Prefeitura capacita servidores em diversas áreas em parceria com o Estado

Trata-se de mais uma etapa do Programa de Qualificação Profissional. Durante a semana, 75 servidores de seis órgãos da municipalidade receberam treinamento

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Campos, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, concluiu, nesta quinta-feira (17), mais uma etapa de capacitação do Programa de Qualificação Profissional dos Servidores Públicos. Durante a semana, 75 servidores de seis órgãos da municipalidade receberam treinamento do Programa Capacita-RJ, realizado no Senac.

ÓRGÃOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO – Nesta etapa receberam capacitação servidores de setores estratégicos da Secretaria Administração e Recursos Humanos; FCJOL (Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima); GCM (Guarda Civil Municipal); Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Secretaria de Transparência e Controle.

Participante do treinamento com sete gestores da Codemca, o presidente da autarquia, Afrânio dos Santos Junior, classificou como muito importante os cursos ministrados. “Muito importante as atualizações sobre como gerar processos e gerir administrativamente; os procedimentos para os certificados; as operações diretas e indiretas junto do BNDES; a atualização de procedimentos para as licitações públicas são conhecimentos relevantes para a boa gestão, avaliou Afrânio.

O subsecretário de Gestão de Pessoas, Fellipe Augusto Almeida, informa que foram qualificados servidores de diversos setores que receberam treinamento pela manhã e tarde no Senac, numa parceria intermediada pela Fecomércio (Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro) para uso das instalações.

Fellipe Augusto ressalta o empenho do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainter Teixeira, para capacitação permanente dos servidores. “Na atual gestão, o professor Wainer Teixeira tem fomentado o desenvolvimento profissional dos servidores e, neste propósito, temos promovido diversos cursos de capacitação dos servidores. Os cerca de 75 servidores vão compartilhar o conhecimento nos diversos setores. Agradecemos ao governador Cláudio Castro por trazer a Campos o Programa Capacita-RJ que vem ao encontro do nosso Programa de Valorização do Servidor e proporciona mais qualidade nos serviços prestados à população”, destaca.

E ainda acrescentou: “A capacitação proporciona mais celeridade nos procedimentos do trabalho diário, contribui para melhorar o orçamento do município e evita, por exemplo, demandas junto ao judiciário e aos órgãos de fiscalização do setor público, no caso o TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o TCU (Tribunal de Contas da União)”, avalia Fellipe.

FERRAMENTA PARA AUXILIAR NA ELABORAÇÃO DE POLITICA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA – Fellipe acrescenta que durante os últimos três dias os servidores receberam cursos sobre Noções Básicas de Gestão de Processos; Noções Básicas de Gestão de Projetos; Introdução ao Ciclo de Contratações; Noções Básicas de Planejamento e PPA, Noções Básicas de Orçamento e Ferramenta “ISPCidades”.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Jackson de Sousa, “o ISPCidades é uma ferramenta específica para os servidores da Secretaria de Ordem Pública e Guarda Civil Municipal porque apresentou ferramenta hospedada no site do ISP (Instituto de Segurança Pública do Estado), que faz uma análise dos indicadores municipais de criminalidade e auxilia na identificação de problemas locais e proporciona base para planejar melhor a estruturação e aplicação de políticas públicas para a área da segurança”, informou.