logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Semana Pedagógica da rede municipal de ensino começou. O seminário “Redescobrir o propósito: uma jornada de inspirAÇÃO para os educadores” foi aberto nesta segunda-feira (3) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), e vai acontecer em locais diferentes como Teatro de Bolso, Academia Campista de Letras e Escola de Santa Maria, durante toda a semana, para que todos os educadores possam participar.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, abriu o evento e destacou as mudanças pelas quais a Educação Municipal passou através dos últimos anos. Ele ressaltou a importância das pessoas no processo de ensino-aprendizagem.

“Se a gente voltar a 2021, todos vão lembrar da falta de esperança. Foi isso que eu encontrei aqui em 2021. Não conseguia ver esperança nos olhos dos gestores escolares, dos profissionais, dos professores. E, certamente, se a gente tivesse naquele mesmo nível que estava em 2021, nós não teríamos tido os avanços que nós tivemos na nossa educação do período até 2024. É inegável que há hoje um reconhecimento maior da sociedade quanto aos avanços promovidos, não só de Campos. Estamos avançando a partir daquilo que a gente tem de melhor, que são as pessoas. Investimos em tecnologia, sem dúvida, investimos na melhoria dos processos também, mas para essa gestão fica a necessidade de continuar investindo nas pessoas e priorizando as relações, para que continuemos a crescer enquanto indivíduos e rede municipal”, esclareceu Marcelo.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou o fato de a Seduct ter iniciado o seminário voltado também aos profissionais que não são professores, já que a programação da manhã foi voltada, inclusive, para auxiliares de secretaria, mediadores, cuidadores, auxiliares de turma, inspetores de alunos e porteiros.

“A gente precisa pensar que escola é um espaço de múltiplas experiências e aprendizagens. Hoje, estou aqui falando com vocês como subsecretária de Ciência e Tecnologia, mas há bem pouco tempo estava como secretária de Educação e há um pouco mais de tempo antes falava como pedagoga da escola. Então, essa passagem faz parte das várias funções que passam pela vida da gente, que é profissional de educação. Vocês são tão importantes quanto qualquer professor, diretor, pedagogo, professor de suporte pedagógico que esteja na escola. A gente precisa sempre lembrar que a Educação é feita de muitas mãos. Todos são importantes para o sucesso dos alunos. E é por isso que a gente convidou vocês para essa primeira oportunidade de conversar. A gente está vivendo um momento de muita transformação na realidade da Educação de Campos. Temos escolas sendo ampliadas e inauguradas para substituir outras que estavam em prédios alugados, escolas sendo reformadas, mas toda essa ação de estruturação da unidade física não é nada se as pessoas que estiverem lá dentro não estiverem comprometidas com essa transformação”, disse Tânia.

PALESTRAS

A primeira palestra foi ministrada pelo professor universitário, conferencista na Universidade Complutense de Madrid e na Universidade de Burgos, autor de 24 livros e membro da Academia Campista de Letras, Doutor Christhiano Abelardo, e pela advogada, professora universitária, escritora, mestra em planejamento regional e gestão de cidades, Léa Cristina Barboza.

Eles ministraram sobre Assédio Moral e Relações Interpessoais e destacaram os tipos de assédio e como acontecem. Os palestrantes falaram ainda em qual situação o assédio se configura.

“Todo assédio moral gera dano moral. Ele pode ser interpessoal e organizacional. Organizacional, por exemplo, é aquele em que a empresa dá uma orientação ao superior hierárquico para vigiar e contar as vezes que o empregado vai ao banheiro. Nessa hipótese, pode ser até que o próprio assediador esteja sendo também assediado, porque ele se esconde daquela prática e é obrigado a tomar essa medida. Então ele mesmo sofre um baque psicológico de ter de fazer aquilo. Um outro exemplo de assédio moral organizacional é quando o empregador determina metas impossíveis de serem cumpridas ou humanamente muito desgastantes”, explicou Léa.

Logo depois foi a vez das psicólogas do Programa Saúde na Escola (PSE), Silvia Nascimento e Gisele Pessin, falarem sobre “Competências socioemocionais em pauta”.

