Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram, na manhã dessa quarta-feira (17), uma reunião para apresentar detalhes sobre o novo polo do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que funcionará no Hospital Ferreira Machado (HFM). Esse espaço visa oferecer exames periódicos a todos os funcionários da FMS, com atendimentos previstos para começar na última semana de janeiro.
O superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, explicou que a função central do SESMT é garantir a manutenção da saúde física e mental dos colaboradores e destacou a relevância desse programa para os servidores da Fundação. “É nossa missão oferecer saúde de qualidade à população, e temos a obrigação de fazer o mesmo pelos nossos servidores. A partir do final de janeiro, iniciaremos esse grande programa, que acolherá os funcionários, avaliando e acompanhando sua saúde de forma integral”, comentou.
Durante a reunião, foi definido que o médico do trabalho Rodrigo Albuquerque coordenará as atividades no novo polo. Mocaiber destacou que, mesmo sendo um exame periódico, muitos funcionários não o realizam há mais de 10 anos. “Estamos criando esse polo para reverter essa situação, oferecendo o serviço de forma conveniente e acessível aqui no próprio hospital”, enfatizou.
Já o presidente da FMS, Arthur Borges, complementou a informação ressaltando que todos os funcionários da Fundação serão atendidos, independentemente da unidade em que trabalham. “Vamos fazer um cronograma para todas as unidades, incluindo o HFM, o Hospital Geral de Guarus e o Hospital São José, oferecendo não apenas consultas, mas também exames específicos de acordo com a categoria de cada trabalhador”, comunicou.
Borges também explicou que o polo terá profissionais vinculados à Secretaria de Administração e Recursos Humanos e da própria Fundação Municipal de Saúde. “A parceria permitirá um atendimento eficiente e direto, sem a necessidade de os servidores se deslocarem para outras unidades”, informou.
Também participaram da reunião a diretora de RH da FMS, Adriana Barreto; o chefe do Patrimônio da FMS, Eduardo Gonçalves; a chefe de Departamento Pessoal, Ivanda Lício; a administradora Hospitalar, Beatriz Enes; a assessora da Coordenação do SESMT, Ana Beatriz Pacheco; a técnica de Enfermagem do Trabalho Tatiane Nunes e do apoio administrativo, Maria Carolina de Souza.