Curso para Gestores Escolares é bem avaliado pelos profissionais da Educação

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), continua com a Formação em Serviço para Gestores Escolares. O curso tem carga horária de 150 horas, de forma híbrida (presencial e online) e o público-alvo são profissionais que atuam como gestores e gestores adjuntos na Rede Municipal de Educação.

A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto, explicou que o 6º módulo vai trabalhar “Gestão Pedagógica e Acompanhamento do Processo de Ensino-Aprendizagem”. O próximo módulo é de Gestão Democrática e Participativa. Esta semana foram ministradas aulas de Equidade e Educação (presencial e online) e a próxima, neste sábado (19), será sobre Neurociência Aplicada à Educação.

A capacitação contou ainda com palestras sobre “Inovação educacional e uso de tecnologia na escola”, com a coordenadora de Mídias Digitais Anna Karina Oviedo; Sistema de Gestão Escolar (SUAP) com as servidoras Tatiana Castellar e Tatiana Maciel. Além disso, foi desenvolvido ainda o tema: “Utilização de ferramentas tecnológicas na gestão”. “Cidadania Digital e Segurança”, também foi trabalhada no curso.

De acordo com Talita, o curso é projetado para capacitar profissionais com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar e administrar as instituições de ensino com eficácia e eficiência. O objetivo principal é preparar os gestores para enfrentar as complexidades da administração escolar moderna, garantindo que possam promover um ambiente de aprendizagem de alta qualidade que atenda às necessidades dos alunos, contribuindo para a melhoria contínua da instituição.

No decorrer do curso os participantes têm explorado tópicos importantes como a Legislação Educacional; o uso de tecnologias educacionais e as melhores práticas em planejamento e avaliação. A formação é voltada para o desenvolvimento de competências práticas e estratégicas, essenciais para uma gestão escolar eficaz e inovadora.

“Os gestores estão engajados, demonstrando que estão aprendendo, realizando muitas trocas e entendendo as inúmeras realidades. Somos uma única rede, mas com realidades distintas, com identidades próprias. Existe uma identidade coletiva da própria rede, mas uma identidade de cada unidade. Tem sido muito interessante ouvir os relatos, essas trocas no curso. Eles estão aprendendo bastante, as temáticas foram muito diversificadas e ainda temos até o término do ano, com alguns outros módulos. Vamos realizar uma prova no início de dezembro”, ressaltou Talita.

Gestora da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves, disse que participar do curso de Gestão Educacional tem sido bem gratificante e enriquecedor. Para ela, numa perspectiva de ampliação de conhecimentos e troca de experiências, o curso tem proporcionado ao gestor a possibilidade de um novo olhar para o contexto escolar.

“Interagir com colegas e perceber que não está só! Compartilhar problemas, emoções, sentimentos e desejos! Dessa forma, a gente consegue perceber que a sua realidade não é única e que através dos encontros, discussões, análise de casos e dinâmicas interativas tem avançado muito na busca por novas práticas e conhecimentos que lhe garantirão maior qualidade em seu cotidiano educacional”, acrescentou Maria.

Gestora da Creche Escola Municipal Dom Antônio de Castro Mayer, Priscila Pacheco Linhares de Oliveira Ribeiro, também está satisfeita com a capacitação.

“Estou na direção da rede municipal de Campos há 18 anos e, pela primeira vez, estou participando de uma capacitação muito enriquecedora. Como tem sido bom trocar experiências e aprender em cada módulo. Aprendizados que podem ser aplicados em nosso cotidiano na escola! Tem sido maravilhoso”, concluiu Priscila.