logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias

Na próxima segunda-feira (28), em razão do Dia do Servidor Público, os órgãos da administração municipal de Campos estarão fechados. O prefeito Wladimir Garotinho anunciou, pelas redes sociais, que será ponto facultativo nas repartições públicas. Desta forma, os atendimentos na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) estarão suspensos na segunda. Além disso, as escolas e creches espalhadas pelas nove regiões educacionais da cidade também permanecerão fechadas na segunda, e as aulas retornarão na terça-feira (29).

A partir de terça-feira (29), a Seduct vai retomar a entrega dos chromebooks aos profissionais da rede municipal de ensino, que ainda não pegaram os equipamentos. O objetivo da Prefeitura é favorecer o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas. A retirada deve ser feita às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), situada à Avenida Alberto Torres, 174, Centro.

A fim de comemorar o Dia do Servidor Público, a Seduct vai promover uma acolhida com café da manhã para os profissionais nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, na recepção da Secretaria. O Programa Saúde na Escola (PSE) vai ofertar aos servidores serviços de Enfermagem e Fonoaudiologia, como aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, distribuição de fôlderes sobre as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata; meatoscopia, orientações de saúde auditiva e vocal, entre outras ações.

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH) encerrou, nesta quinta-feira (24), a XXVI Semana do Servidor com uma grande festa para os trabalhadores no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), antigo Cesec, sede da Prefeitura. A animação ficou por conta da Banda da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A quinta-feira foi marcada também pela oficina “Companheiros de vida: o impacto positivo dos animais de estimação na saúde humana”, ministrada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da visita do cão Zeus, de 2 anos e 7 meses, da raça Golden Retriever, treinado para atividades de show dog. O animal integra o Grupamento de Operações com Cães (GOC), da Guarda Civil Municipal (GCM). Houve, ainda, sorteio de brindes e lanche para os servidores.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, disse que a Semana do Servidor terminou com saldo positivo. “Foram três dias de sucesso, principalmente de público e engajamento das secretarias municipais. A programação foi preparada para celebrar o servidor público por tudo que ele representa para a Prefeitura. Nada do que foi feito nos últimos 3 anos e 10 meses de governo teria tido êxito se não fosse a dedicação, a seriedade e o profissionalismo dos trabalhadores. As realizações foram tantas que tínhamos o dever de reconhecer a participação deles”, disse ele.

Aposentada há 7 anos, após 39 anos de serviços prestados na Seduct, Elizângela da Cunha Chagas, 67 anos, esteve na Prefeitura nesta quinta-feira para prestigiar a Semana do Servidor. Ela contou que no ano passado participou de todas as atividades. “Ganhei até um espremedor de frutas elétrico e fiquei bem feliz”, afirmou ela, que ficou atenta às explicações da estudante de veterinária, Giovana Lima Albuquerque, na oficina promovida pelo CCZ.

Giovana falou sobre a importância dos animais de estimação para a saúde mental dos seus donos.

“Eles contribuem para a redução de estresse, ansiedade e depressão, promovendo a liberação de hormônios como a oxitocina, conhecido como o hormônio do amor. O vínculo afetivo com ele faz a gente se sentir mais alegre e mais livre, além de diminuir a solidão”, afirmou ela, que aproveitou para informar como adotar um pet junto ao CCZ.

Os interessados em adotar devem se dirigir ao órgão, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um Termo de Adoção e Declaração de Posse, no qual o adotante se compromete a cuidar bem do animal.

O coordenador do canil do CCZ, José Leonardo Alberto disse que o canil tem atualmente cerca de 50 animais, entre cães e gatos, aptos para adoção. “Participamos dos três dias da Semana do Servidor e trouxemos três cães para adoção, caso houvesse interesse por parte dos presentes”.

Na tarde desta quinta-feira (24), foi realizada, pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a palestra “Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores Municipais: Benefícios das atividades físicas, apoio emocional e outras iniciativas”. A palestra ministrada pela psicóloga Manuela de Paula compõe a programação do último dia da XXVI Semana do Servidor.