“Nós, enquanto PSE, fazemos parte da realidade das escolas também, embora de uma forma itinerante, mas estamos ali ouvindo vocês, observando a realidade e pensando com vocês também. A gente pensou na possibilidade de trazer um tema que é muito comum na educação, principalmente a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são as competências socioemocionais. Sabemos que temos profissionais aqui com várias frentes de atuação, que quando nós falamos da Base Nacional Comum Curricular estamos falando de um corpo de conhecimentos, de normas que estruturam os nossos currículos e aquilo que a gente precisa trabalhar na educação e no cotidiano. E frente a essas regulamentações, nós precisamos pensar sobre algumas propostas que estão presentes na BNCC. Nós que estamos pensando o eixo saúde mental precisamos levar em consideração a interseção entre a psicologia, a Educação e a realidade das escolas. E a temática das competências socioemocionais está presente na BNCC, a fim de promover uma educação que nos ajude a compreender as emoções dos alunos e saber lidar com elas”, explicou Gisele.

O seminário continua na tarde desta segunda-feira com a palestra Sensibilização – Livro “Diagnóstico da Primeira Infância”, com a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Beatriz Cursino, às 15h. Logo depois, a professora e assistente social, mestre em Políticas Sociais pela Uenf e gestora de Recursos Financeiros nas Escolas, Juliana Queiroga, vai abordar o tema Gestão de Recursos Financeiros nas Escolas. O seminário continua à noite, com programação no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Veja AQUI a programação completa.

SERVIDORES APROVAM PALESTRAS – Os servidores da rede municipal de ensino de Campos estão aprovando as palestras da Semana Pedagógica, ofertadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). A mediadora Alcineia Reis Madureira de Souza, do CIEP 144 Carmen Silvia Carneiro, Parque Eldorado, participou do seminário pela primeira vez e estava ansiosa para assistir às palestras. “Acho muito importante porque é sempre bom ganharmos mais conhecimentos”, disse.

Já a professora Flávia da Fonseca Carvalho, da Escola Municipal José de Azevedo, em Ponta Grossa, disse que o evento é um ponto de partida para a criatividade. “É uma oportunidade que temos para nos abrirmos às novas possibilidades, nos reinventarmos. É um novo olhar que muitas vezes desperta na gente o interesse em áreas que não estavam no nosso foco”, declarou.

Servidores ativos da Prefeitura de Campos têm até o dia 21 de fevereiro para realizar a atualização de dados cadastrais e funcionais. Ao todo, 11.687 servidores estatutários devem realizar o recadastramento. Já os ocupantes de cargos comissionados, conselheiros tutelares e os admitidos por meio de processo seletivo estão isentos da obrigatoriedade.

A atualização de dados será realizada, exclusivamente, por meio digital. O servidor deverá acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e preencher o formulário disponibilizado para essa finalidade. Quem ainda não tiver acesso ao SUAP deverá comparecer ao setor responsável de Recursos Humanos de sua secretaria, para realizar atualização do seu acesso.

A fim de facilitar o preenchimento do formulário, a  Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, responsável pela coordenação e fiscalização do processo, disponibilizou link com o passo a passo do preenchimento (AQUI).

O secretário de Administração, Wainer Teixeira, reforça a importância do recadastramento. “Esse procedimento é essencial para mantermos a regularidade e a transparência no nosso quadro funcional, garantindo que todos os dados dos servidores estejam atualizados e corretamente registrados no sistema. É fundamental que todos realizem o recadastramento dentro do prazo estabelecido. A não realização dentro do período estipulado pode acarretar em consequências sérias, incluindo a suspensão dos vencimentos até que a situação cadastral seja regularizada. Isso pode impactar diretamente na remuneração dos servidores, por isso, pedimos que todos deem atenção a essa obrigatoriedade”, alerta.

Wainer deixa claro que o objetivo da medida não é causar transtornos. “Estamos garantindo que possamos continuar oferecendo um serviço público eficiente e organizado. A colaboração de cada um é essencial para o bom andamento de nossa administração. Portanto, não deixe para a última hora”, finaliza o secretário.

