logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

Nessa quinta-feira (10), data que marca o Dia Mundial da Saúde Mental, foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, o VII Ciclo de Palestras do FMS Capacita, com o tema “Saúde Mental: Desafios da Vida Moderna”. O evento, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), reuniu cerca de 70 servidores públicos e profissionais de diversas áreas para discutir a importância da saúde mental no cotidiano. O evento, que teve início com um café da manhã de boas-vindas, proporcionou um ambiente descontraído e acolhedor para os participantes.

A diretora de Recursos Humanos da FMS, Adriana Barreto, destacou a relevância do evento, que foi pensado para acolher o servidor e não apenas como uma capacitação. “Queríamos trazer um evento que falasse diretamente para a pessoa. A saúde mental tem muito a ver com o nosso cotidiano, com o que comemos e com nossos hábitos. Esperamos que as discussões aqui levem as pessoas a terem cotidianos mais fáceis e menos problemáticos”, afirmou.

Entre os palestrantes, a médica psiquiatra Mayara Barcelos Cordeiro abordou a identificação do cansaço mental, ressaltando a importância de distinguir entre problemas de saúde mental e sintomas normais do dia a dia. “É fundamental termos acesso a informações corretas. Muitas vezes, normalizamos situações que são, de fato, doenças, e isso pode confundir a percepção sobre a saúde mental”, explicou.

ZEUS DEMONSTRA IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO COM CÃES

Um dos momentos marcantes da capacitação foi a participação de Zeus, um golden retriever do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM). Treinado para atividades de Show Dog, Zeus encantou o público ao demonstrar comandos como sentar, deitar, rolar e saltar, sempre atento à sua bolinha, seu brinquedo favorito. O guarda municipal Antônio José de Souza Neto, conhecido como GCM Neto, responsável pelo treinamento de Zeus, destacou os benefícios da interação com animais. “A interação com cães pode liberar hormônios do bem, como dopamina e endorfina, que auxiliam o sistema imunológico e promovem bem-estar emocional. Mesmo aqueles que não têm pets podem se beneficiar dessa interação”, afirmou.

A capacitação contou com a participação de profissionais renomados, como a psicóloga Analice Sardinha, a fisioterapeuta Andresa Viana, a nutricionista Yamara Martins e o professor de música Geovane Crisóstomo. A programação incluiu discussões sobre comportamento e sintomas relacionados à saúde mental, a conexão entre saúde intestinal e mental, ergonomia e saúde, além da contribuição da música para o bem-estar psicológico.

O evento foi encerrado com a entrega de certificados e sorteio de brindes.

Investir na valorização profissional é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação, Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Pensando nisso, a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) está com vários cursos abertos à disposição dos servidores. Os temas variam entre uso de jogos nas salas de aula, estudo de Matemática, empreendedorismo e gestão.

Uma das capacitações mais procuradas é o de Empreendedorismo na Educação, que tem como público-alvo professores de Projeto Integrador e ainda profissionais das escolas que estão participando da Feira de Empreendedorismo. A segunda etapa aconteceu em 25 de setembro, de forma on-line, através do Google Meet. O tema da aula foi “Como aplicar a análise SWOT no contexto da Educação”. A capacitação foi ministrada pelo Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia de Produção, Saulo Jardim de Araújo.

Já no mês de outubro, dia 03, o curso “O uso de jogos como facilitador do processo de aprendizagem” foi realizado na sede da Efem e direcionado aos professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, Regular e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A professora de Matemática da Prefeitura de Campos e da Faetec, Amanda Gomes de Moura Arêas, ministrou a capacitação.

Fechando o mês de outubro, professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e EJA poderão participar do curso “Ensino e Aprendizagem das Equações Polinomias do Primeiro Grau por meio da História da Matemática como recurso pedagógico”, na sede da Efem. A fonoaudióloga e professora de Matemática da Prefeitura de Campos e da Seeduc-RJ, Ingrid Carlos Gomes, vai ser a responsável pela formação.

