Educadores Sociais têm seu primeiro dia de trabalho com capacitação

Foi iniciado nessa quinta-feira (11), e segue até sábado (13), o curso de capacitação do programa TreinaRH, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que marca o primeiro dia do estágio probatório dos 96 educadores sociais aprovados no concurso da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Os novos servidores vão ser direcionados para o trabalho em oito 8 acolhimentos municipais, para os primeiros contatos com seus assistidos. Participaram da mesa de abertura o secretário de Administração, Filipe Augusto Pacheco; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga; o presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues; o vice-presidente da Fundação, Leandro Castelo; e a promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude, Anik Assed.

A promotora de Justiça abriu a série de palestras no curso introdutório de educadores sociais. Anick falou das atribuições do educador social à luz do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“Atento às políticas públicas a serem realizadas pelo Estado e Município, o Ministério Público identificou a necessidade de que os serviços de acolhimento institucional pudessem oferecer recursos humanos de forma mais estável. As atividades de uma unidade de acolhimento são muito atípicas, é um trabalho muito diferente de outros tantos executados e a rotatividade de profissionais nesses equipamentos acaba acarretando prejuízos às crianças e adolescentes acolhidas. Sabemos que a tarefa de educador social é muitas vezes árdua, mas também é, sem dúvida, uma atividade muito recompensadora, porque é uma oportunidade ímpar de ofertar a possibilidade de educar, de cuidar, de resgatar crianças e adolescentes que vem de uma situação de extrema vulnerabilidade, de violações de direitos que geraram, certamente, sequelas psíquicas e físicas. Essa é a oportunidade de ofertar aos acolhidos um processo de resgate, minimizando, de alguma forma, as dores e os sofrimentos já vivenciados”, ressaltou a promotora.

Em seu primeiro dia de estágio probatório, etapa exigida para se tornar efetiva como funcionária pública municipal, Sara de Souza Farias, participou do primeiro dia do curso. “Estou muito ansiosa. Nunca trabalhei em um acolhimento, mas estou com muita expectativa. Aos 60 anos, consegui passar no concurso e estou dando início a uma nova fase de minha vida. Sei que vou dar conta, eu quero dar conta, preciso dar conta. A criança e o adolescente que vivem nos acolhimentos precisam de mais atenção, carinho e respeito, e estarei disposta a dar o que precisarem para que se sintam aceitos e acolhidos”.

Participam da capacitação os 96 aprovados que tomaram posse no cargo de Educador Social. O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Pacheco, explica que os novos servidores públicos são frutos da reestruturação que o Governo Wladimir Garotinho está fazendo.

“O cargo de Educador Social foi criado pelo prefeito Wladimir e este é o primeiro concurso realizado em sua gestão, mas já tivemos outros dois, o da Guarda Municipal e o da Administração Direta, com sete carreiras sendo contempladas. Hoje, iniciamos o curso de formação, que é o primeiro dia de trabalho desses 96 profissionais que vão somar forças com os que já estão atuando na Fundação da Infância, para cada vez mais cuidar melhor das crianças e adolescentes que passam por situação tão difícil de abandono ou de algum tipo de violência e que precisam ser encaminhados para os acolhimentos da Prefeitura”, comentou o secretário.

Fellipe também falou da importância de servidores concursados atuando educadores sociais. “É de suma importância para a manutenção do vínculo afetivo, porque as crianças e adolescentes, via de regra, quase todos sofreram algum tipo de trauma. E aí, se a gente tem uma rotatividade de pessoas no trato diário com esses acolhidos, no futuro eles poderão ter dificuldades de se expressar e de expressar seus sentimentos. Sendo servidores de carreira, a tendência é que elas tenham essa relação mantida por anos, o que contribui para a criação e para a educação dessas crianças e adolescentes, até o momento em que eles alcancem a maioridade ou venham a ser adotados”, relata o secretário.

O último concurso da Fundação Municipal de Infância foi em 1996, há 28 anos. O presidente da Fundação da Infância e da Juventude, Diego Augusto Rodrigues, falou sobre a expectativa de ver os novos colegas atuando na prática. “Este é o primeiro dia de trabalho deles e vão ser três dias de capacitação para que todos possam conhecer um pouco mais dos trabalhos e saber como funciona na prática o acolhimento, como é a rotina da casa. Este é um novo tempo, em que o vínculo com os acolhidos vai ser formado e este vínculo é muito importante para eles”.

O curso de capacitação segue até o próximo sábado e já na próxima semana, os novos Educadores Sociais devem vão ser direcionados aos oito acolhimentos municipais para os primeiros contatos com seus assistidos.