Café da manhã especial marca o dia do médico no HFM e HSJ

Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde organizou um café da manhã especial nos refeitórios do Hospital Ferreira Machado (HFM) e do Hospital São José (HSJ). Médicos e outros profissionais de plantão se reuniram para aproveitar um momento de confraternização. O evento, que contou com sanduíches, bolos, salada de frutas, salgadinhos, café e sucos, trouxe uma pausa para interação e descontração, em meio à rotina intensa.

Presente também na comemoração, o médico e superintendente do HFM, Guilherme Ribeiro, aproveitou a ocasião para parabenizar os médicos e destacar o papel fundamental que desempenham. “Hoje é uma data especial, e esse café da manhã é uma forma singela de demonstrar nosso reconhecimento por todo o empenho e dedicação que nossos médicos colocam diariamente no cuidado aos pacientes. Eles são verdadeiros heróis, e a Fundação Municipal de Saúde se orgulha de cada um deles”, afirmou.

O superintendente do HSJ, Dante Pinto Lucas, reforçou a importância da humanização no atendimento médico e a missão social da profissão. “Comemorar o Dia do Médico é renovar as esperanças de um mundo mais justo, onde todos devem ser tratados como irmãos. Acredito que só assim entenderemos o verdadeiro sentido da humanização no atendimento. Esta é a revolução da medicina, e nós, do Hospital São José, já estamos fazendo a nossa parte. Que Deus nos abençoe sempre na realização da nossa missão”, destacou.

Entre os médicos presentes no HFM, o ortopedista e traumatologista Guilherme Cortes compartilhou suas motivações e satisfação com a escolha da profissão. “Eu escolhi essa carreira porque tive uma grande inspiração em casa. Meu pai, era um médico e ser humano inigualável, e, além dele, meus irmãos também seguiram a medicina. Para mim, a medicina é um dom de Deus, e sinto que é um chamado que não poderia ignorar. É muito gratificante ver o reconhecimento do nosso trabalho neste dia”, disse Guilherme, que atua no HFM desde 2012, especializado em quadril.

O médico Valmir Peçanha Ribeiro, que atua no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HFM há 33 anos, também refletiu sobre sua trajetória na medicina. “A medicina é uma das mais belas profissões, e, embora exija muito de nós, é uma carreira que me permite me dedicar aos outros. Sinto uma grande realização em poder ajudar as pessoas, e isso é o que torna essa profissão tão especial. Sempre tive a medicina como uma vocação e me sinto honrado por fazer parte desse ofício”, declarou.