FMS capacita realiza VII ciclo de palestras sobre saúde mental

Nessa quinta-feira (10), data que marca o Dia Mundial da Saúde Mental, foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, o VII Ciclo de Palestras do FMS Capacita, com o tema “Saúde Mental: Desafios da Vida Moderna”. O evento, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), reuniu cerca de 70 servidores públicos e profissionais de diversas áreas para discutir a importância da saúde mental no cotidiano. O evento, que teve início com um café da manhã de boas-vindas, proporcionou um ambiente descontraído e acolhedor para os participantes.

A diretora de Recursos Humanos da FMS, Adriana Barreto, destacou a relevância do evento, que foi pensado para acolher o servidor e não apenas como uma capacitação. “Queríamos trazer um evento que falasse diretamente para a pessoa. A saúde mental tem muito a ver com o nosso cotidiano, com o que comemos e com nossos hábitos. Esperamos que as discussões aqui levem as pessoas a terem cotidianos mais fáceis e menos problemáticos”, afirmou.

Entre os palestrantes, a médica psiquiatra Mayara Barcelos Cordeiro abordou a identificação do cansaço mental, ressaltando a importância de distinguir entre problemas de saúde mental e sintomas normais do dia a dia. “É fundamental termos acesso a informações corretas. Muitas vezes, normalizamos situações que são, de fato, doenças, e isso pode confundir a percepção sobre a saúde mental”, explicou.

ZEUS DEMONSTRA IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO COM CÃES

Um dos momentos marcantes da capacitação foi a participação de Zeus, um golden retriever do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM). Treinado para atividades de Show Dog, Zeus encantou o público ao demonstrar comandos como sentar, deitar, rolar e saltar, sempre atento à sua bolinha, seu brinquedo favorito. O guarda municipal Antônio José de Souza Neto, conhecido como GCM Neto, responsável pelo treinamento de Zeus, destacou os benefícios da interação com animais. “A interação com cães pode liberar hormônios do bem, como dopamina e endorfina, que auxiliam o sistema imunológico e promovem bem-estar emocional. Mesmo aqueles que não têm pets podem se beneficiar dessa interação”, afirmou.

A capacitação contou com a participação de profissionais renomados, como a psicóloga Analice Sardinha, a fisioterapeuta Andresa Viana, a nutricionista Yamara Martins e o professor de música Geovane Crisóstomo. A programação incluiu discussões sobre comportamento e sintomas relacionados à saúde mental, a conexão entre saúde intestinal e mental, ergonomia e saúde, além da contribuição da música para o bem-estar psicológico.

O evento foi encerrado com a entrega de certificados e sorteio de brindes.