Um total de 230 Guardas Civis Municipais (GCM), em Campos, estão sendo contemplados com o pagamento do Bolsa Formação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A bolsa, no valor de R$ 900,00, é voltada à qualificação profissional dos agentes de segurança pública por meio da Rede de Ensino à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (EaD Senasp). O programa prevê o pagamento de 100 mil bolsas aos profissionais integrantes das carreiras de policiais militares, civis e penais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos criminais e guardas civis municipais, que atendam aos critérios de elegibilidade.
Os primeiros a receber foram os agentes penitenciários, no último dia 9. Nessa terça-feira (23), o benefício foi pago aos agentes da Guarda Municipal de Campos, que concluíram o curso em dezembro de 2023. O pagamento é efetuado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os créditos do Bolsa Formação serão realizados em conta poupança digital na Caixa TEM, com abertura automática para os beneficiários que não a possuírem. O servidor da Guarda Municipal que estiver com problemas para acessar o aplicativo do Caixa TEM pode receber direto em qualquer agência da CEF. A regularização do aplicativo também pode ser feita na agência bancária.
O comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, disse que essa é a primeira vez que os agentes de Campos recebem esse tipo de benefício por meio de uma qualificação do Governo Federal. “É mais uma conquista para os servidores. Uma tropa qualificada significa uma melhor prestação de serviço à população”, afirmou Levino.
Criado em 2007 e regulamentado pelo Decreto n° 11.436 de março do ano passado, o Pronasci tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, com políticas sociais e ações de proteção às vítimas.