logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou nesta quinta-feira (6) um treinamento e capacitação do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), visando o período de volta às aulas. Neste ano, um dos focos foi a atualização em relação à Lei Federal 15.100/25, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Além dos agentes do GRE de Campos, esteve presente a GCM de São Francisco de Itabapoana, que pretende retomar o projeto no município.

O comandante da GCM, Wellington Levino, destacou a importância da atualização contínua dos agentes. “Nós nos dedicamos ao treinamento contínuo. Periodicamente nós estamos atualizando nossos conhecimentos, repassando nossos conhecimentos. Nós temos a academia de ensino, e nós temos os nossos instrutores, os nossos colaboradores, que estão sempre se autoqualificando para poder multiplicar esse conhecimento com os nossos agentes. Nós somos também referência para a atuação sobre qualificação para preparar os servidores. E temos muito orgulho disso. Campos se coloca sempre na sua atuação de multiplicadores”, afirmou.

A gerente de Proteção Social da GCM, Gisele Pereira Gomes, explicou que a capacitação do GRE acontece todo ano. “A atualização é fundamental, não tem como não ter essa prática na Ronda Escolar. Lidar com criança, adolescente, é um desafio diário e a gente tem esse compromisso, esse comprometimento com a tropa, com a Secretaria de Educação e com os ministros de estar sempre capacitando cada vez mais os agentes para poder ofertar um atendimento melhor na rede de ensino”, disse.

Durante o treinamento, vários temas foram abordados e a proibição do uso de aparelhos eletrônicos por parte dos alunos dentro do ambiente escolar teve um foco principal. “Com a nova lei, a 15.100, a gente está fazendo a atualização dos agentes para conhecer a legislação. A gente está apresentando a nova lei aos agentes da Ronda Escolar para que eles atuem dentro das unidades, fazendo apoio aos gestores das escolas”, explicou a coordenadora do GRE, Magna Ramos, que acrescentou que o Grupamento atua diretamente em 60 unidades da Rede Municipal de Ensino.

“A Ronda Escolar atende com visitações nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A gente também faz o trabalho de paradas básicas em frente às unidades e o patrulhamento no entorno das escolas. A gente faz esse trabalho de ronda escolar diretamente com 60 unidades da Rede Municipal. As demais, que são mais de 230 unidades, elas são também atendidas pelas inspetorias regionais com patrulhamento”, concluiu.

À frente do comando da GCM de SFI desde janeiro deste ano, a comandante Débora Mata participou da capacitação junto com quatro agentes.

“Esse projeto da Ronda Escolar é muito importante e nós temos Campos como referência na Guarda Municipal. A nossa guarda tem 24 anos e estamos tentando retornar com esse projeto em São Francisco. Então nós estamos vindo aqui buscar a capacitação junto de Campos para poder implantá-lo novamente no nosso município, visto que é de grande importância na questão atual que estamos vivendo, a violência que está chegando nas escolas e que a Guarda é uma Guarda de proximidade. É muito importante ter o vínculo com a unidade escolar, com os docentes e com os estudantes”, comentou.

Em reunião realizada nessa quarta-feira (5), os diretores do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e representantes do SEST SENAT discutiram iniciativas voltadas à qualificação dos profissionais que atuam no transporte urbano de Campos. Estiveram presentes no encontro o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; o vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara; o diretor geral de Administração e Finanças do IMTT, Gustavo Araújo; o diretor de Transporte do IMTT, Alexandre Oliveira; a diretora do SEST SENAT Campos, Rayanna Siqueira; e o membro do Conselho Regional do Rio de Janeiro do SEST SENAT Djanir Azevedo. O objetivo da reunião foi iniciar e ampliar as oportunidades de capacitação profissional visando a segurança de todos os usuários, principalmente a população.

