A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH) encerrou, nesta quinta-feira (24), a XXVI Semana do Servidor com uma grande festa para os trabalhadores no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), antigo Cesec, sede da Prefeitura. A animação ficou por conta da Banda da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
A quinta-feira foi marcada também pela oficina “Companheiros de vida: o impacto positivo dos animais de estimação na saúde humana”, ministrada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da visita do cão Zeus, de 2 anos e 7 meses, da raça Golden Retriever, treinado para atividades de show dog. O animal integra o Grupamento de Operações com Cães (GOC), da Guarda Civil Municipal (GCM). Houve, ainda, sorteio de brindes e lanche para os servidores.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, disse que a Semana do Servidor terminou com saldo positivo. “Foram três dias de sucesso, principalmente de público e engajamento das secretarias municipais. A programação foi preparada para celebrar o servidor público por tudo que ele representa para a Prefeitura. Nada do que foi feito nos últimos 3 anos e 10 meses de governo teria tido êxito se não fosse a dedicação, a seriedade e o profissionalismo dos trabalhadores. As realizações foram tantas que tínhamos o dever de reconhecer a participação deles”, disse ele.
Aposentada há 7 anos, após 39 anos de serviços prestados na Seduct, Elizângela da Cunha Chagas, 67 anos, esteve na Prefeitura nesta quinta-feira para prestigiar a Semana do Servidor. Ela contou que no ano passado participou de todas as atividades. “Ganhei até um espremedor de frutas elétrico e fiquei bem feliz”, afirmou ela, que ficou atenta às explicações da estudante de veterinária, Giovana Lima Albuquerque, na oficina promovida pelo CCZ.
Giovana falou sobre a importância dos animais de estimação para a saúde mental dos seus donos.
“Eles contribuem para a redução de estresse, ansiedade e depressão, promovendo a liberação de hormônios como a oxitocina, conhecido como o hormônio do amor. O vínculo afetivo com ele faz a gente se sentir mais alegre e mais livre, além de diminuir a solidão”, afirmou ela, que aproveitou para informar como adotar um pet junto ao CCZ.
Os interessados em adotar devem se dirigir ao órgão, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um Termo de Adoção e Declaração de Posse, no qual o adotante se compromete a cuidar bem do animal.
O coordenador do canil do CCZ, José Leonardo Alberto disse que o canil tem atualmente cerca de 50 animais, entre cães e gatos, aptos para adoção. “Participamos dos três dias da Semana do Servidor e trouxemos três cães para adoção, caso houvesse interesse por parte dos presentes”.