HGG investe na saúde mental dos profissionais para além do Janeiro Branco

O mês de janeiro é, tradicionalmente, dedicado à Saúde Mental por meio da Campanha Nacional Janeiro Branco. Mas o importante tema é difundido o ano todo entre os profissionais do Hospital Geral de Guarus (HGG). Uma campanha organizada pelo setor de Psicologia Hospitalar percorre a unidade para promover qualidade de vida por meio da reflexão e diálogo sobre a saúde mental.

De acordo com a psicóloga Letícia Hildebandt, o profissional de saúde participa de oficinas e rodas de conversa com a equipe multidisciplinar do HGG, que abrange Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social, entre outros. “Temos o cuidado de entender como o nosso corpo profissional lida com as emoções no cotidiano, no trabalho e na família. É um momento para troca de vivências, experiências, angústias, desafios, mas também um lugar de possibilidade para o aprimoramento pessoal e profissional”, afirma a psicóloga.

O trabalho já foi realizado entre os profissionais dos setores de pediatria, emergência, UTI, clínica médica e visa alcançar todos os departamentos. “Este encontro é importante e necessário. Entendemos que cuidar e falar de saúde mental e emocional é tema para o ano inteiro”, defende Letícia.

A psicóloga observa o resultado desta abordagem como positivo, principalmente entre as mulheres. “A minha percepção é que algumas chegaram ansiosas, outras angustiadas. Mas à medida com que foi acontecendo o processo e elas puderam falar, ouvir e trocar experiências, foram se sentindo melhor. Penso que saíram com sensação de alívio da sobrecarga emocional, pedindo e sugerindo mais encontros como estes”, comemora Letícia.

Para a diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, é essencial cuidar de quem cuida. “Nós, da direção e coordenação, entendemos que precisamos parar, olhar para o nosso funcionário e entender como estão suas questões emocionais. Precisamos amparar e cuidar para que ele esteja apto a cuidar do outro. Todos vivemos uma batalha pessoal diária e, se a gente não olhar para os nossos sentimentos e não cuidar deles, a gente não consegue dar o nosso melhor no ambiente de trabalho. Neste projeto, fazemos dinâmicas com rodas de conversa para estimular a escuta e verbalizar esses sentimentos. Isto é para acolher nosso profissional da melhor forma possível e é como ele merece ser visto, o que impacta diretamente na qualidade da assistência dos pacientes que aqui estão”, analisa a médica.

“Estamos cuidando de heróis”, diz o superintendente do Hospital Geral de Guarus, o médico Vitor Mussi, avaliando o projeto como “extremamente importante”, elogiando o quadro de funcionários da instituição e registrando o panorama completo da ação.

“Não podemos, dentro de um hospital, tratar só as pessoas que chegam. Aqui no HGG, os profissionais são extremamente comprometidos com o atendimento ao próximo. Isto é fato, mas podemos sofrer consequências porque temos problemas pessoais, com familiares e absorvemos também os problemas de todos que chegam no hospital. Quando diagnosticamos e tratamos os problemas, vemos a imensidão, o gigantismo do tratamento de quem trata. Gosto de falar que estamos cuidando de heróis. Parabenizo a equipe da psicologia e fico feliz que estamos conseguindo diagnosticar e tratar as pessoas com mazelas mentais”, concluiu Mussi.