logo topo Site servidor_Prancheta 1

Notícias Recentes

Servidores penitenciários da SEAP realizam ação solidária no Hemocentro de Campos

Policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) na região Norte-Noroeste doaram sangue no Hemocentro Regional de Campos (HRC), nessa quarta-feira (21). A unidade apresenta anualmente queda no índice de comparecimento de doadores durante o período das festas de final de ano, o que impacta muito no retorno do verão e início do ano no atendimento e nas solicitações de transfusão na rede hospitalar da região.

Diante desse fato recorrente, o coordenador da SEAP, Amaro Luís Martins da Silva, decidiu promover a ação de solidariedade. “É a forma que temos de dar nossa contribuição para a sociedade, demonstrando que a SEAP, por meio da Polícia Penal, está sensível à população. Assim, esperamos mobilizar todas as forças de segurança a tomarem a mesma iniciativa. Trouxemos 15 agentes penais, que compareceram ao Hemocentro, dando sua parcela de ajuda com esse ato de amor e de solidariedade”, disse o coordenador.

Para a diretora da SEAP no presídio feminino, Dione Paula Medeiros, a importância da doação de sangue se mostra exatamente quando aparece alguma dificuldade. “Nós precisamos mostrar cada vez mais para a sociedade que é um dever de todos, não apenas de quem está nos hospitais ou corporações, mas que é necessária a ajuda de toda a população. Todos podem doar sangue, são raras as exceções”, completou.

A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, explica que a doação de sangue é um ato voluntário, que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, e essa única ação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

COMO DOAR

Pessoas saudáveis, com idades entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiver doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.

O Hemocentro Regional está localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Compartilhe:

Manual do Servidor