logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), promoverá, entre os dias 22 e 24 de outubro, a XXVI Semana do Servidor, que neste ano traz como tema “Saúde do Servidor: A importância do cuidado! Nossa prioridade é você!”. A programação em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, será aberta nesta terça-feira (22), a partir das 8h30, no pátio do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura.

Além de palestras voltadas para os cuidados com a saúde, a exemplo da prevenção do câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa, serão realizadas oficinas sobre os Direitos do Consumidor, Defesa Pessoal para Mulheres, Cultivo de Hortas, dentre outras; roda de conversa; aula de Tai Chi Chuan e de dança; apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal e da Banda da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); e no encerramento, na quinta-feira (24), será oferecido um café da tarde. Durante os três dias do evento haverá aferição da pressão arterial e vacinação para aqueles que desejarem atualizar a caderneta de vacinação.

Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, a programação inclui uma série de ações e serviços pensados para todos aqueles que atuam nos órgãos e entidades do governo municipal, reunindo várias secretarias a fim de proporcionar um espaço de encontro para os profissionais.

“A relevância do servidor público para a Prefeitura é imensurável. Reconhecemos que eles são a base fundamental para a prestação de serviços de qualidade à população. Nosso compromisso é constante e tem sido guiado pelo cuidado e valorização daqueles que dedicam seu trabalho ao bem comum”, disse.

Nos últimos anos, segundo Fellipe, a gestão tem se empenhado em promover avanços que refletem diretamente no bem-estar dos servidores. “Conquistamos o aumento salarial, garantindo a valorização dos profissionais; mantivemos o calendário de pagamentos em dia, trazendo previsibilidade e segurança; reativamos o plano de cargos e carreiras, que esteve estagnado por muito tempo, além de restabelecermos direitos essenciais que estavam inativos”, acrescentou ele, ressaltando que:

“Ainda há desafios a serem enfrentados e melhorias a serem feitas, mas o governo e a SMARH seguem firmes e confiantes de que, juntos, poderemos construir um ambiente de trabalho mais digno e justo para todos os servidores, sempre respeitando e reconhecendo a importância de cada um na construção de uma cidade melhor”.

Confira a programação completa AQUI.

Mais uma boa notícia para os participantes do curso de “Gestor Escolar” da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Palestrantes de renome nacional vão estar presentes nas próximas aulas do Módulo VII da Formação: a professora Mariza Abreu e o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime) e professor, Alessio Costa.

No dia 22 de outubro, a professora vai abordar estratégias práticas para a gestão escolar contribuir na redução das desigualdades de aprendizagem em atendimento à habilitação da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Essas palestras serão realizadas pela Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem).

A assessora especial da Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, Juliana Queiroga, explicou que durante a palestra a professora vai, ainda, orientar para a elaboração do Plano de Gestão Escolar, considerando as competências do gestor para a melhoria dos resultados da aprendizagem.

“A palestrante possui comprovada e vasta experiência profissional na área de gestão escolar, atuando como consultora e/ou assessora nos principais órgãos e organizações públicos de atuação direta nas políticas públicas de educação, tais como: Confederação Nacional dos Municípios (CNM);  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundo Nacional de Educação (FNDE), Conselho Nacional de Educação (CNE), entre outros”, disse Juliana.

Já o professor Alessio vai ministrar a palestra no dia 29 deste mês, abordando sobre a importância do papel do gestor escolar e o envolvimento dos profissionais da educação no cumprimento das Condicionalidades I, II e III, na complementação dos recursos financeiros do VAAR/Fundeb. Ele vai falar ainda sobre o processo de eleição do gestor e a importância da atuação de toda comunidade escolar, bem como a relação desses tópicos com o cumprimento das condicionalidades e dos indicadores que habilitam o município a receber a complementação VAAR. Outro tópico vai ser sobre as fontes de financiamento da Educação.

O professor é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Federal do Ceará (2007); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1997); bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1993). Atualmente, é professor do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Ensino Técnico Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará; secretário Municipal da Educação de Ibaretama/ CE; vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro do Fórum Nacional de Educação. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020).

