A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) finalizou, nesta sexta-feira (20), as entrevistas dos candidatos que se inscreveram para atuar como Professores Orientadores de Tecnologias Digitais e Robótica nas escolas municipais, no biênio letivo de 2025/2026. A divulgação do resultado das entrevistas será feita na próxima quinta-feira (26). Já a divulgação do resultado final do processo seletivo acontecerá no dia 3 de janeiro. Participaram do processo os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino.
Serão selecionados 124 educadores para a função, que irão atuar nos espaços de tecnologias das escolas municipais com mais de 100 alunos, atendendo professores e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e 10 professores para atuarem de forma itinerante nas creches (pré 1 e pré 2) e unidades escolares com 100 ou menos alunos.
O professor Rodolfo de Abreu Bastos Nunes, do Ciep Clóvis Tavares, participou da entrevista nessa quinta-feira (19) e afirmou que o processo seletivo foi bem transparente e o motivou muito saber que as portas estão abertas para os professores efetivos da rede buscarem atuar nessa área.
“Atuar com tecnologias na educação hoje é desafiador, trabalhoso, mas também, prazeroso. Na maioria das vezes, os nossos alunos têm acesso ao mundo digital, mas não têm direcionamento, e o uso dos recursos tecnológicos acaba sendo mais prejudicial do que benéfico. É impactante ver como eles podem avançar em diferentes áreas quando são orientados e educados para o meio digital. A minha expectativa é atuar neste segmento, ensinando e aprendendo novas formas de educar”, declarou.
A professora Fabiana Fidelis Ferreira Mendonça, da E.M. Gonçalo Francisco Nunes, já atuava como professora de tecnologias e afirmou que a entrevista foi bem tranquila. “O que me motiva a permanecer nessa área é o entusiasmo e a alegria dos alunos em participarem das aulas. Ao chegar à escola, eles me cercam no corredor para saber se irei pegar a turma deles naquele dia. É maravilhoso ser instrumento facilitador da aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e criando novas possibilidades de ensinar e aprender. Minha expectativa é ter a oportunidade de fazer uma especialização na área tecnológica, adquirindo novos conhecimentos, e poder aplicar no dia a dia no espaço tecnológico da minha unidade escolar”, disse.
A coordenadora de Tecnologias Digitais, Anna Karina Oviedo, informou que eles atuarão sob o Regime Especial de Trabalho (RET) para professor I e II e/ou lotação na matrícula, desde que não haja carência de professores e área na unidade escolar.
“O Professor Orientador de Tecnologias Digitais e Robótica no ambiente escolar poderá contribuir com propostas que possibilitem a transformação, substituição e inovação de práticas pedagógicas tradicionais, redefinindo ações pedagógicas, conteúdos e metodologias voltadas para a aprendizagem dos alunos, bem como auxiliar na formação de professores”, explicou Anna.
Ela acrescentou que esses profissionais ajudam a provocar mudanças no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos e professores novas formas de ensinar e aprender, através do uso das tecnologias e mídias digitais. “Para que as escolas possam ajustar-se aos desafios impostos pela sociedade, do conhecimento tecnológico, é de fundamental importância o trabalho desenvolvido pelo profissional que articula o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o letramento digital de professores, alunos e da comunidade escolar”, concluiu Anna Karina.