A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, lembra que permanece ainda o curso “de Formação em Serviço para Gestores Escolares da Seduct”, para as turmas A, B, C, D, E e F. O Curso tem uma carga horária de 150 horas. A participação será na turma escolhida pelo participante, a frequência terá que ser igual ou maior a 75% de presença no curso todo, que acontece de forma presencial e on-line.

“Os cursos são todos gratuitos e sempre oferecemos mais de uma opção de horários para que todos possam participar. São temas atuais e diversificados para ampliar ainda mais o leque de opções para os participantes. Estamos vivendo um momento onde se faz necessário estar sempre atualizado, pois as mudanças acontecem de forma rápida, sendo necessário estar atento às inovações”, concluiu Talita.

A Secretaria Municipal de Transparência e Controle está divulgando o novo curso da Escola de Contas e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (ECG/RJ), que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 deste mês, na Universidade Estácio de Sá, localizada na Avenida 28 de Março, 423, Centro. O curso sobre “Gestão e Fiscalização de Contratos, sob o enfoque da Lei Federal nº 14.133/2021 – ECG Presente” vai contar com a participação de técnicos e auditores do Tribunal de Contas, que vão ministrar sobre fiscalização de contratos, mas focado na nova lei.

Interessados têm até a próxima quarta-feira (9) para fazerem suas inscrições no site da Escola de Contas do TCE, no link https://www.tcerj.tc.br/portalecg/pagina/cursos?curso=2506. A previsão é formar uma turma de 50 a 60 alunos entre os servidores de Campos e região. Segundo o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, o curso tem a finalidade de capacitar os servidores municipais para uma melhor atuação em contratos.

“Vamos capacitar os servidores públicos para terem condições de atuarem em contratos, desde os mais simples até aqueles mais complexos. Estamos treinando nossos servidores a fim de aumentar o nível de condição de fiscalização em contratos, diminuindo, assim, problemas na execução dos mesmos. O curso é muito válido, o município só tem a ganhar”, comentou o secretário.

Os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos nascidos em julho têm até o dia 31 deste mês para fazer o recadastramento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (PreviCampos). A prova de vida pode ser feita de forma virtual (AQUI) ou por atendimento presencial, das 9h às 17h, na sede do PreviCampos, que fica na Avenida Alberto Torres, 173, no Centro.

O sistema on-line foi implantado por meio de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC). Os segurados também têm à disposição outros serviços, como agendamento para atendimento, além de informações como contracheque, processos, informe de rendimentos, perícia, Estatuto do Idoso, simulações de aposentadoria e benefícios, entre outros.

Segundo o PreviCampos, a prova de vida é um censo fundamental para atualização dos dados dos segurados junto ao órgão. Quem perdeu o prazo do mês de abril deve ir direto ao PreviCampos e evitar o bloqueio temporário do pagamento. Dos 5.300 aposentados e pensionistas do PreviCampos, 60% têm optado por fazer a prova de vida de forma virtual.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está fazendo um chamamento dos profissionais do magistério — professores e pedagogos ativos e inativos — para que participem de um censo obrigatório. A convocação é voltada aos servidores que, em algum momento, fizeram o enquadramento no Plano de Cargos e Salários (por titulação), nos anos de 2011, 2012, 2014, 2016 e 2023.

Eles deverão preencher, até quinta-feira (4), o formulário no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI), informando o ano em que participaram, além de anexar o último título de enquadramento e o último contracheque, ambos em PDF.

A diretora de Gestão de Pessoas da Seduct, Lílian Neto, informou que a secretaria enviou ofício circular para todas as unidades escolares, solicitando que informem aos professores e pedagogos.

“É necessário que esses servidores cumpram com essa exigência dentro do prazo estabelecido. A ação visa atender a um esclarecimento solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado no que se refere, especificamente, ao enquadramento por título, e, para isso, precisamos que os profissionais cheguem junto conosco nessa missão”, disse Lílian.

Manual do Servidor