logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

O resultado final do Programa de Bolsa de Primeira Graduação para os Servidores Públicos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi publicado nesta segunda-feira (15), AQUI, no Diário Oficial do Município, por meio da Portaria Seduct nº 41/2024. Também é possível acessar AQUI, pelo Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

Os candidatos classificados deverão se apresentar na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria, das 9h30 às 16h, para assinatura do Termo de Compromisso do Programa e do Termo de Responsabilidade, seguindo o seguinte calendário: dia 29/04/2024 – do 01 ao 27; 30/04/2024 – do 28 ao 56; dia 02/05/2024 – do 57 ao 85; 03/05/2024 – do 86 ao 110.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, eles deverão apresentar os originais da carteira de Identidade, CPF, contracheque, declaração ou atestado de matrícula.

“O pagamento referente ao benefício será efetuado diretamente na conta corrente do servidor e terá retroatividade à data de publicação da Lei Municipal nº 9.339/2023, valendo somente para os classificados deste primeiro processo de seleção. Para os candidatos de processos de seleção posteriores, o pagamento será iniciado a contar da publicação de sua classificação no Diário Oficial”, explicou Tânia.

Segundo ela, os candidatos desclassificados não estão impedidos de participarem de futuros processos de seleção para Bolsa, mas não terão direito à retroatividade de pagamento, conforme a Lei Municipal nº 9.339/2023, que regulamenta o processo.

VALOR

Foram disponibilizadas 1.100 bolsas no valor de R$ 200 para os educadores em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, que estão ingressando, pela primeira vez, em curso superior de Licenciatura na área de Educação. O regulamento e os critérios foram publicados no Diário Oficial do município, com base na Lei Municipal nº 9.339, de 17 de julho de 2023, e podem ser acessados no Portal PAE.

O valor será repassado juntamente com o pagamento mensal do salário durante o período em que estiver cursando a graduação. A cada seis meses, os beneficiários deverão preencher o requerimento de renovação, constando a nota que evidencia a aprovação no período/ano letivo anterior, para solicitar o recadastramento.

“O Programa de Bolsa de Primeira Graduação representa um compromisso valoroso com o desenvolvimento educacional dos servidores públicos ativos da secretaria. Essa iniciativa busca fortalecer e aprimorar nosso corpo de servidores, contribuindo diretamente para a qualidade do ensino municipal. Ao incentivar a formação superior, o projeto não apenas valoriza o investimento na educação, mas também reconhece a importância estratégica desses profissionais para o desenvolvimento da educação no todo”, disse Tânia.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai promover, nesta terça-feira (16), às 9h, evento em alusão ao Dia Mundial da Voz, com palestras de especialistas e oferta de certificado com carga horária de três horas. Podem participar os professores da rede municipal de ensino. Organizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), o evento acontecerá no auditório da Prefeitura e conta com a parceria do curso de Fonoaudiologia do Uniflu.

As inscrições devem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), AQUI. A capacitação vai abordar o tema “Saúde Vocal do Professor: professor amigo da voz”.

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira Paula, informou que, inicialmente, os acadêmicos do último período do curso de Fonoaudiologia do Uniflu vão realizar uma oficina com os professores envolvendo as etapas de triagem, entrega de cartilha com orientações, dicas de aquecimento vocal e dicas de desaquecimento vocal.

Em seguida, haverá mesa redonda com a presença da médica otorrinolaringologista Martha Verônica e o fonoaudiólogo Lucas Rangel. A mediação ficará a cargo da fonoaudióloga do PSE e coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Uniflu, Ilma Alessandra.

“Contamos com a participação dos nossos professores da rede municipal, pois sabemos que a saúde vocal é considerada um fator importante na saúde e qualidade de vida dos profissionais docentes, que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Se inscrevam, pois as vagas são limitadas”, convidou João.

A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, reforçou o convite: “Essa temática visa à conscientização do professor para um dos seus principais instrumentos de trabalho, mas, para além de uma formação profissional, queremos que o educador se cuide, pense em sua saúde, no seu bem-estar, em condições melhores de atuação vocal. O diálogo com profissionais competentes sobre esse tema é extremamente importante. Eles poderão tirar dúvidas, ensinar técnicas que ajudem o professor a cuidar da sua saúde vocal”, afirmou.

O Dia Mundial da Voz é uma ação anual e global com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar orientação a respeito de sinais e sintomas visando favorecer o diagnóstico precoce de doenças, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A Prefeitura de Campos publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (15) ponto facultativo na próxima segunda-feira (22), nas repartições públicas dos órgãos e entidades integrantes da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional. O ponto facultativo antecede o feriado estadual de São Jorge.

A medida segue a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, considerando o decreto nº 49.040 de 11 de abril, que estabeleceu ponto facultativo no próximo dia 22, nas repartições públicas estaduais.

No parágrafo único do decreto municipal nº 90, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, o expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade dos respectivos chefes. Os serviços essenciais, como plantões médico hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção, durante o ponto facultativo.

O resultado final do Programa de Bolsa de Primeira Graduação para os Servidores Públicos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia será publicado na segunda-feira (15). O cronograma, que previa a publicação nesta sexta-feira (12), foi alterado para conclusão da análise das solicitações, após o período de recursos, concluído no dia 3 de abril de 2024. A Prefeitura de Campos publicou o resultado preliminar no Diário Oficial do Município, por meio da Portaria Seduct nº 33/2024, no dia 1º de abril.

