logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias Recentes

Curso de Gestor Escolar vai contar com palestrantes de renome nacional

Mais uma boa notícia para os participantes do curso de “Gestor Escolar” da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Palestrantes de renome nacional vão estar presentes nas próximas aulas do Módulo VII da Formação: a professora Mariza Abreu e o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime) e professor, Alessio Costa.

No dia 22 de outubro, a professora vai abordar estratégias práticas para a gestão escolar contribuir na redução das desigualdades de aprendizagem em atendimento à habilitação da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Essas palestras serão realizadas pela Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem).

A assessora especial da Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, Juliana Queiroga, explicou que durante a palestra a professora vai, ainda, orientar para a elaboração do Plano de Gestão Escolar, considerando as competências do gestor para a melhoria dos resultados da aprendizagem.

“A palestrante possui comprovada e vasta experiência profissional na área de gestão escolar, atuando como consultora e/ou assessora nos principais órgãos e organizações públicos de atuação direta nas políticas públicas de educação, tais como: Confederação Nacional dos Municípios (CNM);  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundo Nacional de Educação (FNDE), Conselho Nacional de Educação (CNE), entre outros”, disse Juliana.

Já o professor Alessio vai ministrar a palestra no dia 29 deste mês, abordando sobre a importância do papel do gestor escolar e o envolvimento dos profissionais da educação no cumprimento das Condicionalidades I, II e III, na complementação dos recursos financeiros do VAAR/Fundeb. Ele vai falar ainda sobre o processo de eleição do gestor e a importância da atuação de toda comunidade escolar, bem como a relação desses tópicos com o cumprimento das condicionalidades e dos indicadores que habilitam o município a receber a complementação VAAR. Outro tópico vai ser sobre as fontes de financiamento da Educação.

O professor é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Federal do Ceará (2007); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1997); bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1993). Atualmente, é professor do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Ensino Técnico Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará; secretário Municipal da Educação de Ibaretama/ CE; vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro do Fórum Nacional de Educação. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020).

Juliana explicou que chamar esses palestrantes de renome nacional se fez necessário porque com a nova lei do Fundeb, sendo prevista a complementação VAAR, os municípios precisam estar habilitados, a partir do cumprimento de condicionalidades que apontem para a melhora dos resultados na educação, não só para melhorar os índices, a nota em si, mas indicadores que mostram que estão sendo reduzidas as desigualdades sociais e raciais.

“É preciso situar os gestores em nível municipal para ele entender que essa já é uma exigência em nível nacional. A avaliação por mérito e desempenho, o trabalho de gestão escolar pautado na Matriz Comum Nacional de Competências do Gestor Escolar, dentro das dimensões pedagógicas, relacional, pessoal, administrativo-financeira, exige estratégias práticas com foco no objetivo de atingir melhores resultados. Então, quando a gente pensou em chamar essas pessoas é para mostrar que a prática deles, o resultado que eles apresentam com uma gestão participativa, democrática, tende a trazer resultados, que podem ajudar o município na captação de recursos financeiros”, finalizou Juliana.

Compartilhe:

Manual do Servidor