Os servidores públicos municipais efetivos, estáveis e em fase de estágio probatório que não fizeram a autoavaliação de desempenho funcional, por motivos de saúde ou outro imperativo que efetivamente o tenha impedido de realizar o exame, poderão entrar com recurso no período de 6 a 10 de janeiro, para que possam obter nova data para se autoavaliarem.
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos avisa que os que não fizerem a autoavaliação ficarão com nota zero. O servidor que não alcançar a média igual ou superior a 70%, considerando as duas últimas avaliações, não obterá a progressão funcional (2,5% da letrinha).
Os servidores atualmente estão sendo avaliados pelas suas chefias imediatas. Ao todo, 534 servidores que exercem cargos de chefia estão responsáveis por realizar as avaliações funcionais até o dia 31 de dezembro.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, esclarece que o preenchimento do Formulário de Avaliação de Desempenho pela chefia imediata deverá se ater às questões exclusivamente objetivas do ambiente laboral, de maneira que retrate com objetividade e imparcialidade o desempenho do servidor, sem influência subjetiva e pessoal do avaliador.
A avaliação é requisito fundamental para a concessão da Progressão Funcional (letrinhas). Também tem como objetivo a eficiência, visando melhorar a prestação dos serviços públicos. Diante da avaliação, será possível verificar os pontos fortes e fracos do servidor, servindo, inclusive, para direcionar a uma futura capacitação.