logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu o primeiro “FMS Capacita” de 2024, em parceria com o setor de Recursos Humanos. O ciclo de palestras, realizado no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (19), teve como objetivo principal abordar temas relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais com material biológico. Destinado aos funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital São José (HSJ) e Hospital Geral de Guarus (HGG), o evento contou com a participação de aproximadamente 120 profissionais da área da saúde.

Entre os temas abordados no ciclo de palestras estavam: Prevenção de Acidente Ocupacional com Perfurocortante e Material Biológico, com a palestrante Patrícia Pandolfi Sampaio, médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/HFM); Descarte de Resíduos com a palestrante Luciana Cordeiro de Araújo Azevedo, bióloga e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS/HFM); Fluxograma de Acompanhamento Municipal de Acidentes com Perfurocortante com o palestrante Rodrigo Rodrigues de Azevedo, enfermeiro e coordenador do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); A Importância da Notificação de Acidente de Trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) com a palestrante Camila Chaves Castro, enfermeira e assessora chefe do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST); e Comunicação de Acidente em Serviço (CAS) com a palestrante Maria Fernanda Martins Arêas, técnica de segurança do trabalho (SESMT).

Durante o evento, a diretora de RH da FMS, Adriana Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Estamos focados em capacitar nossos profissionais da saúde para lidar com os desafios relacionados à biossegurança. A segurança dos nossos servidores e dos pacientes é uma prioridade para nós”, afirmou.

A bióloga e presidente da CGRSS do Hospital Ferreira Machado, Luciana Cordeiro, ressaltou a relevância dos temas abordados. “É gratificante poder falar sobre resíduos e biossegurança para profissionais tão bem capacitados. Nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento constante e conscientizar os profissionais sobre a importância da gestão adequada dos resíduos de saúde”, informou a palestrante.

Além de palestras, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e participar de discussões interativas, fortalecendo a compreensão dos métodos. Os profissionais foram recepcionados com um coffee break e ganharam brindes de participação.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está promovendo uma repescagem, dando uma nova oportunidade para que os servidores da rede municipal de ensino autorizados a retirarem o chromebook, possam buscar o equipamento até sexta-feira, 22 de março. Os chromebooks foram adquiridos para o melhor desempenho das atividades administrativas e pedagógicas dos professores, auxiliares de secretaria e pedagogos.

Segundo a coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, eles deverão comparecer na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), à Avenida Alberto Torres, 174, no Centro, das 9h às 12h e das 13h às 17h. “Ao todo, já entregamos mais de 2.400 chromebooks”, informou Anna.

Os profissionais deverão apresentar, no caso dos professores, auxiliares de secretaria e pedagogos, cópia do contracheque, cópia do documento com foto, cópia da declaração de lotação e regência (no caso de professor). Já os diretores e diretores adjuntos deverão levar cópia do contracheque, cópia do documento com foto, cópia da publicação da nomeação no Diário Oficial.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a ação integra o Projeto Tô Lig@do, que visa promover educação e inclusão digital nas unidades escolares. Estão sendo beneficiados os auxiliares de secretaria, diretores, diretores adjuntos e pedagogos. O projeto também inclui a distribuição de cerca de 8 mil tablets aos alunos das escolas municipais, como previsto no PAE.

“Pretendemos, com essa medida, garantir melhores condições de trabalho aos profissionais, tanto no sentido administrativo quanto pedagógico. Essa é mais uma agenda de inclusão e educação digital relacionada à dimensão da ciência e tecnologia, somada a outras, como, por exemplo, a distribuição de 8 mil tablets aos estudantes. A Secretaria de Educação incluiu a Ciência e a Tecnologia no nome não por acaso, e sim porque, de fato, estamos promovendo a inclusão digital e outras ações de apoio a startups, à pesquisa, à economia criativa e à ciência, com ofertas de bolsas. Não é uma aventura, nem uma ação isolada”, afirmou Marcelo.

Por: Letícia Nascimento

Na manhã desta quarta-feira (13), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos receberam os Certificados de Conclusão do Curso Ferramentas Digitais para o Mercado de Trabalho, oferecido pelo CIDAC em parceria com a Recode. Além da entrega dos certificados, os alunos também participaram de um coffee break.