Não será permitido o recadastramento por procuração, salvo em casos excepcionais, mediante justificativa e apresentação de documentos que comprovem a impossibilidade da realização pelo servidor. A justificativa e apresentação de documentos deverá ser realizada junto ao Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos dentro do prazo estabelecido.

Seguindo o calendário anual de pagamento dos servidores públicos divulgado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, este mês, a Prefeitura de Campos efetua nesta sexta-feira (31) o pagamento do funcionalismo municipal referente ao mês de janeiro. O valor da folha de pagamento deste mês é de R$135.177.947,89, recursos que impactam na economia local, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Estarão recebendo nesta sexta-feira servidores do quadro permanente, os concursados, que são maioria, cargos comissionados, estagiários, conselheiros tutelares e prestadores de serviço. Este é mais um mês em que a Prefeitura paga em dia e dentro do mês trabalhado, conforme acordado entre a Prefeitura e os servidores municipais. “Para a nossa gestão, é fundamental que os servidores recebam em dia, porque, além de ser um direito, é importante também para que eles possam fazer seus planejamentos e pagamentos de seus compromissos”, afirma o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.

O secretário também destaca o trabalho realizado pelos servidores públicos, que atendem a população com carinho e profissionalismo. “Também faço questão de ressaltar o trabalho das equipes de Recursos Humanos e da folha de pagamento, que trabalham com afinco e zelo para o cumprimento dos prazos. Estão de parabéns pelo comprometimento”, disse o secretário.

Também este mês foi divulgada portaria estabelecendo data limite para envio da frequência dos servidores públicos ativos do município até o último dia útil de cada mês, para que a folha de pagamento do mês seguinte comece a ser preparada. O processo de cálculo e fechamento da folha de pagamento demanda um tempo mínimo para conferência, processamento e aprovação dos dados de frequência, por isso, é fundamental o cumprimento dos prazos.

Servidores públicos municipais ativos da Administração Direta e Indireta têm até o dia 21 de fevereiro para realizar a atualização cadastral. O servidor deverá acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no site da Prefeitura de Campos, e preencher o formulário. A medida é uma prática natural de gestão pública, principalmente, no início de cada gestão.

Benefícios — Desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, em 2021, os servidores de Campos vêm tendo assegurada a garantia dos seus direitos, entre eles, regularização do pagamento; décimo terceiro salário em dia (com o retorno da antecipação três anos seguidos); Auxílio-Alimentação; pagamento do Auxílio-Funeral, das férias e rescisões, que estavam em atraso; criação do Estatuto da Guarda Civil Municipal; adequação dos pisos de várias categorias, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, técnico em enfermagem PSF 40 horas; e dos Auxiliares de Serviços Gerais; além de outras categorias que ganhavam abaixo do salário mínimo.

A Prefeitura também tem proporcionado a várias categorias a capacitação profissional e melhores condições de trabalho, com reforma de equipamentos e aquisição de veículos novos, além da realização de concurso público para várias categorias. Foi concedida a equiparação salarial dos professores ao piso nacional e inaugurada a Policlínica do Servidor. Houve também o avanço das “letrinhas” (progressão horizontal), atualizada a cada dois anos e previsto no Plano de Cargos e Salários.

Calendário de pagamento dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Campos

Janeiro – dia 31

Fevereiro – dia 28

Março – dia 31

Abril – dia 30

Maio – dia 30

Junho (1ª parcela do 13°) – dia 30

Junho – dia 30

Julho – dia 31

Agosto – dia 29

Setembro – dia 30

Outubro – dia 31

Novembro – dia 28

Dezembro (2ª parcela do 13°) – dia 19

Dezembro – dia 30

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), convoca 12 candidatos aprovados do cadastro reserva do concurso público para o cargo de Educador Social. A nova convocação é uma medida para recompor as 96 vagas dispostas no Edital 01/2023, publicado em 29 de agosto de 2023, após a exoneração de 12 profissionais inicialmente convocados, que optaram por deixar o cargo.

