A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa recebeu, na última semana, na sede do Clube da Terceira Idade, o coordenador do Programa TreinaRH, Wilson Heidenfelder, para uma roda de conversa com servidores municipais, que abordou o tema saúde mental e autocuidado do servidor.
O encontro reuniu cerca de 30 servidores municipais, que atuam na unidade de atendimento. Eles participaram das atividades propostas e tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências e experiências no atendimento aos idosos assistidos no Clube da Terceira Idade.
O projeto TreinaRH, criado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas, tem como objetivo principal promover a qualificação, promoção e o cuidado com o servidor público em atividade nos mais diversos setores da administração pública.
De acordo com o coordenador do programa, Wilson Heidenfelder, é de extrema importância trabalhar as emoções e a capacitação do servidor.
“Nessa roda de conversa trabalhamos a gestão das emoções e a excelência no atendimento no setor público. É muito importante buscarmos o gerenciamento das emoções, como parte principal na promoção do autocuidado da saúde mental do servidor, que enfrenta no seu dia a dia um desgaste cada vez maior das relações empáticas, causadas pelos desequilíbrios emocionais que a sociedade tem vivenciado”, afirmou.
O coordenador do Clube da Terceira Idade, Carlos Augusto Faria, aprovou a iniciativa. “No pós-pandemia, recebemos um número maior de idosos, que trazem além das suas comorbidades relacionadas ao envelhecimento, questões que envolvem fatores emocionais. É muito importante que os profissionais estejam cada vez mais preparados para lidar com questões como essa”, afirmou.