Juliana explicou que chamar esses palestrantes de renome nacional se fez necessário porque com a nova lei do Fundeb, sendo prevista a complementação VAAR, os municípios precisam estar habilitados, a partir do cumprimento de condicionalidades que apontem para a melhora dos resultados na educação, não só para melhorar os índices, a nota em si, mas indicadores que mostram que estão sendo reduzidas as desigualdades sociais e raciais.

“É preciso situar os gestores em nível municipal para ele entender que essa já é uma exigência em nível nacional. A avaliação por mérito e desempenho, o trabalho de gestão escolar pautado na Matriz Comum Nacional de Competências do Gestor Escolar, dentro das dimensões pedagógicas, relacional, pessoal, administrativo-financeira, exige estratégias práticas com foco no objetivo de atingir melhores resultados. Então, quando a gente pensou em chamar essas pessoas é para mostrar que a prática deles, o resultado que eles apresentam com uma gestão participativa, democrática, tende a trazer resultados, que podem ajudar o município na captação de recursos financeiros”, finalizou Juliana.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), continua com a Formação em Serviço para Gestores Escolares. O curso tem carga horária de 150 horas, de forma híbrida (presencial e online) e o público-alvo são profissionais que atuam como gestores e gestores adjuntos na Rede Municipal de Educação.

A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto, explicou que o 6º módulo vai trabalhar “Gestão Pedagógica e Acompanhamento do Processo de Ensino-Aprendizagem”. O próximo módulo é de Gestão Democrática e Participativa. Esta semana foram ministradas aulas de Equidade e Educação (presencial e online) e a próxima, neste sábado (19), será sobre Neurociência Aplicada à Educação.

A capacitação contou ainda com palestras sobre “Inovação educacional e uso de tecnologia na escola”, com a coordenadora de Mídias Digitais Anna Karina Oviedo; Sistema de Gestão Escolar (SUAP) com as servidoras Tatiana Castellar e Tatiana Maciel. Além disso, foi desenvolvido ainda o tema: “Utilização de ferramentas tecnológicas na gestão”. “Cidadania Digital e Segurança”, também foi trabalhada no curso.

De acordo com Talita, o curso é projetado para capacitar profissionais com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar e administrar as instituições de ensino com eficácia e eficiência. O objetivo principal é preparar os gestores para enfrentar as complexidades da administração escolar moderna, garantindo que possam promover um ambiente de aprendizagem de alta qualidade que atenda às necessidades dos alunos, contribuindo para a melhoria contínua da instituição.

No decorrer do curso os participantes têm explorado tópicos importantes como a Legislação Educacional; o uso de tecnologias educacionais e as melhores práticas em planejamento e avaliação. A formação é voltada para o desenvolvimento de competências práticas e estratégicas, essenciais para uma gestão escolar eficaz e inovadora.

“Os gestores estão engajados, demonstrando que estão aprendendo, realizando muitas trocas e entendendo as inúmeras realidades. Somos uma única rede, mas com realidades distintas, com identidades próprias. Existe uma identidade coletiva da própria rede, mas uma identidade de cada unidade. Tem sido muito interessante ouvir os relatos, essas trocas no curso. Eles estão aprendendo bastante, as temáticas foram muito diversificadas e ainda temos até o término do ano, com alguns outros módulos. Vamos realizar uma prova no início de dezembro”, ressaltou Talita.

Gestora da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves, disse que participar do curso de Gestão Educacional tem sido bem gratificante e enriquecedor. Para ela, numa perspectiva de ampliação de conhecimentos e troca de experiências, o curso tem proporcionado ao gestor a possibilidade de um novo olhar para o contexto escolar.

“Interagir com colegas e perceber que não está só! Compartilhar problemas, emoções, sentimentos e desejos! Dessa forma, a gente consegue perceber que a sua realidade não é única e que através dos encontros, discussões, análise de casos e dinâmicas interativas tem avançado muito na busca por novas práticas e conhecimentos que lhe garantirão maior qualidade em seu cotidiano educacional”, acrescentou Maria.

