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A cidade de Campos será polo da Região Norte Fluminense para sediar o Encontro Regional de Capacitação dos Profissionais que atuarão como formadores no Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento acontecerá no próximo sábado (13), das 8h30 às 17h, na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

De acordo com a coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Seduct, Neidimar Abreu, o LEEI é uma ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, fazendo com que 100% delas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia.

“O objetivo dessa capacitação é formar professores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas. A equipe de formação é composta por coordenadores regionais e estaduais capacitados pela UFMG, UNIRIO e UFRJ”, explicou Neidimar.

Segundo ela, além de Campos, participarão educadores de Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco, São João da Barra, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras.

Patrícia Corsino, coordenadora estadual do LEEI, falou sobre os princípios básicos da Formação: Concepção de Educação Infantil inclusiva, plural, que considera as diversidades locais e étnico-raciais/culturais de cada região brasileira; concepção de criança como centro do processo educativo; reconhecimento do papel importante que a Educação Infantil cumpre no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças; leitura e escrita como práticas sociais que integram o universo infantil; por exemplo.

“Também trabalharemos as práticas formativas que enfatizam a socialização de conhecimentos e de saberes; articulação entre ciência, arte e vida numa unidade de sentido; e desenvolvimento da identidade da professora da Educação Infantil. No Estado do Rio, apenas 2 municípios não vão apresentar turmas. No total, 90 municípios do Estado aderiram com 120 turmas, atingindo quase 9 mil professores da educação infantil, especialmente da pré-escola. No Brasil todo, serão 270 mil professores formados nesse processo, fazendo reflexões sobre suas práticas, a partir sempre da experiência do que acontece no cotidiano da sala de aula”, informou Patrícia.

Em novembro, a Secretaria promoveu reunião com os gestores da Rede Municipal de Ensino, no auditório da Prefeitura, a fim de orientá-los quanto às ações que serão desenvolvidas a partir dos eixos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Participaram os diretores de unidades escolares com turmas de 1º e 2º anos de escolaridade do Ensino Fundamental, selecionadas e consideradas elegíveis pelo MEC para atuar em regime de colaboração na construção da política da alfabetização territorial (PAT). Eles registraram a confirmação de interesse ao Compromisso no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo através do preenchimento do Plano de Ação.

Representantes da secretaria (gestores, coordenadores de setores e diretores escolares) participaram também do Seminário Alfabetiza RJ, no Teatro Cesgranrio, em outubro, com o objetivo de apoiar a implementação do Compromisso Criança Alfabetizada no Estado do Rio de Janeiro.

Após a posse, os 96 aprovados no concurso público para Educador Social da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) participarão do Curso de Formação Inicial a ser realizado nesta quinta (11) e sexta-feira (12), das 9h às 16h, no auditório da Prefeitura, e no sábado (13), das 9h às 12h, na sede da Fundação, localizada na Avenida Rui Barbosa, 533, Lapa. O curso tem a finalidade de treinar os novos profissionais que comporão o quadro de estatuários da municipalidade.

Esta nova etapa do concurso é uma realização do Programa TreinaRH, da Secretaria de Administração e Recurso Humanos, voltado para os servidores. “É um momento fundamental neste processo seletivo, para que os novos educadores sociais, ao entrarem no serviço público, tenham noções sobre o Estatuto do Servidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre as questões que envolvem relações interpessoais”, disse o coordenador do programa TreinaRH, Wilson Heidenfelder.

De acordo com o presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues, o curso de capacitação com os novos educadores sociais é de extrema importância. “Durante esses três dias, eles terão os primeiros contatos com os gerentes dos acolhimentos e serão instruídos sobre suas atribuições. Considero esse momento muito importante. Mais uma vez parabenizo aos novos profissionais e lhes dou as boas-vindas em nome da Fundação”, comentou.

Nesta terça-feira (9), o setor de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou a primeira edição do ano do “RH Itinerante” na Clínica da Criança. O projeto, que oferece atividades e orientações aos servidores, tem como objetivo criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e promover o bem-estar da equipe.

“O objetivo do RH Itinerante é promover a aproximação entre o RH e as Unidades Pré-Hospitalares, trazendo temas relevantes para o cotidiano dos profissionais, além de dinâmicas e ações que proporcionam reflexão”, explicou Adriana Barreto, diretora de RH da FMS.

Na edição realizada nesta terça, as ações incluíram uma atividade musical conduzida pelo professor de música Geovane Crisóstomo, além de uma palestra ministrada pela psicóloga Flávia Barreto e uma dinâmica sobre gestão do tempo.

A psicóloga Flávia Barreto destacou a importância do projeto. “Estar próximo do servidor é um dos objetivos desse projeto, pois queremos nos aproximar cada vez mais dos servidores e oferecer não só informações e orientações, mas também reflexões sobre o cotidiano de trabalho”, informou.

Supervisora do plantão na Clínica da Criança, Angélica Madureira elogiou a iniciativa e destacou a relevância do tema da gestão do tempo: “Principalmente para nós mulheres, que lidamos com múltiplas responsabilidades, aprender a gerenciar nosso tempo é fundamental não só para o ambiente de trabalho, mas também para nossa vida pessoal”, afirmou.

O RH Itinerante continuará percorrendo as unidades da FMS ao longo do mês de abril.

