Concluído pagamento do 2º quinquênio dos que completaram 10 anos de serviço

A Prefeitura de Campos conclui neste pagamento dos servidores, antecipado pelo prefeito Wladimir Garotinho para essa terça-feira (06), em virtude do feriado da Independência do Brasil, o segundo quinquênio dos servidores que trabalham na Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ). No mês passado, receberam os servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ao todo, 2.700 servidores receberam o acréscimo de 5% em seus salários, referente a mais um período de cinco anos de trabalho contínuo. Os servidores da FMIJ receberão o valor retroativo a julho, quando completaram 10 anos de atuação na prefeitura.

No primeiro ano de governo, a meta do prefeito Wladimir Garotinho, foi colocar os salários do servidor em dia, o que foi cumprido, e estabelecer um calendário de pagamento para os servidores. Com o pagamento do mês em dia e regularização dos benefícios, servidores municipais comemoram.

A servidora Sumaya Dias Peixoto, que atua como supervisora do Divisão de Internação Transferência e Alta Hospitalar (Ditah), afirma que ficou surpresa com a vinda do quinquênio. “Pegou todos nós servidores de surpresa. Foi um projeto aprovado no ano de 2012. Quando veio no contracheque, nós ficamos muito felizes. Só temos a agradecer ao prefeito Wladimir e ao secretário de administração, Wainer, por ter lembrado de nós. O servidor trabalha até mais feliz com o benefício”, declarou Sumaya.

Já a servidora Marta Glória de Souza, que atua como agente operacional do Cartão SUS e que também é a responsável por entregar exames no Hospital São José, afirmou que outro benefício além do quinquênio, foi o Vale Alimentação. “Era um benefício que não tinha reajuste desde maio de 2010 e que sempre foi muito importante para nós servidores. Mas, com o aumento do preço dos alimentos, acabou que a gente não conseguia comprar muita coisa. Então, além do quinquênio que nos pegou de surpresa e que foi uma vitória do servidor, nós também tivemos essa vitória que foi o aumento do vale alimentação. Somos muito gratos à atual gestão porque eles têm olhado com carinho para os servidores”, destacou a servidora.

Segundo a gerente da folha, Mônica Ribeiro Tavares, em 2012, todos os servidores destas duas fundações se tornaram estatutários, através de lei da prefeita Rosinha Garotinho. “No dia 1º de julho, esses servidores completaram 10 anos de efetivo exercício como estatutários, tendo direito ao segundo quinquênio. É mais um direito do servidor que está sendo pago pela prefeitura, assim como outros benefícios que o município está colocando em dia”, explica.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, destaca que o pagamento desse quinquênio dá sequência ao processo de organização e planejamento da secretaria, que está colocando em dia todos os direitos dos servidores. “É uma demonstração de respeito e valorização dos servidores que acabam de completar o novo quinquênio, que também valoriza o tempo de serviço do servidor. Além disso, estamos colocando em dia férias que estavam com até cinco anos em atraso e as rescisões porque entendemos que são direitos assegurados”, informa o secretário, lembrando que todos servidores que estão recebendo as férias atrasadas estão tendo seus nomes publicados no Diário Oficial do Município, em uma demonstração de transparência da administração municipal.

Quinquênio De acordo com a legislação, o valor remuneratório é de 1% ao ano sobre o vencimento base do servidor e é pago a cada cinco anos de trabalho, gerando um acumulado de 5%. Esse pagamento se estende por, no máximo, sete quinquênios. O adicional por tempo de serviço é calculado sobre o vencimento base do servidor, sendo incorporado ao mesmo.

Com o pagamento do próximo dia 06, a prefeitura estará injetando R$ 109 milhões na economia local. Por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos elaborou um calendário, que vem sendo cumprido regularmente. Os servidores vêm recebendo no quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado e, quando possível, o pagamento é antecipado.