Com a convocação dos 12 novos educadores, a Prefeitura reitera seu compromisso com a manutenção de um atendimento de qualidade, oferecendo a esses profissionais a oportunidade de trabalhar em um ambiente de relevante importância social, promovendo o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e juventude.

“Muito feliz em nomear os novos servidores da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Uma ação importante não só para o presente, mas também para o futuro da nossa cidade. Ao realizarmos esses concursos, estamos pensando a longo prazo e garantindo que a Prefeitura esteja preparada para os próximos 30 anos”, ressaltou o prefeito Wladimir Garotinho.

O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Diego Augusto Rodrigues, enfatizou: “O Educador Social desempenha uma função essencial nas unidades de acolhimento da FMIJ, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essas unidades oferecem um ambiente de cuidado, apoio e acompanhamento, visando à reintegração e o bem-estar das crianças e jovens acolhidos”.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, ressaltou a relevância da convocação dos novos Educadores Sociais. “Com essa convocação, a Administração Municipal reforça seu compromisso com a melhoria constante dos serviços públicos oferecidos à população, além de fortalecer e aprimorar as políticas públicas voltadas à infância e juventude. A chegada desses novos profissionais representa um avanço significativo no processo de evolução dos serviços prestados pela Prefeitura”.

São atribuições do Educador Social acompanhar diariamente as crianças e adolescentes assistidos pelas unidades da FMIJ, além de em todos os projetos, visando garantir a devida proteção ao abrigado para todos os efeitos de direito; cuidar para que tenham suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, auxiliando, inclusive, na realização das tarefas da vida diária e escolar; e realizar e/ou auxiliar nos cuidados básicos com alimentação, hábitos de higiene e proteção, estimulando a constituição de hábitos saudáveis. Além disso, o profissional deve promover uma relação personalizada e individualizada com cada criança e/ou adolescente, acompanhando as atividades rotineiras de vida autônoma desses, entre outras.

A lista completa com os nomes dos convocados, prazos e orientações para o processo de posse está disponível no portal oficial da Prefeitura (AQUI). Os candidatos convocados devem ficar atentos aos prazos estabelecidos e apresentar a documentação exigida conforme os procedimentos previstos na portaria de nomeação.

Seguindo a premissa de cuidar de pessoas, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos promoveu, nesta quarta-feira (29), o “Dia do Autocuidado” para seus colaboradores, oferecendo sessão de massoterapia em alusão ao Janeiro Branco, mês da campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. A massoterapia foi escolhida porque a massagem pode ajudar aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, promover o bem-estar e equilibrar as emoções.

O subsecretário de Gestão de Pessoas, Fellipe Augusto Almeida, relata que durante todo o mês a pasta abordou a saúde mental de diversas maneiras, como por meio de vídeos com dicas e depoimentos de profissionais da área de saúde mental, mural com frases motivacionais e, por fim, com a oferta de massagens relaxantes para os servidores.

“Muitas vezes, devido à correria do dia a dia, imersos em tantas atividades, nós vamos deixando de lado coisas importantes em nossas vidas, tais como tempo saudável com a família, cuidados com o bem estar físico e mental, e como nós temos vivido uma era de muita exposição a um volume considerável de informações e atividades, acabamos por esquecer da necessidade de cuidar da nossa saúde mental. O entendimento é que cuidar da nossa mente serve como um ponto de partida para que tenhamos uma melhora na qualidade de vida, no desempenho das nossas funções, nos relacionamentos pessoais e profissionais”, diz o subsecretário.

O servidor Kaique Gomes considera importante trabalhar o tema. “Esta é uma excelente iniciativa. Inclusive nas últimas semanas eu tenho tido problemas com dores na lombar. Combina super com a ideia do Janeiro Branco, já que, quando a gente cuida do corpo, por tabela, cuidamos da mente e a nossa produção no trabalho também melhora”.

Fellipe conta que a Subsecretaria de Gestão de Pessoas estabeleceu um calendário anual para abordar temas de relevância para a saúde e bem-estar do servidor. “Contamos com a colaboração e participação de todos, para que juntos possamos criar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo”.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.