logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

O segundo dia da XXVI Semana do Servidor foi encerrado no fim da tarde desta quarta-feira (23) com uma aula de dança com o professor João Luiz, que agitou os servidores. O momento foi de descontração com muita coreografia para acompanhar os principais hits. Servidores e colaboradores de secretarias como Educação, Saúde, Comunicação, Administração e Recursos Humanos, Controle e Transparência, entre outras, participaram do aulão.

A servidora Patrícia Pires, secretária executiva do Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), aprovou o aulão.

“A semana do servidor está maravilhosa, não está sendo só uma aula de dança, mas também um momento de descontração com os colegas de trabalho. É muito importante esse momento”, concluiu.

Ao fim da aula de dança houve o sorteio de brindes para os servidores. A programação segue até esta quinta-feira (24) no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura, com mais sorteios, serviços diversos e um café da tarde no encerramento.

Uma série de ações, na tarde desta quarta-feira (23), marcou o segundo dia da XXVI Semana do Servidor, que será encerrada nesta quinta-feira (24). Após a roda de conversa “Cuidando de quem cuida!”, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), antigo Cesec, sede da Prefeitura, um grupo de servidores assistiu uma demonstração de defesa pessoal para mulheres, ministrada pelo professor de judô da Fundação Municipal de Esportes (FME), João Paulo Lima Argemiro, 45 anos.

Outra atividade que atraiu vários servidores foi a quiropraxia, que é uma área da saúde responsável por tratar e prevenir problemas nos nervos, músculos e ossos através de um conjunto de técnicas manuais. O atendimento foi disponibilizado pelo Departamento de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fisiocruz Cursos.

Ana Clara Rocha, 19 anos, estagiária da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), contou que sempre teve vontade de fazer uma sessão de quiropraxia. “Via nas redes sociais, mas faltava oportunidade, que chegou agora com a Semana do Servidor. Fiquei bem relaxada, com a sensação de que estalou tudo”, disse ela.

Já Liliane Miguel Ribeiro, 48 anos, aproveitou para conhecer algumas táticas de proteção e defesa pessoal. Atuando na Secretaria Municipal de Transparência e Controle, ela elogiou a programação da Semana do Servidor. “Estamos tendo a oportunidade de fazer atividades bem interessantes”, disse ela.

O professor João Paulo, que fez a demonstração de defesa pessoal para mulheres, explicou que a aplicação das técnicas requer prática. “Vou ensinar aqui como uma mulher consegue sair de situações de agressão com um soco, por exemplo, ou se estiver na rua e for abordada com uma faca. É importante saber se defender, mas somente em casos extremos, porque violência gera violência”, disse João, ressaltando que a Fundação Municipal de Esportes criou recentemente um polo para aulas de defesa pessoal em Santa Cruz.

Bruna Santos Perdono de Oliveira, 24 anos, é aluna de João Paulo no polo em Santa Cruz. “Diante de tantos casos de violência contra a mulher, a gente precisa aprender a se defender. Estou adorando as aulas”, contou ela.

Na roda de conversa “Cuidando de quem cuida”, a assistente social Hilda Monteiro, da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, falou sobre o adoecimento das mulheres devido às multitarefas a que são submetidas.

“As mulheres adoecem mais do que os homens, não por serem em número maior, mas por causa da rotina, muitas vezes, pesada. Há décadas atrás, nós só tínhamos alguns papéis que eram a procriação, o cuidado e a educação dos nossos filhos. Éramos exclusivamente do lar. Fomos à luta, conseguimos muitas coisas, mas também abraçamos outras e, num determinado momento, a conta chega”, afirmou. Também participaram da roda de conversa a psicóloga Marcele Flores e as assistentes sociais Soraya Nunes, Selise Chagas e Cláudia Nascimento, todas da secretaria de Administração.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos realizou, na tarde desta quarta-feira (23), a palestra “LER e Dort” que abordou questões sobre prevenção de lesões e acidentes no ambiente de trabalho. A palestra faz parte do cronograma do segundo dia da XXVI Semana do Servidor e foi ministrada pela fisioterapeuta e ergonomista, Júlia Monteiro. “O objetivo é trazer informação para o trabalhador sobre a interação dele com o ambiente em que ele trabalha, para que possamos, através de um comportamento adequado do trabalhador, minimizar adoecimentos, desconfortos e dores que adquirimos com posturas erradas”, explicou.

O secretário de Administração e Recursos humanos, Fellipe Augusto abriu a palestra e afirmou que o evento é de extrema importância para os profissionais, tanto para melhor o desempenho, quanto para a prevenção de acidentes e doenças de trabalho. Felipe afirmou ainda que a programação foi pensada especialmente para os servidores.

“Essa palestra é de suma importância, pois é um assunto que afeta a todos nós diariamente, em nossas atividades, e tem relação direta com o trabalho. É importante sanar dúvidas e assimilar como podemos nos resguardar de acidentes no ambiente de trabalho”.