O objetivo do Ferramentas Digitais foi oferecer aos servidores o conhecimento de ferramentas básicas para criação e edição de textos, além de planilhas eletrônicas e apresentações. Para isso, ele foi dividido em 4 módulos: Desvendando Windows, Word na prática, Power Point para apresentações e Excel na real.

Uma das alunas do curso, a agente da GCM Alecsandra Ferreira, falou sobre o sucesso da parceria entre o CIDAC e a Guarda Civil Municipal.

“Eu sou grata, primeiramente, porque a gente vem pensando nisso há um tempo, a gente lá da coordenação de ensino, e quando eu propus isso ao comandante, ele prontamente aceitou. Quando fizemos o contato com o CIDAC, também foi aceito prontamente. Agradeço aos colegas também, que nos deram credibilidade de mais um curso oferecido. Esperamos que essa parceria entre a Guarda Municipal e o CIDAC possa seguir em outros cursos”, ressaltou.

A coordenadora dos cursos CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, também mencionou a importância dessa parceria e destacou que o objetivo do curso foi alcançado.

“Estamos muito felizes por mais uma turma formada no Curso Ferramentas Digitais, ainda mais por se tratar dos nossos colegas da Guarda Civil Municipal, nessa parceria que deu super certo. Recebemos no ano passado uma solicitação do comandante Wellington Levino para uma atualização digital do administrativo da Guarda, e na oportunidade o Curso oferecido pelo CIDAC, em parceria com a Recode, foi proveitoso e todos concluíram com êxito”, disse.

 

Imagens: CIDAC

Teve início, nesta terça-feira (12), o processo de apresentação de documentos pelos candidatos a futuros servidores públicos de Campos, que foram classificados no concurso de Educador Social da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). A apresentação dos documentos segue até a próxima sexta-feira (15), na sede da FMIJ, na Avenida Rui Barbosa, 533, Lapa, das 9h às 13h. Ao todo, foram convocados 96 candidatos aprovados e classificados.

Para o presidente da Fundação, Diego Augusto Rodrigues, a apresentação marca o início de um processo fundamental para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e jovens que precisam de cuidados especiais. “A FMIJ se destaca como o primeiro órgão da prefeitura a realizar um concurso público para a contratação desses educadores sociais. A escolha pelo concurso público é uma medida que visa garantir a estabilidade dos profissionais e a qualidade dos serviços prestados. Ao se tornarem estatutários, os educadores sociais passam a ter a segurança de seus vínculos e podem oferecer um acolhimento mais consistente e comprometido aos assistidos”.

A supervisora de Gestão de Pessoas da Fundação, Priscila Paes, explicou que após a fase de apresentação dos documentos, os candidatos serão convocados para o exame admissional e, depois, para tomarem posse. “Eles ainda vão passar por capacitação, ocasião em que vão conhecer da realidade dos acolhimentos e a filosofia do trabalho”.

Para Karina Francisco Gomes, uma das convocadas para a apresentação dos documentos, o seu ano está começando agora. “Este é meu primeiro emprego e a felicidade está transbordando. Eu estou com muita expectativa para essa nova fase da minha vida e vou me dedicar muito porque quero poder dar a minha contribuição para essas crianças”.

Já para Emily de Souza, o nervosismo do momento prevaleceu. “Estou muito animada e também fiquei um pouco nervosa antes de chegar até aqui, para ver se estava tudo certo. Mas estou com muita expectativa, muita esperança, vai ser uma nova fase e acredito que, a partir de agora, muita coisa boa vai acontecer. Quero trabalhar nessa área, que tenho uma grande paixão, e construir uma carreira dentro do serviço público”.

O salário base da função de Educador Social será de R$ 1.769,88, com 44 horas de carga horária, jornada de trabalho podendo ser executada por regime de plantão, dependendo da necessidade do serviço público.

São atribuições do Educador Social acompanhar diariamente as crianças e adolescentes assistidos pelas unidades da FMIJ, além de em todos os projetos, visando garantir a devida proteção ao abrigado para todos os efeitos de direito; cuidar para que tenham suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, auxiliando, inclusive, na realização das tarefas da vida diária e escolar; e realizar e/ou auxiliar nos cuidados básicos com alimentação, hábitos de higiene e proteção, estimulando a constituição de hábitos saudáveis. Além disso, o profissional deve promover uma relação personalizada e individualizada com cada criança e/ou adolescente, acompanhando as atividades rotineiras de vida autônoma destes, entre outras.

