A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital, por meio da Gerência de Desenvolvimento Profissional, em parceria com os setores de Serviço Social e Psicologia, segue avançando com o projeto Círculo do CuidaRH, iniciativa voltada ao cuidado com a saúde mental, o bem-estar e a valorização dos servidores públicos do município.
Nessa segunda-feira (1), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) recebeu mais uma roda de conversa psicossocial, marcada por momentos de escuta, acolhimento e troca de experiências entre os servidores. A atividade integra a proposta do Círculo do CuidaRH de promover espaços descentralizados, nos quais o servidor possa refletir sobre sua vivência no ambiente de trabalho e encontrar apoio quando necessário.
“Cuidar de quem cuida é uma prioridade para a nossa gestão. O Círculo do CuidaRH é um espaço onde o servidor pode se expressar, ser ouvido e ser acolhido. É uma ferramenta potente de valorização humana e fortalecimento da rede de apoio psicossocial dentro do serviço público municipal”, destacou Wilson Heidenfelder, gerente de Desenvolvimento Profissional e responsável pelo projeto.
A proposta do projeto é itinerante, sendo levada às diversas secretarias, autarquias e fundações do município, conforme as demandas encaminhadas pelos setores de Recursos Humanos. O foco é proporcionar escuta qualificada e, sempre que necessário, encaminhamento para acompanhamento psicossocial por meio dos serviços da própria Secretaria de Gestão de Pessoas.
Na Secretaria de Gestão, os encontros do Círculo do CuidaRH passarão a acontecer na última sexta-feira de cada mês, consolidando uma rotina de cuidado e atenção à saúde mental no ambiente de trabalho.
“A gente reafirma o compromisso de construir uma gestão mais humanizada, saudável e integrada, com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento profissional e à valorização contínua dos servidores municipais”, afirma o secretário da pasta, Wainer Teixeira.