A palestra tratou de questões importantes para um ambiente de trabalho saudável, como afirma a psicóloga. “Vamos abordar questões como qualidade de vida, a busca por atividade física, falar sobre o ambiente de trabalho. Um movimento empático com os colegas de trabalho pode tornar o ambiente mais saudável para os funcionários, além de trazer resultados positivos para o empregador”, disse Manuela de Paula.

Um ambiente de trabalho mais saudável é capaz de reduzir, por exemplo, sinais de sintomas e transtornos, diminuir níveis de estresse, de ansiedade e evitar quadros depressivos que podem causar um afastamento do colaborador, do servidor. Automaticamente, um ambiente de trabalho mais saudável é um ambiente mais produtivo”, concluiu.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Débora Freitas, participou de todos os dias da Semana do Servidor, e aprovou a palestra.

“Estou adorando estar nesses dias aqui com todos os colegas. As palestras têm sido muito boas, têm alcançado o objetivo que é o cuidado e o respeito ao servidor. A palestra de hoje, falando do autocuidado, da inteligência emocional, é muito importante porque nós que estamos lidando com outras pessoas, com outros servidores, nós precisamos realmente estar bem com a gente mesmo, para atender bem também o servidor que vem até nós”, finalizou a servidora.

Após a palestra, o evento foi encerrado com sorteios de brindes para os servidores municipais e colaboradores.

Com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças das mamas, foi inaugurado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (25), o núcleo de mastologia do Campos Sempre Rosa, projeto desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O núcleo está funcionamento deste de setembro no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), que também realizou uma ação especial alusiva ao “Outubro Rosa”, com a oferta de 1.200 exames de mamografia, preventivo, coffee break, palestras, entre outras atividades.

Através do Campos Sempre Rosa, mulheres com suspeita de câncer de mama ou que precisem de avaliação adicional, são atendidas por uma equipe de enfermagem e por médicos especializados em mastologia. No local também são realizadas biópsias das lesões palpáveis e encaminhamento às Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) para tratamento.

Na presença de dezenas de mulheres, a inauguração contou com o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; a diretora do CRTM, Alessandra Crespo; a coordenadora do Núcleo de Mastologia, Maria Nagime; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Josiane Viana; a diretora de Programas Especiais da SMS Francielle de Oliveira; a coordenadora do PAISMICA, Rayssa Gonçalves Machado, dentre outros.

Paulo Hirano destacou que quando se fala da saúde da mulher, que implica em vários eixos, há dois principais quando o assunto é o câncer feminino: o câncer de mama e de colo do útero. E, segundo o secretário, o Campos Sempre Rosa, o qual definiu como um grande passo na saúde, é muito importante porque reúne em um só lugar toda a assistência.

“Nesse serviço no Centro da Mulher teremos a oportunidade de fazer a consulta, o exame de mamografia e, na sequência imediata, mediante o resultado, já será submetida à biópsia. Para se ter ideia, em outros lugares do nosso país até você completar esse ciclo, da primeira consulta até a biópsia, são meses, anos, e o tempo, a celeridade nesse caso é fundamental. Hoje já temos o conceito formado em todos os níveis científicos de que quanto mais rápido, mais precocemente descobrimos essas lesões, melhor e mais rápida é a intervenção e, logicamente, mais rápido e melhor será o resultado. Então, podemos sim curar as pessoas, mesmo que já esteja com o câncer de mama. Temos a honra de disparar de forma oficial o serviço que a equipe do Campos Sempre Rosa e, estamos no Outubro Rosa mês de alerta e atenção ao câncer de mama, já colocou para funcionar. O fluxo já está acontecendo. Não é apenas um sonho, é uma realidade que vai trazer muitos benefícios para nossa população, principalmente as mulheres que merecem todo nosso respeito”, disse o secretário.

De setembro até o momento foram realizados 323 atendimentos, sendo 321 em mulheres e dois em homens. Deste total, 10 pacientes foram encaminhados às Unacons. Também foram feitas oito biópsias. O acesso ao atendimento no Campos Sempre Rosa é realizado através de encaminhamento médico emitido pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), que fazem o primeiro atendimento às mulheres e solicita a mamografia, que é o único exame de rastreamento da doença das mamas disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Campos Sempre Rosa é um projeto aprovado pela Prefeitura e faz com que a gente desenvolva um fluxograma de atendimento, pois é muito comum pacientes que têm alteração nas mamas demorarem a chegar a um especialista. A ideia é capacitar a Rede Básica de Saúde, e isso já foi feito antes de setembro, para que eles conseguissem fazer essa primeira triagem. A partir daí, os pacientes que tiverem a necessidade de passarem por especialista é que são encaminhados para cá e são triados pelas enfermeiras. Nessa triagem vamos atualizar os exames de imagens da paciente para que ela passe pela consulta com especialista já com todos exames necessários e possamos ser o mais resolutivo possível”, explicou Maria Nagime.