A semana começou com boas notícias para a Educação de Campos. No início da noite desta segunda-feira (11), o prefeito Wladimir Garotinho visitou a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), onde reuniu-se com o secretário da pasta, Marcelo Feres, e anunciou o pagamento do piso nacional aos profissionais do magistério a partir do mês de abril. Ele também afirmou que o novo índice será aplicado de forma retroativa a janeiro de 2024, de forma cuidadosa e transparente, em um cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos.

O anúncio foi feito pelas redes sociais. “Estávamos esperando o escalonamento do salário acordado com os sindicatos para logo após começar a pagar o piso. E estamos honrando nosso compromisso mais uma vez. Pagaremos já no salário de abril, junto com o retroativo de março a janeiro, em cronograma a ser disponibilizado pelas secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Administração e Recursos Humanos. Tudo é feito com zelo, compromisso e responsabilidade para que Campos seja uma cidade sustentável, melhor para se viver e uma cidade que pague seus compromissos em dia e não deixe o servidor sem receber salário, como há pouco tempo acontecia”, informou o prefeito.

Para ele, trata-se de uma valorização justa e merecida. “Sabemos que esse momento era esperado e queremos reafirmar nosso compromisso com a educação, honrando não somente a palavra, mas também o esforço e dedicação de cada um de vocês. Tudo isso é resultado de um trabalho em equipe, visando sempre o bem-estar da população e o equilíbrio das contas públicas. Juntos, estamos construindo uma Campos melhor, e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Parabéns a todos os professores e professoras pela dedicação incansável à educação! Essa conquista é de todos nós”, completou.

O secretário Marcelo acrescentou que Campos passa a fazer parte do rol dos municípios que estão honrando integralmente os direitos profissionais do magistério. “Essa medida agora é possível ser feita com segurança e Campos vai virar a página em relação à valorização dos seus profissionais, de acordo com o que planejamos no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que direciona a educação da nossa cidade. Muito obrigado, a educação e os profissionais agradecem”, disse Marcelo.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica.

Outras medidas

A Prefeitura de Campos vem promovendo a política de valorização profissional dos servidores da Seduct desde 2021. Como lembrou o secretário Marcelo, uma das principais demandas da categoria era a aplicação do Plano de Cargos e Salários, o que já vem sendo atendido pelo governo municipal. Depois de oito anos de espera, os servidores municipais também passaram a receber as “letrinhas” que se encontravam atrasadas e que indicam o tempo de serviço (progressão horizontal), gerando um aumento médio de 6% para todo o funcionalismo público municipal da ativa.

A Prefeitura colocou os salários em dia, já havia feito a equiparação salarial de cerca de 5 mil professores da rede municipal de ensino ao piso nacional em 2022 e voltou a pagar o adicional de 3% referente a 120 horas de atualização pedagógica para os professores e pedagogos da rede municipal de ensino.

Em relação à promoção vertical (titulação), o governo municipal vem realizando todos os trâmites para iniciar o pagamento aos servidores, e já publicou o resultado final dos requerimentos de progressão funcional no Diário Oficial do município. A Seduct também está distribuindo cerca de 3 mil chromebooks aos profissionais da educação, para o projeto Tô Ligado, com objetivo de atender à ação estratégica de inclusão e educação tecnológica digital das unidades escolares, na gestão pedagógica e administrativa da secretaria.

GESTORES – O Processo de Consulta Eleitoral para Provimento dos cargos de gestores foi outro avanço, elaborado de forma democrática e transparente. Com isso, os eleitos para função de diretor e diretor adjunto das creches e escolas ficarão na função de 2023 a 2025. Eles também foram contemplados com um aumento da gratificação, de até 47% a mais em alguns casos, a depender da classificação das unidades escolares, conforme número de alunos.

Saiba Mais

Prefeitura segue promovendo valorização dos profissionais da Educação (AQUI).

Manual do Servidor