funções sem remuneração adicional e terão autonomia para deliberar sobre os atos relacionados ao certame, incluindo a supervisão da empresa que será contratada para conduzir o processo seletivo.

Com essa medida, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a boa governança, a transparência e a excelência na gestão pública, promovendo processos seletivos justos, eficientes e alinhados às diretrizes dos órgãos de controle.

Os servidores da Prefeitura de Campos recebem nesta quinta-feira (31), último dia útil do mês, o pagamento referente ao mês de julho, sendo injetados na economia do município R$135.729.875,13, o que contribui para gerar e manter postos de trabalho em diferentes setores, como o comércio, principalmente com a proximidade do Dia dos Pais, a ser comemorado no segundo domingo de agosto.

Além dos servidores do quadro permanente, como os concursados, que são maioria, também recebem os cargos comissionados, estagiários, conselheiros tutelares e prestadores de serviço. O pagamento segue o calendário anual divulgado pela Prefeitura no início deste ano, mantendo o compromisso do prefeito Wladimir Garotinho de pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado.

O pagamento do funcionalismo municipal impulsiona a economia do município, contribuindo para melhorar as vendas no comércio local, especialmente quando é liberado próximo a datas comemorativas, como o Dia dos Pais, que, assim como outras, a exemplo do Dia das Mães e dos Namorados, envolve compras de presente e aumento do setor de serviços.

DIREITOS – Além do pagamento em dia desde 2021, a Prefeitura de Campos vem assegurando aos servidores públicos municipais a garantia dos seus direitos trabalhistas, entre eles a primeira parcela do 13º salário, que foi pago no último mês de junho, auxílio alimentação e férias.

Calendário de pagamento dos servidores públicos da Prefeitura de Campos até dezembro de 2025

Julho – dia 31

Agosto – dia 29

Setembro – dia 30

Outubro – dia 31

Novembro – dia 28

Dezembro (2ª parcela do 13°) – dia 19

Dezembro – dia 30

Com o objetivo de oferecer um atendimento mais acolhedor e humanizado, o Hospital São José (HSJ) iniciou uma série de capacitações voltadas para o acolhimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências como auditiva e na fala, entre outras necessidades especiais. A iniciativa tem como foco preparar o hospital para uma assistência mais inclusiva em todas as etapas do cuidado.

Nesta primeira etapa, 35 funcionários das áreas de segurança, apoio e recepção, setores responsáveis pelo acolhimento inicial, participaram do treinamento. A proposta é preparar esses profissionais para lidar com as especificidades de cada paciente, promovendo uma comunicação mais eficiente e respeitosa.

“Estamos iniciando um marco importante aqui no Hospital São José. A capacitação começa com os servidores da portaria, pois são eles que realizam o primeiro contato com os pacientes. Isso é fundamental para garantir um atendimento de qualidade desde o início”, explicou o superintendente do hospital, Dante Pinto Lucas.

Segundo Dante, a abordagem correta já no primeiro contato pode fazer toda a diferença no decorrer do atendimento. “Quando esse primeiro momento acontece de forma errada, há um impacto em toda a experiência do paciente. Mas, quando é bem feito, conquistamos a confiança e facilitamos todo o processo de cuidado”, destacou.

O superintendente também ressaltou que a iniciativa se antecipa às diretrizes do Ministério da Saúde, que já prevê a adoção de protocolos específicos para o atendimento a pessoas com deficiência. “Estamos nos adiantando. Mesmo antes da implementação obrigatória, já estamos capacitando nossas equipes para garantir um acolhimento digno e eficaz a todos os pacientes”, afirmou.

Nesta semana, a capacitação será ampliada para enfermeiros e técnicos de enfermagem, dando início à segunda fase da capacitação. A meta é preparar todos os setores do hospital para atuar de forma integrada e inclusiva, promovendo um ambiente mais acessível e seguro para toda a população.