“A visão da nova administração do IMTT é de qualificação e educação no transporte e no trânsito. Nós temos que construir e garantir conforto entre as concessionárias e permissionários de vans e também para a população. Estaremos com essa parceria para qualificar nossos operadores para que o transporte seja realizado cada vez mais com segurança no nosso município. Este será o início de muitas parcerias que virão com o SEST SENAT”, comentou Álvaro.

Segundo a diretora do SEST SENAT Campos, Rayanna Siqueira, “a parceria do SEST SENAT com o IMTT, instituto tão importante para a região, visa promover ações que enfatizem a segurança no trânsito a fim de evitar acidentes, sendo uma ação essencial para toda a população, bem como visa estender os benefícios do SEST SENAT nas áreas de qualificação, saúde, esporte e lazer com descontos para todos os servidores do IMTT e seus dependentes”, ressaltou.

Com o intuito de discutir avanços na utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e aprimoramentos na gestão escolar da rede municipal de ensino, a subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello, realizou uma reunião com representantes do Centro de Informação e Dados de Campos (CIDAC), nessa quarta-feira (29). Participaram do encontro os analistas de desenvolvimento de sistemas Marcelo da Matta Gomes e Alex Sandro dos Santos Sampaio, a assistente administrativo Francine Macedo Dias, além dos servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) Tatiana Barcelos da Silva, Silvana Gomes Barreto e Bruno de Sousa Barreto.

Um dos principais temas abordados foi a realização do treinamento destinado a gestores, gestores adjuntos e auxiliares de secretaria das unidades escolares, que visa qualificar os profissionais no uso do SUAP. Para viabilizar essa capacitação, o CIDAC vai realizar ajustes no módulo de treinamento para realização do curso nas próximas semanas. Outro ponto destacado na reunião foi a necessidade de ajustes no sistema, além da adequação da nomenclatura das unidades escolares e a eliminação de registros duplicados.

A subsecretária ressaltou que a reunião reforça o compromisso da gestão em aprimorar os processos administrativos e oferecer suporte às unidades escolares, garantindo um sistema mais eficiente e transparente para toda a rede municipal de ensino.

“A reunião de hoje foi fundamental para avançarmos em melhorias no SUAP e garantirmos um suporte mais eficiente às unidades escolares. Nosso objetivo é otimizar os processos administrativos, tornando o sistema mais ágil e acessível para diretores, auxiliares de secretaria e toda a equipe da educação. A capacitação dos profissionais e a correção de inconsistências no sistema são passos essenciais para uma gestão mais integrada e transparente. Seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais o atendimento à rede municipal de ensino”, concluiu Catia.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) publicou, nesta segunda-feira (3), na edição suplementar do Diário Oficial, a portaria 17/2025 que trata do processo para a definição de escolha de turmas, por parte dos professores, para o ano letivo de 2025 nas Unidades Escolares da Rede Municipal de ensino. Confira AQUI.

“Cabe ao Diretor e ao Pedagogo/Professor de Suporte Pedagógico da Unidade Escolar, no exercício de suas atribuições, garantir que a escolha de turma ocorra de forma justa, clara e transparente, atendendo às necessidades organizacionais da Unidade Escolar, seguindo o que estabelece esta Portaria”, afirmou o secretário da pasta, Marcelo Feres.

São considerados habilitados para a escolha de turmas os professores regentes da Rede Municipal de Educação, obedecendo à seguinte ordem de prioridade: professor estável da Rede Municipal de Educação, lotado na Unidade Escolar; professor estável da Rede Municipal de Educação, cedido na Unidade Escolar; professor em estágio probatório da Rede Municipal de Educação; professor atuando através de cessão recíproca entre estados/municípios, com documentação atualizada; professor inscrito/selecionado para atuar em RET (Regime Especial de Trabalho), definido até a data da escolha de turma em cada unidade; professor substituto, oriundo do Processo Seletivo Simplificado, contratado em caráter temporário, sob o regime especial de direito administrativo; professor em regime de Comodato.