Gestora da Creche Escola Municipal Dom Antônio de Castro Mayer, Priscila Pacheco Linhares de Oliveira Ribeiro, também está satisfeita com a capacitação.

“Estou na direção da rede municipal de Campos há 18 anos e, pela primeira vez, estou participando de uma capacitação muito enriquecedora. Como tem sido bom trocar experiências e aprender em cada módulo. Aprendizados que podem ser aplicados em nosso cotidiano na escola! Tem sido maravilhoso”, concluiu Priscila.

Diversas ações foram realizadas pela Prefeitura de Campos desde 2021, visando promover a valorização profissional dos servidores municipais. Na área da Educação, uma das principais demandas da categoria era a aplicação do Plano de Cargas e Salários, o que já vem sendo atendido pelo governo municipal. Depois de 8 anos de espera, os servidores passaram a receber as “letrinhas” que se encontravam atrasadas e que indicavam o tempo de serviço (progressão horizontal). Também está sendo concedida a promoção vertical, concedida por meio de titulação.

Além disso, de acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, a Prefeitura colocou os salários em dia, promoveu a equiparação salarial de cerca de 5 mil professores da rede municipal de ensino ao piso nacional; voltou a pagar o adicional de 3% referente a 120 horas de atualização pedagógica para os professores e pedagogos da rede municipal de ensino; e criou a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), que já ofertou milhares de vagas aos centenas de educadores e demais categorias, de forma on-line e presencial.

“Também concedemos cerca de 3.400 chromebooks para os profissionais materializando o Projeto Tô Lig@do!, com objetivo de atender à ação estratégica de inclusão e educação tecnológica digital das unidades escolares, na gestão pedagógica e administrativa da Secretaria”, lembrou Tânia.

Outra ação positiva diz respeito ao Programa Bolsa de Primeira Graduação para os servidores públicos ativos e em exercício efetivo na Secretaria, que ingressaram no curso superior em licenciatura na área da educação.

“O Programa de Bolsa de Primeira Graduação representa um compromisso valoroso com o desenvolvimento educacional dos servidores públicos ativos da Secretaria. Essa iniciativa busca fortalecer e aprimorar nosso corpo de servidores, contribuindo diretamente para a qualidade do ensino municipal. Ao incentivar a formação superior, o projeto não apenas valoriza o investimento na educação, mas também reconhece a importância estratégica desses profissionais para o desenvolvimento da educação no todo”, disse Tânia.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover uma repescagem para os profissionais da rede municipal de ensino que ainda não pegaram os chromebooks ofertados pela Prefeitura de Campos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas. O prazo para a retirada será anunciado nos próximos dias. A entrega será feita na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), situada à Avenida Alberto Torres, 174, Centro.

Os profissionais devem ficar atentos às novas datas e conferir os documentos necessários no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), AQUI.  A coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina de Azevedo y Oviedo, lembrou que os profissionais que tiverem qualquer intercorrência com os chromebooks e os tablets (ofertados aos alunos) devem comparecer à sede da Efem, sala 6, para serem orientados pela equipe de suporte.

“Os professores substitutos que tiveram o contrato encerrado com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia devem devolver o equipamento no mesmo local, de modo que os novos profissionais convocados no processo seletivo possam garantir a continuidade do atendimento à rede”, explicou Anna.

É a primeira vez na rede municipal de ensino que as tecnologias chegam, de fato, para profissionais e alunos, a partir de diferentes frentes de trabalho. A Prefeitura de Campos implantou o Programa de Inclusão e Educação Digital por meio do qual já foram entregues mais de 3 mil chromebooks a profissionais da Educação e cerca de 8 mil tablets para os alunos.

Além disso, dezenas de unidades escolares foram contempladas com novos Laboratórios de Tecnologias Digitais. Juntas, essas unidades receberam, também, mais de 1 mil chromebooks.

Não apenas os professores estatutários receberam o equipamento, mas também os professores substitutos, além dos pedagogos, auxiliares de Secretaria, diretores e diretores adjuntos das unidades escolares, ocupantes de função gratificada, e comissionados integrantes da estrutura organizacional da Seduct. A medida integra a política de valorização profissional da Seduct.

Manual do Servidor