A Guarda Civil Municipal abre inscrições para o curso de Especialização e Capacitação para o Grupamento de Operações com Cães-ROMU/GOC, visando ao preenchimento de 25 vagas, sendo nove para inserção imediata e 16 para cadastro reserva. Os guardas civis que tiverem interesse devem se inscrever entre os dias 28 e 29, das 9h às 16h, no Setor de Ensino e Formação da instituição.

De acordo com o edital, publicado nessa sexta-feira (25) (AQUI), os que ficarem em cadastro de reserva poderão ser convocados, dentro da necessidade do grupamento, respeitando classificação geral. A seleção vai ser composta por cinco etapas: Inscrição, Teste de Aptidão Física (TAF), Prova Objetiva, Prova Prática e Curso de Especialização.

O TAF está marcado para acontecer no dia 8 de agosto, às 8h, e tem caráter eliminatório. A prova objetiva está prevista para acontecer nos dias 21 e 22 de agosto, a prova prática. Para os que forem aprovados nas etapas anteriores, vão estar aptos a realizarem o curso de capacitação, que deve acontecer entre os dias 4 e 12 de setembro.

O curso de formação constará de técnicas de faro, obediência, utilização de equipamentos e ferramentas como: colares de elo, prong, eletrônico PE – 900, peitoral e coleiras táticas, entre outros. Será abordada, ainda, a conduta de patrulha (contenção), que envolve a atuação e abordagens com empregabilidade do cão nas ações voltados para táticas de espaço confinado e controle de distúrbio civil, ciclo de aprendizagem, marcadores, comunicação manual, verbal e mecânica, targets, importância do vínculo, socialização, habituação, dessensibilização, alimentação e sua importância no adestramento.

Atualmente, 14 agentes atuam no Grupamento de Operações com Cães, que tem por finalidade possibilitar a complementação da segurança da população e da proteção aos bens, serviços e instalações do Município. Os cães do GOC atuam isoladamente ou em apoio a outros órgãos de segurança pública. Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com 784 servidores.

Os setores de Protocolo e Digitalização da Prefeitura estão passando por uma transformação completa. Sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, as obras em andamento visam oferecer um ambiente mais funcional e acolhedor, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento mais ágil e humanizado para todos que utilizam os serviços.

Nesta semana, o secretário da pasta, Wainer Teixeira, realizou uma visita técnica para acompanhar de perto o andamento da reforma e as adaptações do novo layout. A proposta vai além da melhoria física: o objetivo é acelerar a digitalização dos processos, impulsionando a modernização da gestão pública municipal.

Um dos principais avanços é a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que já vem apresentando resultados expressivos. O recadastramento de servidores passou a ser totalmente digital, e a tramitação de ofícios e memorandos já ocorre de forma eletrônica.

De acordo com Wainer Teixeira, a meta é ampliar ainda mais esse processo. “Nossa meta é que, até outubro, 100% dos processos administrativos já possam ser iniciados de forma digital, consolidando de vez a transformação digital na Prefeitura”.

Atualmente, servidores podem acessar suas fichas funcionais e processos administrativos on-line. Das 45 categorias de processos administrativos, 23 já são abertas de forma digital, e a previsão é alcançar a totalidade até outubro.

Outro avanço significativo é que as posses de servidores estatutários da Guarda Civil Municipal, Fundação Municipal da Infância e Juventude e da Administração Direta, como também os cargos em comissão, já ocorrem de forma inteiramente digital desde janeiro de 2024, com assinatura eletrônica, gerando economia de recursos e mais agilidade.

O impacto também já é sentido na gestão documental. Desde agosto de 2023, a Prefeitura iniciou o trabalho de digitalizar as pastas funcionais e processos. Atualmente, já são 6.728 documentos organizados em pastas digitais, incluindo registros de servidores estatutários cujos arquivos físicos foram convertidos para o formato eletrônico. Nessa migração, mais de 2.800 pastas físicas foram transformadas em arquivos digitais, incluindo registros de comissionados e contratos temporários, como professores convocados via processo seletivo.

Com a reforma em andamento, o setor de Protocolo contará com suporte direto do SUAP, ampliando a capacidade de atendimento e consolidando o compromisso da Prefeitura com a transformação digital e a modernização dos serviços públicos.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.