Mês de Maio com 16 capacitações para profissionais da Educação

Pelo menos 16 capacitações serão ofertadas aos profissionais da rede municipal de ensino durante o mês de maio, abordando diversas áreas e temas. São cursos e formações que tratam de assuntos que vão desde o teatro à ciência, por exemplo, promovidos com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A formação “Articulando práticas e desafios metodológicos para uma melhor sistematização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)” aconteceu nessa segunda-feira (6), no Cemstiac, Centro, e também está prevista para o dia 3 de junho.

O curso “Articulando práticas e desafios metodológicos para uma melhor sistematização do CNCA” acontece nesta terça (7) e no dia 4 de junho. Já a formação “Computação – Complemento à BNCC – 3º ano do Ensino Fundamental” será realizada na quarta-feira (8) e no dia 5 de junho. A capacitação “Práticas Pedagógicas em Artes Integradas: da BNCC ao Planejamento” teve datas em abril e também acontecerá em maio, junho e julho.

A secretária de Educação, Tânia Alberto, destacou que, para saber mais informações como locais, palestrantes, público-alvo e realizar a inscrição, basta acessar o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI).

“O curso Teatro para Professores, por exemplo, será promovido na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, e na Casa de Cultura Félix da Silva Carneiro, em Farol de São Tomé. Será ministrado pela atriz, professora e arte-educadora Lucia Talabi, com vagas para maio, junho e julho. A formação será voltada aos mediadores, professores de educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais, auxiliares de turma e professores de Artes”, informou Tânia.

A formação “Os Usos do Cinema Nacional na Escola – A Legalidade e a Intencionalidade Pedagógica” também merece destaque. A primeira etapa aconteceu de forma on-line, no dia 2 de maio. Nos dias 9 e 16 de maio, haverá as etapas presenciais na sede da Efem.

Há, ainda, diversas datas para os Encontros de Alinhamento Pedagógico e Formação, para os professores dos diferentes anos de escolaridade. Já os professores do Projeto de Computação deverão se inscrever para o curso Programando com o Scratch Jr, no dia 13 deste mês. Os mediadores da rede também receberão atenção especial no Curso “Diálogos com mediadores sobre inclusão”, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio.

“A formação ‘A Ciência tem valor!’ vai oferecer certificado com carga horária de 30 horas e será realizada nos dias 17 de maio e 13 de setembro. Outro destaque será o curso ‘Provando em Matemática: uma prática de argumentação’, no dia 23 de maio”, finalizou Tânia.