Dia do Médico: Celebrando a dedicação e o cuidado com a saúde das pessoas

Nesta sexta-feira, Dia 18 de Outubro foi celebrado o Dia do Médico, uma data que homenageia os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde e bem-estar da população. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza a todos esses “heróis” que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos munícipes.

Para o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a importância do médico vai além do tratamento de doenças. Eles atuam na prevenção, educação em saúde e promoção de hábitos saudáveis.

“A Secretaria agradece aos médicos pela dedicação e empenho no processo de avanços da saúde do município. Eles são essenciais, desempenhando com excelência o papel de cuidar das pessoas e oferecendo uma assistência de qualidade a toda população”, destacou Hirano, informando que o município possui 910 profissionais, sendo 386 atuantes na SMS e outros 524 pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O cardiologista intensivista Halim Abdu Neme Makhluf, que atua na Santa Casa de Misericórdia de Campos, como parte integrante da equipe de hemodinâmica do programa “SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar das Pessoas”, agradeceu a todos os médicos pelo seu compromisso incansável e pela coragem de enfrentar desafios.

“Hoje é uma data especial, pois comemoramos o Dia do Médico e a realização de um sonho, que é o SOS Coração. Agradeço profundamente ao prefeito Wladimir Garotinho e à Secretaria de Saúde por possibilitar o atendimento adequado à pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, algo que antes não era possível. Essa conquista é celebrada por todos os médicos que integram a equipe. Parabéns!”, comemorou.

Para o clínico geral e diretor do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hugo Calomeni, ser médico é mais do que uma profissão, é um chamado. “A cada dia que entramos no hospital, lidamos com a urgência da vida, com o sofrimento, mas também com a esperança de cura. A escolha pela medicina vem de um desejo profundo de fazer a diferença, de salvar vidas e oferecer um pouco de alívio para aqueles que precisam. Quem vive a medicina com paixão não se cansa, porque cada vida salva nos dá forças para continuar”, enfatizou.

“Sempre tive a certeza de que ser médica é um dos propósitos de Deus para minha vida. Este é o meu primeiro ano comemorando esta data. Me sinto realizada em poder cuidar e interferir positivamente na vida de cada paciente atendido por mim”, finalizou Wanessa Gualandi, médica do Hospital Geral de Guarus (HGG).