Por: Letícia Nascimento
A programação da manhã da 25ª Semana do Servidor desta quarta-feira (25) trouxe palestra e demonstração de defesa pessoal para mulheres, marcando o Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher, que reforça a luta contra a desigualdade de gênero. A 25ª Semana do Servidor traz o tema “InterAgir – 25 anos cuidando de pessoas” e segue até esta sexta-feira (27) no pátio do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da prefeitura.
O professor de jiu-jítsu Ricardo Rocha, responsável pela demonstração e palestra, faz parte do projeto Empoderadas. Segundo o professor, o projeto é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura de Campos, tendo como objetivo ensinar defesa pessoal para mulheres.
“A ideia do programa é, exatamente, empoderar mulheres. O nome do programa é Empoderadas e ele é feito para empoderar as mulheres e trazer pra elas essa realidade de que é possível sair do ciclo da violência, de que é possível a mulher ter um sentimento de liberdade e até de autonomia com relação a todo esse quadro. Inclusive, esse não é um programa somente para mulheres que já foram agredidas, porque a gente fala de prevenção também”, destacou.
O professor informou, ainda, que as aulas de defesa pessoal para mulheres acontecem às segundas e quartas às 14h e 18h30, no Jardim Carioca, e às terças e quintas às 16h no IFF polo Guarus.
Imagem: CIDAC