Servidores concluem curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira

Funcionários das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Defesa Civil concluíram, nesta sexta-feira (24), o curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira, um treinamento disponibilizado pelo programa CapacitaAgro Campos, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ). Os servidores foram treinados para operarem novas máquinas adquiridas pelas secretarias municipais em programas como o Estradas do Produtor e em situações de prevenção de desastres e de socorro emergenciais à população, entre outros.

Foram 10 vagas para seis funcionários da Defesa Civil e quatro da Agricultura. “A Defesa Civil e a Agricultura se encontram em vários trabalhos, como nos períodos de sazonalidade, de chuvas fortes que deixam pessoas isoladas nas zonas rurais, quando tem queda de barreiras, obstruindo estradas e impossibilitando o escoamento da produção. Nessas situações, a Agricultura, que já atua com retroescavadeiras para melhorar as estradas, pelo Programa Estradas do Produtor, desenvolve ações que se encontram com a nossas, desobstruindo estradas e canais, entre outras ações. Então, há momentos que atuamos em parceria, principalmente em função das máquinas, que a Defesa Civil não possuía. Mas a Defesa Civil tem uma vertente diferente de trabalho e atua, o ano inteiro, com prevenção, mitigação e respostas e, com a verba de R$ 1 milhão de emenda parlamentar, que a Defesa Civil de Campos ganhou por votação popular em audiência em 2021, nós adquirimos um caminhão caçamba e uma retroescavadeira, que vão ajudar muito nos nossos trabalhos. Então, tivemos a oportunidade de capacitar seis funcionários para operarem a máquina nas áreas vulneráveis para enchentes e desmoronamentos, entre outras situações e para termos mais condições de pronta resposta à população”, explicou o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.

O secretário de Agricultura, Almy Júnior, também fala da importância da capacitação. “Nós adquirimos sete retroescavadeiras, entre outras máquinas e equipamentos. Precisamos de operadores para essas máquinas, que vão compor patrulhas rurais para o trabalho de recuperação de estradas municipais, limpeza de canais e outras ações que vão otimizar os trabalhos da Secretaria de Agricultura. São máquinas potentes e modernas, de valor elevado e são investimentos nunca antes feitos pela Prefeitura. Então, a capacitação é para que essas máquinas sejam operadas de forma correta, a fim de terem mais tempo útil de uso e mais eficiência, e também para que o operador trabalhe com mais comodidade e segurança”, destacou Almy.

Com aulas teóricas e práticas, os funcionários das duas secretarias também aprenderam técnicas de manutenção preventiva e corretiva, garantindo a segurança dos operadores e a durabilidade das máquinas. As aulas aconteceram na antiga Estação Ferroviária e na área do Exército, em Guarus.

“Agradecemos ao comandante da 2ª Companhia de Infantaria Exército Brasileiro, Willen Garcia de Francisco, por ceder o local para as realizações da parte prática do curso que tem certificado do Senar-RJ e validade em todo o território nacional”, concluiu Almy.