OUTUBRO ROSA

A diretora do CRTM, Alessandra Crespo explica que durante o evento alusivo ao Outubro Rosa, além dos agendamentos para realização de exames, como mamografia e preventivo (Papanicolau), as mulheres presentes puderam acompanhar palestras com especialistas onde foram abordados temas como prevenção, nutrição, diretos e assistência à mulher com câncer de mama. Também foram feitas avaliações clínicas das mamas.

“O Campo Sempre Rosa veio para complementar a assistência que o município já dá aos nossos pacientes. O CRTM é a referência em tratamento da mastologia com essas pacientes. A partir do momento que as elas entram no Campo Sempre Rosa ou para o CRTM e passam por esses profissionais, sendo diagnosticadas com alguma patologia, o tratamento é todo realizado aqui, a menos que elas precisem de algum acompanhamento mais invasor e, aí são encaminhadas para os grandes centros”, reforçou a diretora.

Moradora da Pecuária, Simone de Andrade Carvalho, de 47 anos, há quatro anos foi diagnosticada com um nódulo na mama esquerda. Ela que já era paciente do CRTM falou sobre o tratamento que recebe na unidade.

“O acolhimento aqui é muito bom. Já saímos daqui com os exames e consultas marcados. Tenho consultas a cada seis meses para monitorar o nódulo”, disse a paciente que revelou ter ajudado duas amigas para serem atendidas no local, sendo que uma já foi encaminhada para Unacon, inclusive com retirada de tumor e está em quimioterapia, e outra que retomou o tratamento após um ano afastada.

Na XXVI Semana do Servidor, que teve início na terça-feira (22), foram centenas de atendimentos nos mais diversos serviços prestados ao funcionário público municipal pelas secretarias participantes. Entre os serviços estão vacinação de rotina, vacinação em cachorros e gatos, aferição de pressão arterial e medição de glicemia, maquiagens, manicure e corte de cabelo. O serviço mais procurado pelos servidores tem sido a quiropraxia: até a manhã desta quinta (24) os três fisioterapeutas realizaram cerca de 200 atendimentos.

A Semana, que este ano trouxe o tema “Saúde do servidor: a importância do cuidado! Nossa prioridade é você!”, adiantou a programação pelo Dia do Servidor Público, a ser no próximo dia 28. A subsecretária de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Karina Alvarenga, que é filha de servidores públicos, falou sobre o valor do serviço público e a importância do trabalho daqueles que servem à população.

“Desde 2002, quando iniciei minha trajetória no serviço público, na Secretaria de Administração, ainda como estagiária, pude ver de perto o impacto positivo do trabalho dos servidores, assim como os desafios que enfrentam diariamente. Essa vivência reforçou em mim a certeza de que cuidar de quem cuida é essencial para que possamos oferecer serviços de qualidade à população. A XXVI Semana do Servidor é, portanto, mais do que um evento; é um momento de celebração e reconhecimento daqueles que, com dedicação, constroem uma administração pública mais humana e eficiente”, relata a subsecretária.

Durante toda a manhã, os servidores participaram de duas palestras, a primeira sobre Tabagismo, ministrada pelo enfermeiro do Programa Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Emmanuel Bitencourt, e ainda sobre o Outubro Rosa e prevenção do Câncer de Mama, com a médica mastologista e especialista em radiologia mamária, Maria Nagime.

A programação continua à tarde, com as palestras Qualidade de Vida, com a psicóloga, neuropsicóloga, especialista em terapia cognitivo-ocupacional, Manuela Gomes de Paula, e “Companheiros de Vida – Os impactos positivos dos animais de estimação na saúde humana”, com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Maeda.

Manual do Servidor