A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) continua a disponibilizar cursos e capacitações gratuitas para os profissionais da Educação em diversas modalidades, horários e dias, para que todos possam ter a oportunidade de participar. Na próxima terça-feira (26), às 13h30, professores de Geografia e História vão ter a chance de participar do curso “Para além dos muros da escola”, que vai ser realizado na sede da Efem. A ideia é apresentar a importância das aulas com temas que aproximem o ensino da realidade vivida pelo aluno. Mais informações e inscrições podem ser obtidas AQUI.
Na mesma semana, quarta (27) e quinta-feira (28), acontece a III Semana Municipal da Educação para a Diversidade e combate à violência de gênero e racial, no auditório do Cesec. O evento é aberto para funcionários da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e profissionais de educação da rede pública e privada.
Em dezembro, segunda-feira (2) vai ser finalizada a capacitação “Cuidadores na Educação Especial”, que acontece de forma presencial e via Meet. A qualificação tem carga horária de 40 horas e teve início neste mês de novembro. O último módulo vai ser Desenvolvimento Emocional e Social da Criança (Via Meet).
No dia seguinte, terça-feira (3), acontece mais um módulo do curso Gestão participativa e democrática, no auditório do Cesec. Desta vez, será um encontro reflexivo a partir da palestra ministrada pelo professor e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima. Ele falou sobre Gestão participativa e democrática. O público-alvo são as lideranças da Seduct.
A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto, falou sobre a importância das capacitações.
“Todos os nossos cursos são ministrados por profissionais renomados e especializados nos temas propostos. É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre essa prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também oferecer ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais”, concluiu Talita.