O critério de escolha para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos/Fases Iniciais deve obedecer à seguinte ordem de prioridade: professor com formação de nível superior em licenciatura ou formação em nível superior em qualquer área com pós-graduação na área de educação; professor estatutário com maior tempo de lotação na unidade escolar; professor estatutário com maior tempo de serviço na Rede Municipal de Educação; apresentação de Memorando de Lotação mais antigo; apresentação da ordem classificatória no concurso público, por antiguidade, na falta de numeração do Memorando de Lotação; apresentação de documento que comprove maior idade.

O critério de prioridade para os Professores II será concedido exclusivamente aos servidores que, no momento da escolha, apresentarem diploma ou certidão de conclusão de curso. No entanto, em relação ao critério de titulação de Graduação, será aceito, para fins de prioridade, a apresentação de uma declaração de matrícula em curso superior de licenciatura na área de educação.

O ano letivo terá início para os alunos na quarta-feira (5) e término em 19 de dezembro, estabelecendo os dias 3 e 4 de fevereiro para Reunião Pedagógica, perfazendo um total de 205 dias letivos, garantindo o cumprimento do mínimo de dias letivos determinado na legislação em vigor.  Mas, em preparação ao início do ano letivo, desde esta segunda-feira (3) a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia está promovendo para os profissionais o Seminário de volta às aulas: “Redescobrir o propósito: uma jornada de inspirAÇÃO para os educadores”.

Ao longo da semana, o evento será realizado em diferentes locais, a fim de facilitar a locomoção dos educadores, como, por exemplo, Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Academia Campista de Letras e Escola de Santa Maria.

A Semana Pedagógica da rede municipal de ensino começou. O seminário “Redescobrir o propósito: uma jornada de inspirAÇÃO para os educadores” foi aberto nesta segunda-feira (3) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), e vai acontecer em locais diferentes como Teatro de Bolso, Academia Campista de Letras e Escola de Santa Maria, durante toda a semana, para que todos os educadores possam participar.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, abriu o evento e destacou as mudanças pelas quais a Educação Municipal passou através dos últimos anos. Ele ressaltou a importância das pessoas no processo de ensino-aprendizagem.

“Se a gente voltar a 2021, todos vão lembrar da falta de esperança. Foi isso que eu encontrei aqui em 2021. Não conseguia ver esperança nos olhos dos gestores escolares, dos profissionais, dos professores. E, certamente, se a gente tivesse naquele mesmo nível que estava em 2021, nós não teríamos tido os avanços que nós tivemos na nossa educação do período até 2024. É inegável que há hoje um reconhecimento maior da sociedade quanto aos avanços promovidos, não só de Campos. Estamos avançando a partir daquilo que a gente tem de melhor, que são as pessoas. Investimos em tecnologia, sem dúvida, investimos na melhoria dos processos também, mas para essa gestão fica a necessidade de continuar investindo nas pessoas e priorizando as relações, para que continuemos a crescer enquanto indivíduos e rede municipal”, esclareceu Marcelo.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou o fato de a Seduct ter iniciado o seminário voltado também aos profissionais que não são professores, já que a programação da manhã foi voltada, inclusive, para auxiliares de secretaria, mediadores, cuidadores, auxiliares de turma, inspetores de alunos e porteiros.

“A gente precisa pensar que escola é um espaço de múltiplas experiências e aprendizagens. Hoje, estou aqui falando com vocês como subsecretária de Ciência e Tecnologia, mas há bem pouco tempo estava como secretária de Educação e há um pouco mais de tempo antes falava como pedagoga da escola. Então, essa passagem faz parte das várias funções que passam pela vida da gente, que é profissional de educação. Vocês são tão importantes quanto qualquer professor, diretor, pedagogo, professor de suporte pedagógico que esteja na escola. A gente precisa sempre lembrar que a Educação é feita de muitas mãos. Todos são importantes para o sucesso dos alunos. E é por isso que a gente convidou vocês para essa primeira oportunidade de conversar. A gente está vivendo um momento de muita transformação na realidade da Educação de Campos. Temos escolas sendo ampliadas e inauguradas para substituir outras que estavam em prédios alugados, escolas sendo reformadas, mas toda essa ação de estruturação da unidade física não é nada se as pessoas que estiverem lá dentro não estiverem comprometidas com essa transformação”, disse Tânia.