A supervisora de estágio do Programa Primeira Chance, Graziela Dellatorre, aprovou a palestra e a programação da Semana do Servidor.

“A programação está excelente. É muito bom a gente valorizar os nossos profissionais. As palestras estão voltadas justamente para essa valorização, para o cuidado com os servidores. Esse reconhecimento é fundamental”, concluiu.

Logo após a palestra foram realizados sorteios para os servidores municipais e colaboradores. A programação segue até esta quinta-feira (24) no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura, com mais sorteios, serviços diversos e um café da tarde no encerramento.

O segundo dia da XXVI Semana do Servidor foi aberto, nesta quarta-feira (23), com a emocionante apresentação do coral de flauta e vozes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado à Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). Além disso, palestras e outras atividades fazem parte da programação. Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a XXVI Semana do Servidor, que neste ano tem o tema “Saúde do Servidor: a importância do cuidado! Nossa prioridade é você!”, foi aberta nessa terça-feira (22) e segue até quinta (24), no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura.

As crianças do coral de flauta e vozes emocionaram o público com as apresentações das músicas “Terra Seca”, “Daqui só se leva o amor” e “Outubro Rosa”. Essa última em conscientização ao mês de prevenção do câncer de mama. Ao final da apresentação, os assistidos pela FMIJ distribuíram brindes para os servidores.

O presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues, acompanhou a apresentação das crianças. “Esse é o projeto do nosso Serviço de Fortalecimento de Vínculos, que trabalha com crianças de 8 a 12 anos. É um projeto muito importante, que trabalha com musicalização, com oficinas, a gente também tem crianças especiais que fazem parte do grupo. Então, é muito importante esse trabalho que a Fundação desenvolve. E é muito importante também essa valorização do servidor que é promovido aqui pelo prefeito Wladimir e pelo nosso secretário de Administração, Fellipe Augusto, que dá importância ao servidor da Prefeitura”, comentou.

A diretora de Programas e Serviços da FMIJ, Carla Brito, também falou sobre a importância do trabalho do SCFV. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo trabalha com a socialização, com a integração, com o vínculo familiar. E é uma oportunidade de as crianças saírem do seu âmbito de conforto e mostrar o que eles aprendem e o que estão dentro deles. É uma forma de mostrar que eles são capazes, que eles são bem vistos, que eles fazem parte da sociedade, que não existe classe social, não existe moradia, existem pessoas e caráter a ser bem formados para se tornar um bom cidadão”, disse.

Logo após a apresentação do coral, a coordenadora de Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal (GCM), Alecssandra Barbosa, fez uma palestra sobre a educação emocional no trânsito. Também na parte da manhã aconteceu a palestra sobre acidentes domésticos e percepção de risco, ministrada pelo agente da Defesa Civil Leônio Junior.

Já na parte da tarde acontece a palestra LER e Dort, às 14h, que será feita pela fisioterapeuta Julia Monteiro. Em seguida, a equipe de Serviço Social e Psicologia da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos promoverá a roda de conversa “Cuidando de quem cuida”. Também está previsto para esta tarde, a partir das 15h40, a oficinal de defesa pessoal para mulheres. O segundo dia da XXVI Semana do Servidor será encerrado com uma aula de dança, às 16h.

Além das palestras e oficinas, a Semana do Servidor conta com estandes de diversas secretarias ligadas à Prefeitura, que oferecem variados tipos de serviços, como corte de cabelo, manicure, aferição de pressão e glicose, massoterapia e outros.

Dezenas de serviços de diferentes secretarias e setores da Prefeitura de Campos estão sendo ofertados aos servidores públicos municipais na XXVI Semana do Servidor, que teve início nessa terça-feira (22) e segue até esta quinta-feira (24), e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) não poderia ficar de fora. Durante toda a Semana do Servidor, que este ano leva o tema “Saúde do Servidor: a importância do cuidado! Nossa prioridade é você, servidor!”, o órgão oferece atendimentos para confecção de credenciais de estacionamento para idosos ou pessoas com deficiência, de cartão de gratuidade de transporte, abertura de requerimento de recurso de multas e confecção de formulário para passe livre.

Os agentes do IMTT ainda distribuem a Cartilha do Ciclista com orientações de comportamento dos ciclistas para um trânsito mais seguro, como, por exemplo, fazer o uso de ciclovias e ciclofaixas.

“Boa parte dos servidores vão para o trabalho de bicicleta, e para garantir a segurança desse público e demais ciclistas da cidade, realizamos investimentos como ampliação e reestruturação da malha cicloviária. Atualmente, são 60,62 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A Semana do Servidor é uma ótima oportunidade de aproximar os servidores públicos do órgão e mostrar os serviços que o IMTT oferece a toda a população”, pontuou o presidente do IMTT, Nelson Godá.

Manual do Servidor