A bolsa de estudo é de R$ 200 e será concedida aos educadores em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia que estão ingressando, pela primeira vez, em curso superior de Licenciatura na área de Educação. O regulamento e os critérios foram publicados no Diário Oficial do município, com base na Lei Municipal nº 9.339, de 17 de julho de 2023, e podem ser acessados no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

Foram disponibilizadas 1.100 bolsas, de acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto. O valor será repassado juntamente com o pagamento mensal do salário durante o período em que estiver cursando a graduação. A cada seis meses, os beneficiários deverão preencher o requerimento de renovação, constando a nota que evidencia a aprovação no período/ano letivo anterior, para solicitar o recadastramento.

“O Programa de Bolsa de Primeira Graduação representa um compromisso valoroso com o desenvolvimento educacional dos servidores públicos ativos da secretaria. Essa iniciativa busca fortalecer e aprimorar nosso corpo de servidores, contribuindo diretamente para a qualidade do ensino municipal. Ao incentivar a formação superior, o projeto não apenas valoriza o investimento na educação, mas também reconhece a importância estratégica desses profissionais para o desenvolvimento da educação no todo”, disse.

A bolsa proporcionará suporte financeiro, removendo barreiras econômicas que poderiam impedir o acesso a uma formação acadêmica de qualidade. “Representa não apenas um estímulo ao aprimoramento profissional, mas também reforça o compromisso da Secretaria em promover um ensino de excelência, capaz de transformar vidas e impulsionar o progresso educacional em toda a comunidade”, finalizou.

Foi iniciado nessa quinta-feira (11), e segue até sábado (13), o curso de capacitação do programa TreinaRH, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que marca o primeiro dia do estágio probatório dos 96 educadores sociais aprovados no concurso da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Os novos servidores vão ser direcionados para o trabalho em oito 8 acolhimentos municipais, para os primeiros contatos com seus assistidos. Participaram da mesa de abertura o secretário de Administração, Filipe Augusto Pacheco; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga; o presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues; o vice-presidente da Fundação, Leandro Castelo; e a promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude, Anik Assed.

A promotora de Justiça abriu a série de palestras no curso introdutório de educadores sociais. Anick falou das atribuições do educador social à luz do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“Atento às políticas públicas a serem realizadas pelo Estado e Município, o Ministério Público identificou a necessidade de que os serviços de acolhimento institucional pudessem oferecer recursos humanos de forma mais estável. As atividades de uma unidade de acolhimento são muito atípicas, é um trabalho muito diferente de outros tantos executados e a rotatividade de profissionais nesses equipamentos acaba acarretando prejuízos às crianças e adolescentes acolhidas. Sabemos que a tarefa de educador social é muitas vezes árdua, mas também é, sem dúvida, uma atividade muito recompensadora, porque é uma oportunidade ímpar de ofertar a possibilidade de educar, de cuidar, de resgatar crianças e adolescentes que vem de uma situação de extrema vulnerabilidade, de violações de direitos que geraram, certamente, sequelas psíquicas e físicas. Essa é a oportunidade de ofertar aos acolhidos um processo de resgate, minimizando, de alguma forma, as dores e os sofrimentos já vivenciados”, ressaltou a promotora.

Em seu primeiro dia de estágio probatório, etapa exigida para se tornar efetiva como funcionária pública municipal, Sara de Souza Farias, participou do primeiro dia do curso. “Estou muito ansiosa. Nunca trabalhei em um acolhimento, mas estou com muita expectativa. Aos 60 anos, consegui passar no concurso e estou dando início a uma nova fase de minha vida. Sei que vou dar conta, eu quero dar conta, preciso dar conta. A criança e o adolescente que vivem nos acolhimentos precisam de mais atenção, carinho e respeito, e estarei disposta a dar o que precisarem para que se sintam aceitos e acolhidos”.

Participam da capacitação os 96 aprovados que tomaram posse no cargo de Educador Social. O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Pacheco, explica que os novos servidores públicos são frutos da reestruturação que o Governo Wladimir Garotinho está fazendo.

“O cargo de Educador Social foi criado pelo prefeito Wladimir e este é o primeiro concurso realizado em sua gestão, mas já tivemos outros dois, o da Guarda Municipal e o da Administração Direta, com sete carreiras sendo contempladas. Hoje, iniciamos o curso de formação, que é o primeiro dia de trabalho desses 96 profissionais que vão somar forças com os que já estão atuando na Fundação da Infância, para cada vez mais cuidar melhor das crianças e adolescentes que passam por situação tão difícil de abandono ou de algum tipo de violência e que precisam ser encaminhados para os acolhimentos da Prefeitura”, comentou o secretário.

Fellipe também falou da importância de servidores concursados atuando educadores sociais. “É de suma importância para a manutenção do vínculo afetivo, porque as crianças e adolescentes, via de regra, quase todos sofreram algum tipo de trauma. E aí, se a gente tem uma rotatividade de pessoas no trato diário com esses acolhidos, no futuro eles poderão ter dificuldades de se expressar e de expressar seus sentimentos. Sendo servidores de carreira, a tendência é que elas tenham essa relação mantida por anos, o que contribui para a criação e para a educação dessas crianças e adolescentes, até o momento em que eles alcancem a maioridade ou venham a ser adotados”, relata o secretário.

O último concurso da Fundação Municipal de Infância foi em 1996, há 28 anos. O presidente da Fundação da Infância e da Juventude, Diego Augusto Rodrigues, falou sobre a expectativa de ver os novos colegas atuando na prática. “Este é o primeiro dia de trabalho deles e vão ser três dias de capacitação para que todos possam conhecer um pouco mais dos trabalhos e saber como funciona na prática o acolhimento, como é a rotina da casa. Este é um novo tempo, em que o vínculo com os acolhidos vai ser formado e este vínculo é muito importante para eles”.

O curso de capacitação segue até o próximo sábado e já na próxima semana, os novos Educadores Sociais devem vão ser direcionados aos oito acolhimentos municipais para os primeiros contatos com seus assistidos.

Manual do Servidor