Comissão de ética de enfermagem toma posse no Hospital Ferreira Machado

A Nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Ferreira Machado (HFM) tomou posse na tarde desta sexta-feira (22). O evento, que reuniu profissionais dedicados da área de saúde, celebrou a importância da ética e da qualidade no atendimento aos pacientes. A cerimônia de posse ocorreu na unidade hospitalar e contou com a presença de membros do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ), além de enfermeiros e enfermeiras que fazem parte da comissão. O compromisso assumido por essa equipe é vital para manter os padrões de excelência na assistência aos pacientes e no ambiente de trabalho, conforme prioridade do governo Wladimir Garotinho.

A nova Comissão de Ética de Enfermagem é composta por profissionais capacitados, com experiência na área de enfermagem. Os membros passaram por um processo de seleção, baseado em critérios de competência técnica, dedicação à ética profissional e comprometimento com a melhoria contínua dos serviços de saúde prestados no HFM.

Durante a cerimônia, o Chefe da Divisão de Enfermagem do HFM, Washington Oliveira, destacou a importância do papel desempenhado pela Comissão de Ética de Enfermagem na manutenção dos mais altos padrões de cuidados de saúde. “É importante enfatizar que a ética e a integridade são princípios inegociáveis na prestação de cuidados médicos de qualidade. Juntos iremos conseguir ser um referencial de qualidade e ética na prestação de cuidados de saúde de Campos e região”, comentou.

A enfermeira Renata da Silva, que assumiu a presidência da comissão, expressou seu compromisso em liderar uma equipe dedicada à promoção da ética e da excelência em todos os aspectos da enfermagem no HFM. Ela ressaltou que a missão da comissão é zelar pelo respeito aos direitos dos pacientes, promover a transparência e a responsabilidade, e garantir a atualização constante dos protocolos de enfermagem de acordo com as melhores práticas. “Estou aqui há 22 anos e sabemos que possuímos várias demandas, vamos tentar pautar todos na ética e vamos fazer melhorias, realizar mudanças”, comunicou a todos os presentes na sala.

Compromisso com a ética

“A importância desse encontro é fundamental para imagem e fortalecimento de conhecimento da nossa legislação. Estamos amparados pelo nosso código de ética que nos dá diretrizes de como conduzir de forma imparcial, lúcida e tranquila as questões éticas que nos chegam é que às vezes precisam ser avaliadas e encaminhadas para o conselho e muitas vezes não. Em vários casos podemos resolver isso aqui no hospital com conciliação e tranquilidade”, destacou a Enfermeira e Coordenadora de Implantação de Comissões de Ética do estado, Rosimere.

A vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e coordenadora do Departamento de Fiscalização de Ética do COREN-RJ, Ellen Peres, explicou a importância de ter uma comissão de ética no HFM. “Essa comissão é um espaço qualificado de escuta dos profissionais de enfermagem à medida que eles são denunciados ou que eles tenham alguma insatisfação. A comissão de ética é um selo de ouro para qualificar a assistência de enfermagem dos hospitais”, frisou.