O prazo para que professores da rede municipal de ensino participem do cadastro de interesse visando à ampliação de carga horária foi aberto nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é a elaboração de estudo técnico sobre a capacidade da Administração Pública em migrar educadores estatutários para 30 horas semanais. O cadastro continuará aberto até 8 de maio deste ano. Clique AQUI para participar.

Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, a portaria número 37 que regulamenta o processo foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do município de quinta-feira (4). Acesse AQUI. “Podem participar os professores I – 16 e 20 horas, e os professores II – 22 horas e 25 horas”, explicou Tânia.

Quando esse prazo do cadastro finalizar, a Secretaria vai publicar no Diário Oficial a comissão constituída para Estudo Técnico e Operacionalização das etapas referentes ao processo. Tânia falou sobre as vantagens do processo:

“É muito importante saber que o nosso plano de carreira do magistério é muito antigo. De lá para cá, muitas alterações na legislação, inovações, outras práticas de ensino e outras necessidades foram surgindo, a exemplo do que a própria pandemia mostrou. Também a educação pública, especialmente a básica, precisa se adequar a esses novos tempos. Uma dessas ferramentas do ponto de vista qualitativo, tanto no que se refere aos alunos quanto aos professores, é tentar reduzir o tempo que o professor passa em deslocamento de uma unidade de ensino para outra. E ainda tentar criar condições para que o professor permaneça mais tempo com seus alunos de modo a dar mais qualidade ao tempo de ensino e de aprendizagem, de cooperação que existe para ambos os lados, e, ainda, criar melhores condições de trabalho”, explicou Tânia.

Segundo ela, a carga horária estendida dá ao professor um ganho salarial direto, porque ele passa a receber mais horas no seu salário base. “Isso representa um benefício direto e, com isso, todas as gratificações também são impactadas. Em relação aos professores II, a melhor vantagem para o aluno é que ele permanece com o mesmo professor todos os dias da semana, sem precisar trocar por um professor complementador”, analisou.

Ela acrescentou que eles continuarão fazendo jus ao que a lei prevê que é um terço da sua carga horária. Dessa forma, um professor de 30 horas passará a ter 20 horas de trabalho com o aluno e 10 horas de trabalho pedagógico para as atividades relacionadas diretamente à docência, como formação, elaboração de atividades, reuniões pedagógicas, encontros com pais, preenchimento de diários, elaboração das aulas, correção das atividades, ou seja, com o tempo destinado às atividades fora da sala de aula também respeitado e mais qualidade ao trabalho do professor, uma vez que ele não interrompe o ciclo com os alunos”, destacou.

Para o professor I, segundo Tânia, a vantagem está também na organização dos horários. “Ele passa a ter um número maior de aulas. Ao invés de dar 13 aulas semanais passará a ter 20 aulas e 10 de planejamento. Com isso é possível atender um número maior de turmas, na mesma disciplina ou na disciplina diversa que tenha adesão ao seu currículo profissional, permitindo, ainda, que ele possa complementar sua carga horária com o Regime Especial de Trabalho (RET)”.

Para longo prazo, para efeito de carreira, “pensando lá na frente, na aposentadoria, esse será o maior benefício direto: saber que ao final da jornada, também passará a ter uma aposentadoria com um salário melhor. Isso faz toda a diferença”, comentou a secretária.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) dará início, neste mês de abril, ao projeto Aprenda + Professor. A ação acontece inicialmente em três unidades: Escola Municipal Marechal Costa e Silva, Branca Peçanha e Ciep Carmem Carneiro. O objetivo é auxiliar no planejamento e execução das aulas de Matemática e Projetos de Computação, utilizando o Eduten como ferramenta pedagógica, com foco no aumento da utilização por parte de professores(as) e estudantes.

De acordo com o diretor Pedagógico da Eduten, Arnaldo Vhieira, a ação visa também engajar o professor na utilização do recurso, enquanto ferramenta pedagógica digital para ensino da matemática. Ele explicou ainda que, a partir dessas três escolas, o trabalho vai ser ampliado para outras unidades. Esta semana, os profissionais da Eduten estão visitando as unidades, conversando com os educadores e marcando o Aprenda + com cada um deles.

A ação acontece por meio de um grupo de profissionais da Eduten, que vai até as unidades e, junto com os professores de Matemática e Projetos de Computação, planejam as suas aulas, auxiliando esse professor no planejamento das disciplinas e inserindo o Eduten no cronograma da semana, para que o estudante possa, semanalmente, utilizar o programa na sala de aula.

“Além disso, o professor da Eduten participa das aulas, auxiliando o educador, dando suporte, apoio, sanando as dúvidas da utilização da ferramenta. Este ano, o foco é exatamente trabalhar o professor e engaja-lo na utilização do programa em sala, enquanto ferramenta pedagógica, sempre com o objetivo de desenvolver as habilidades matemáticas dos estudantes e fazer com que esse aluno possa vivenciar a experiência continuadamente, seja em sala de aula e também nas suas residências, por meio de lições de casa”, explicou Arnaldo.

Gestora da Escola Municipal Branca Peçanha, Neilce Falquer, contou que o Eduten foi um instrumento pedagógico de grande valia em 2023, que atendeu as crianças do 4° e 5° ano, ajudando e incentivando os alunos a aprender matemática. “Este ano estamos começando novamente a ação e agora atendendo as crianças do 3° ao 5° ano. A expectativa desse recomeço está sendo grande, tanto das crianças quanto dos professores, dos que já conhecem e dos que ainda vão conhecer a ferramenta”, disse Neilce.

O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação.

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