PALESTRAS

A primeira palestra foi ministrada pelo professor universitário, conferencista na Universidade Complutense de Madrid e na Universidade de Burgos, autor de 24 livros e membro da Academia Campista de Letras, Doutor Christhiano Abelardo, e pela advogada, professora universitária, escritora, mestra em planejamento regional e gestão de cidades, Léa Cristina Barboza.

Eles ministraram sobre Assédio Moral e Relações Interpessoais e destacaram os tipos de assédio e como acontecem. Os palestrantes falaram ainda em qual situação o assédio se configura.

“Todo assédio moral gera dano moral. Ele pode ser interpessoal e organizacional. Organizacional, por exemplo, é aquele em que a empresa dá uma orientação ao superior hierárquico para vigiar e contar as vezes que o empregado vai ao banheiro. Nessa hipótese, pode ser até que o próprio assediador esteja sendo também assediado, porque ele se esconde daquela prática e é obrigado a tomar essa medida. Então ele mesmo sofre um baque psicológico de ter de fazer aquilo. Um outro exemplo de assédio moral organizacional é quando o empregador determina metas impossíveis de serem cumpridas ou humanamente muito desgastantes”, explicou Léa.

Logo depois foi a vez das psicólogas do Programa Saúde na Escola (PSE), Silvia Nascimento e Gisele Pessin, falarem sobre “Competências socioemocionais em pauta”.

“Nós, enquanto PSE, fazemos parte da realidade das escolas também, embora de uma forma itinerante, mas estamos ali ouvindo vocês, observando a realidade e pensando com vocês também. A gente pensou na possibilidade de trazer um tema que é muito comum na educação, principalmente a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são as competências socioemocionais. Sabemos que temos profissionais aqui com várias frentes de atuação, que quando nós falamos da Base Nacional Comum Curricular estamos falando de um corpo de conhecimentos, de normas que estruturam os nossos currículos e aquilo que a gente precisa trabalhar na educação e no cotidiano. E frente a essas regulamentações, nós precisamos pensar sobre algumas propostas que estão presentes na BNCC. Nós que estamos pensando o eixo saúde mental precisamos levar em consideração a interseção entre a psicologia, a Educação e a realidade das escolas. E a temática das competências socioemocionais está presente na BNCC, a fim de promover uma educação que nos ajude a compreender as emoções dos alunos e saber lidar com elas”, explicou Gisele.

O seminário continua na tarde desta segunda-feira com a palestra Sensibilização – Livro “Diagnóstico da Primeira Infância”, com a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Beatriz Cursino, às 15h. Logo depois, a professora e assistente social, mestre em Políticas Sociais pela Uenf e gestora de Recursos Financeiros nas Escolas, Juliana Queiroga, vai abordar o tema Gestão de Recursos Financeiros nas Escolas. O seminário continua à noite, com programação no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Veja AQUI a programação completa.

SERVIDORES APROVAM PALESTRAS – Os servidores da rede municipal de ensino de Campos estão aprovando as palestras da Semana Pedagógica, ofertadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). A mediadora Alcineia Reis Madureira de Souza, do CIEP 144 Carmen Silvia Carneiro, Parque Eldorado, participou do seminário pela primeira vez e estava ansiosa para assistir às palestras. “Acho muito importante porque é sempre bom ganharmos mais conhecimentos”, disse.

Já a professora Flávia da Fonseca Carvalho, da Escola Municipal José de Azevedo, em Ponta Grossa, disse que o evento é um ponto de partida para a criatividade. “É uma oportunidade que temos para nos abrirmos às novas possibilidades, nos reinventarmos. É um novo olhar que muitas vezes desperta na gente o interesse em áreas que não estavam no nosso foco”, declarou.

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.