logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias Recentes

Práticas pedagógicas e tecnologias educacionais em cursos de agosto na EFEM

Para aprimorar e desenvolver competências dos professores, a Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM) da Seduct organizou uma série de cursos presenciais para agosto de 2025, com foco em práticas pedagógicas, tecnologias educacionais e temas transversais. A programação reúne encontros em parceria com instituições locais e visa oferecer ferramentas práticas e alinhamento curricular para docentes e gestores.

Nesta quarta-feira (13), a EFEM concentra diferentes ofertas simultâneas voltadas sobretudo às Ciências da Natureza e à Matemática, com atividades no Laboratório de Física do IFF Campus Centro, na EFEM e na Universidade Estácio de Sá, atendendo públicos específicos de ensino básico e professores das Ciências da Natureza.

Às 9h, o minicurso “Utilização do Arduíno como Ferramenta no Ensino de Ciências”, ministrado por Tiago Destefani Admiral no Laboratório de Física (IFF Campus Centro), destinou-se a professores das Ciências da Natureza e propôs formação prática para integrar placas e sensores em atividades experimentais pedagógicas. Às 14h, no mesmo laboratório, o “Pensamento Computacional e o Ensino de Ciências” (Dr. Milton Baptista Filho) discutiu como atividades experimentais e dispositivos móveis podem fortalecer raciocínio lógico e resolução de problemas em sala de aula.

A partir das 13h30 na EFEM, o curso “Integrando Matemática e a Cultura da Sustentabilidade — sob a ótica do ODS 13”, com Layanne Andrade Mendonça e Amanda Gomes de Araujo Ribeiro, iniciou abordagem estratégias para trabalhar temas climáticos e ambientais por meio de problemas matemáticos contextualizados, voltado a professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Também foi iniciado o curso Trilhas Formativas CNCA/FGV para docentes dos anos iniciais, com encontro para professores do 3º ano, na Estácio.

Nesta quinta-feira (14), seguem as trilhas para os anos iniciais e formações para educação infantil: a Trilha Formativa CNCA/FGV para professores do 4º ano (Carla Rose Barros Figueiredo e Joelma R. Benvindo de Barros) ocorre em dois turnos na Estácio (Sala 222), enquanto a formação “AnimaBrinca — Materiais Recicláveis” (Cida Melo e Bia Rangel), também em dois turnos na Estácio (Sala 224), oferece propostas lúdicas para utilização de materiais recicláveis em atividades com turmas de G2.

No dia 15 de agosto a programação inclui “Musicalização” (Raquel Magro), destinada a professores da Educação Infantil que atuam em G1, e continuidade das Trilhas Formativas CNCA/FGV para docentes do 5º ano (Edilane Silva dos Santos Costa), ambos com horários em dois turnos e sessões previstas na Estácio. Essas ofertas miram práticas específicas para as primeiras séries e a integração de linguagens artísticas no currículo.

Ao longo da segunda metade do mês, a EFEM amplia a atuação com formações voltadas à gestão escolar e equipes técnicas: nos dias 18, 19, 20 e 22 de agosto há sessões presenciais na EFEM com temas e públicos variados – por exemplo, encontros para diretores e diretores adjuntos, para equipe técnica da Seduct e para pedagogos/PSPs – conduzidos por profissionais como Maria Carolina Costa Dias, Mysllene Gomes do Nascimento, Neidimar dos Santos Abreu, Verônica Gomes da Silva, Paula Gomes de Azeredo, Ana Angélica de Oliveira Ferreira Caetano e Lisandra Lage Lessa da Fonseca.

Para encerrar o mês, nos dias 28 e 29 de agosto ocorre o “3º Encontro de Alinhamento e Formação: Análise e Estratégias para o SAEB em Matemática – Fortalecendo Aprendizagens”, com as professoras Aline de Souza Vieira Brêtas e Amanda Gomes de Moura Arêas, dirigido a docentes de Matemática dos anos finais (9º ano) e programado para turnos matutino e vespertino na EFEM. O evento promete articular análise de resultados e estratégias pedagógicas voltadas ao exame nacional.

Outros cursos foram realizados em agosto, como “O Desenho como Linguagem na Infância” (Kevin Areas, para professores de PI); Trilha Formativa CNCA/FGV para professores do 2º ano (Paula Gomes de Souza, Samara Costa Pereira e Sissi Elisabeth Mancini Moll); e “Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais” (Ana Márcia Salgado Mercadante Scot), voltado a diretores e diretores adjuntos do Programa Ativa Comunidade Escolar.

Compartilhe:

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.