Os setores de Protocolo e Digitalização da Prefeitura estão passando por uma transformação completa. Sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, as obras em andamento visam oferecer um ambiente mais funcional e acolhedor, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento mais ágil e humanizado para todos que utilizam os serviços.
Nesta semana, o secretário da pasta, Wainer Teixeira, realizou uma visita técnica para acompanhar de perto o andamento da reforma e as adaptações do novo layout. A proposta vai além da melhoria física: o objetivo é acelerar a digitalização dos processos, impulsionando a modernização da gestão pública municipal.
Um dos principais avanços é a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que já vem apresentando resultados expressivos. O recadastramento de servidores passou a ser totalmente digital, e a tramitação de ofícios e memorandos já ocorre de forma eletrônica.
De acordo com Wainer Teixeira, a meta é ampliar ainda mais esse processo. “Nossa meta é que, até outubro, 100% dos processos administrativos já possam ser iniciados de forma digital, consolidando de vez a transformação digital na Prefeitura”.
Atualmente, servidores podem acessar suas fichas funcionais e processos administrativos on-line. Das 45 categorias de processos administrativos, 23 já são abertas de forma digital, e a previsão é alcançar a totalidade até outubro.
Outro avanço significativo é que as posses de servidores estatutários da Guarda Civil Municipal, Fundação Municipal da Infância e Juventude e da Administração Direta, como também os cargos em comissão, já ocorrem de forma inteiramente digital desde janeiro de 2024, com assinatura eletrônica, gerando economia de recursos e mais agilidade.
O impacto também já é sentido na gestão documental. Desde agosto de 2023, a Prefeitura iniciou o trabalho de digitalizar as pastas funcionais e processos. Atualmente, já são 6.728 documentos organizados em pastas digitais, incluindo registros de servidores estatutários cujos arquivos físicos foram convertidos para o formato eletrônico. Nessa migração, mais de 2.800 pastas físicas foram transformadas em arquivos digitais, incluindo registros de comissionados e contratos temporários, como professores convocados via processo seletivo.
Com a reforma em andamento, o setor de Protocolo contará com suporte direto do SUAP, ampliando a capacidade de atendimento e consolidando o compromisso da Prefeitura com a transformação digital e a modernização dos serviços públicos.